25/04/2024

Teles se reúnem em Natal para discutir 4G para a Copa

O prazo limite para que a Quarta Geração da Telefonia Móvel (4G) esteja funcionando nas cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 se encerra no dia 30 de dezembro deste ano. E as operadoras estão correndo contra o tempo para cumprir o cronograma estabelecido pela Anatel. Em Natal, uma reunião com todas as operadoras de telefonia e a empresa OAS, responsável pela construção do Arena Dunas, está marcada para o próximo dia 23 de abril. Na pauta de discussões, o compartilhamento de antenas e o cronograma de implantação desse serviço na capital potiguar.

“Existe um planejamento para atender as demandas e os compromissos com o regulador para a Copa do Mundo, como a cobertura no estádio e seu entorno e nos principais pontos turísticos da cidade. Isso está sendo feito em compartilhamento com todas as operadoras e no caso do Arena das Dunas também em parceria com a OAS, pois só podemos começar a instalação dos equipamentos após a conclusão da obra”, explica o relações institucionais da TIM, Sergio Brasilis.

“Nós temos até 30 de dezembro deste ano para estar com o 4G funcionado e o cronograma será cumprido tanto pela construtora, quanto pelas operadoras. Esse é o nosso compromisso tanto na estrutura do estádio, no entorno e em alguns pontos turísticos, porém não vai estar ainda em toda a cidade ou Estado”, acrescenta Brasilis.


As redes instaladas nos estádios para a Copa devem ser fixas, de pequeno porte, em formato circular ou oval e compartilhadas entre as empresas. Outro ponto é que a transmitirão dos sinais de tecnologias 2G, 3G e 4G será integrado, mas uma central eletrônica fará a separação de sinais entre as empresas. Além disso, o 4G necessita de um número maior de antenas para alcançar um mesmo espaço, pois como a freqüência que o 4G trafega é mais alta, o alcance é menor.

“Até o dia 23 as operadoras já terão se reunido e apresentarão um cronograma para a OAS. A idéia é compartilhar a estrutura, e vamos apresentar a proposta de implantação desse serviço. Uma vez que o projeto de compartilhamento estiver concluído, cada operadora vai ter a dimensão de quais são os equipamentos que cada uma vai ficar responsável por adquirir e o número de novas antenas a serem instaladas”, revela Sergio Brasilis.
Além de Natal as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo em 2014 são Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, a instalação de antenas encontra diversos impasses com leis municipais, pois não existe um código único nacional que regulamente a implantação das torres, o que acaba prejudicando a agilidade na implantação da tecnologia.

Já para a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano, o prazo para que a tecnologia esteja funcionando é o fim de abril. As cidades que sediarão os jogos são Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários