19/04/2024

Brasil deve ter novos cabos submarinos e satélites

O Brasil tem planos para deixar de depender tanto dos Estados Unidos para as comunicações via internet. Segundo o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, o país planeja o lançamento de um novo satélite e a implantação de novos cabos submarinos, que liguem o Brasil à Europa e África.

“Queremos descentralizar essa infraestrutura. Além de tornar o serviço mais barato, agora temos outro motivo para defendermos isso”, referindo-se ao vazamento de informações realizados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou o program Prism de monitoramento das comunicações globais pela internet.

A implantação destas novas tecnologias poderia diminuir a suscetibilidade do Brasil a possíveis interceptações, como foi vazado recentemente. Paulo Bernardo diz se preocupar bastante com o monitoramento a informações estratégicas do país, mas afirma que os maiores “segredos” em relação a recursos naturais estão guardados em redes internas, onde não há possibildade de interceptação.

Outro motivo para a implantação destas novas tecnologias poderão economizar verba pública. Bernardo afirma que o custo de tráfego da internet brasileira para os EUA chega a US$ 650 milhões por ano.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários