23/04/2024

Lentidão na web pode ter ligação com ciberataque

Usuários de internet entraram em contato com o #Minha Operadora, ontem, para reclamar sobre lentidão para acesso à rede. Embora não haja confirmação oficial, circula na imprensa que é possível que o problema esteja relacionado à sucessão de ataques virtuais à Spamhaus, organização sem fins lucrativos com sede na Inglaterra e na Suíça que combate o envio de spams. O ciberataque abalou o tráfego na internet em várias partes do mundo.

Em Bauru, usuários da NET e da Embratel enfrentaram dificuldades para navegar na internet, que teria ficado instável durante os últimos dois dias. “Tentei compartilhar um arquivo de 6 gigabytes, procedimento que, normalmente, demoraria cerca de uma hora e meia. Mas, hoje (ontem), o tempo estimado era de um dia e quatro horas. Formatei meu computador, acionei a operadora, chamei um técnico, mas ninguém descobriu o que havia de errado”, relata um funcionário público, que preferiu não se identificar.

Segundo José Antônio Milagre, advogado e perito especialista em crimes digitais, é possível que o problema tenha relação com o ciberataque à Spamhaus, que já está sendo considerado o maior da história, até seis vezes mais agressivo do que os que costumam derrubar sites de bancos.

De acordo com a empresa, que tem sede na Inglaterra e na Suíça, os ataques sucessivos começaram em 19 de março e são atribuídos à empresa de hospedagem holandesa Cyberbunker, que consta da lista negra do grupo antispam.

“Mesmo que direcionado, um ataque desta magnitude acaba refletindo em toda a internet, num efeito cascata que chega até a ponta final, o usuário”, detalha Milagre.

Então pessoal, pedimos um pouco mais de paciência com sua internet durante as próximas semanas até que este problema seja resolvido por completo. Mas você pode continuar enviando mensagens pra gente através do e-mail [email protected].
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários