Preços de ligações entre operadoras podem cair

A Anatel pode estabelecer um limite para o custo da chamada entre diferentes operadoras de telefonia celular. A proposta está sendo analisada pelo Conselho Diretor da agência e deve ser votada até o fim de outubro.

De acordo com o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, o objetivo é equilibrar o custo da ligação dentro e fora da rede das operadoras. Hoje, as empresas incentivam, por meio de promoções, que seus clientes falem entre si, prática que levou à popularização dos aparelhos que funcionam com mais de um chip.

Atualmente, as ligações entre linhas de uma mesma operadora, chamada de “on net”, representam entre 85% e 95% do tráfego, dependendo da empresa.

Há planos em que usuários conseguem falar sem limites dentro da rede da sua operadora, mas a ligação para um celular de outra empresa pode superar R$ 1 o minuto.

Pela proposta em análise, a ligação para outra operadora, chamada “off net”, não poderia superar um percentual a ser definido.

Valente avalia que a medida não levaria ao fim das promoções para ligações entre celulares de uma mesma empresa de telefonia. Mas reduziria o número de linhas habilitadas, já que o custo da chamada para outras operadoras ficaria mais barato.

Ainda de acordo com ele, a redução de receita seria compensada pelo aumento das chamadas entre operadoras distintas.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários