20/04/2024

GVT tem a banda larga mais rápida do país


A Oi é a líder em acessos Banda Larga Fixa no Brasil com 5,3 milhões de acessos no 1º Semestre de 2012 (1S12), seguida pela NET (4,9 milhões), Vivo (3,7 milhões) e GVT (1,8 milhões).
A GVT é a líder em acessos banda larga fixa com velocidades maiores que 12 Mbps e a Net nos acessos com velocidades entre 2 e 12 Mbps.
A maior parte dos acessos banda larga fixa com velocidades menores que 2 Mbps são da Oi e da Vivo.
Fonte: Anatel.
A GVT é a operadora em que os acessos banda larga fixa possuem mais velocidade. Têm velocidade maior que 2 Mbps, 98,5% dos acessos da GVT, 53,5% da Net, 30,2% da Oi e 15,1% da Vivo.
Esta é uma das razões para NET e GVT estarem ganhando market share, enquanto Oi e Vivo estão perdendo.
A predominância de acessos com velocidades menores que 2 Mbps na Vivo e Oi é decorrente das limitações da tecnologia (xDSL) utilizada por estas operadoras. O xDSL apresenta limitações de velocidade à medida que a distância entre a central e o assinante aumenta.
Para contornar este problema a GVT adotou uma arquitetura de rede em que a fibra chega até um armário de distribuição no bairro (Fiber to The Curb) e o “par de cobre” é utilizado apenas nos últimos 500 metros. Solução semelhante está sendo adotada pela TIM Fiber.
A NET, por sua vez, adota uma arquitetura HFC em que a fibra chega também perto dos assinantes e o cabo coaxial é utilizado nos últimos metros.
Vivo e Oi anunciaram a adoção de uma arquitetura de rede de acesso de alta velocidade em que a fibra vai até a residência (FTTH). Esta é a melhor solução pois facilita o upgrade para velocidades mais altas, que serão necessárias no futuro. O problema é que o custo é mais alto do que a solução adotada por GVT e NET, o que faz com que o FTTH esteja disponível para uma pequena parcela dos clientes destas operadoras. A rede FFTH da Vivo, por exemplo, possuía apenas 89 mil clientes no 2T12.

Enquanto persistir esta diferença em velocidades será difícil para Oi e Vivo competirem com GVT e NET nas áreas em que elas estão presentes. A GVT oferece banda larga fixa em 135 cidades e a NET em 122.
A perda é ainda maior para Oi e Vivo pois além da banda larga fixa acabam também perdendo a receita da telefonia fixa deste cliente que migra para o combo da Net ou da GVT.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários