23/04/2024

Regulamento pode gerar perdas significativas para as teles

O novo regulamento de atendimento, oferta e cobrança que está sendo proposto pela Anatel poderá gerar perdas significativas para as operadoras, na opinião do SindiTelebrasil. Fora todas as questões de ampliação do atendimento presencial, prazos maiores para guarda das gravações de call center e outras medidas que impactam as empresas, uma questão que pode diminuir significativamente o valor que cada consumidor paga na sua conta.

O artigo 30 da proposta determina que as empresas façam o “truncamento da fração do centavo na apresentação do valor final de qualquer registro individual cobrado”. Hoje para cada “registro individual” (uma chamada telefônica, por exemplo) cobrado, as operadoras consideram cinco casas decimais. No jargão do setor, truncamento é o descarte das três últimas casas, restando assim os dois algarismos dos centavos.

Hoje esse truncamento é realizado apenas na conta final, depois da soma de todas as chamadas e outros serviços que, eventualmente, o usuário tenha com a operadora. Pela proposta da Anatel, esse truncamento deverá ser feito em cada chamada, o que na opinião do SindiTelebrasil acaba “engolindo” uma quantia razoável de dinheiro se considerado o todo o setor.

Essa preocupação foi manifestada pelo sindicato numa audiência pública. O SindiTelebrasil ainda está levantando o tamanho da perda que a regra, se implementada, poderia gerar no setor.
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