18/04/2024

Governo promete smartphone popular e ampliação do 4G

O governo pretende trazer um salto tecnológico para o Brasil nos próximos meses. Segundo o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, a presidente Dilma deve despachar em outubro uma série de decretos relacionados à sua pasta para impulsionar a tecnologia do país. Dentre os temas abordados estarão: a preparação para internet 4G (LTE), a lei que desonera os custos de smartphones, um acordo para compartilhamento de antenas e infraestrutura de empresas de comunicação e um programa de financiamento para inovação tecnológica. 

“Vamos fazer rápido. Nós estamos finalizando o decreto dos smartphones. Provavelmente vamos fazer um despacho com os quatro decretos da presidente.”

Além dessas iniciativas, o ministro revelou que o governo pretende lançar em breve a segunda fase do Programa Nacional da Banda Larga (PNBL) e aumentar a velocidade oferecida. O ministro participou da inauguração de um data center da Embratel na Lapa, zona oeste de São Paulo (já anunciado no portal) e explicou o esforço do governo para preparar a infraestrutura e o acesso à tecnologia do País, visando a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos: 

“Vamos chegar no fim do ano com 26 milhões de residências conectadas. O mais importante é o seguinte: o mercado brasileiro continua bom. No PNAD, o item que mais cresceu nas casas foi o computador de mesa, em segundo lugar o microcomputador. 

Aprovadas as medidas, os smartphones fabricados no país terão isenção tributária, o que pode gerar um impacto de até 24% no valor dos aparelhos. De acordo com o ministro, o decreto vai exigir que o desconto seja transmitido pelos varejistas aos consumidores. 

A promessa da pasta é que os brasileiros possam comparar smartphones na faixa de R$ 200 a R$ 500 já no final de 2012. Mas não adianta sonhar com Galaxy S III e iPhone 5, Paulo Bernardo afirma que os celulares populares serão “webphones”, algo como celulares para internet, envio de e-mails e uso de redes sociais, mas não para ficar “baixando um monte de aplicativos”. 

“Eu para falar bem a verdade, já me viraria bem com um desses.” Completou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários