28/03/2024

Opera está testando distribuir internet grátis em troca de publicidade

A Opera Software está desenvolvendo o Sponsored Web Pass: trata-se de um serviço que oferece acesso gratuito à internet em dispositivos móveis em troca de visualização de publicidade.

A ideia é uma variação do Opera Web Pass, serviço apresentado há cerca de um ano em que a operadora participante cobra pela combinação de tempo de navegação com tipo de conteúdo acessado. Uma companhia pode oferecer pacotes de 30 minutos para acesso somente ao Facebook ou a serviços de e-mail, por exemplo.

Com o Sponsored Web Pass, as operadoras têm a opção de disponibilizar acesso gratuito à internet aos usuários que concordarem visualizar anúncios publicitários assim que iniciarem uma sessão. A receita obtida é então dividida entre a Opera e a prestadora.

É claro que é possível estabelecer condições. Uma delas é obrigatória: o usuário deve utilizar um navegador da Opera. As outras ficam a cargo da operadora.

A empresa pode, como exemplo, explorar a ideia na forma de créditos, algo no estilo “veja este anúncio e ganhe uma hora para navegar gratuitamente pelo Twitter ou Facebook”. Quando o crédito expirar, o cliente terá a opção de visualizar outro banner ou comprar um pacote de navegação.

O Sponsored Web Pass está em testes nos Estados Unidos, portanto, é cedo para saber se a proposta vingará, mesmo porque é necessário a adesão não só de consumidores como também das operadoras.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários