28/03/2024

Operadoras não querem compartilhar redes

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou o baixo compartilhamento de redes entre as operadoras móveis brasileiras. “Há uma resistência enorme das empresas em compartilhar redes. Elas querem ficar sozinhas (com suas antenas) e, de preferência, compartilhar a rede do vizinho”, disse.

Em seguida, Bernardo mencionou o esforço do governo em criar uma lei federal para organizar a instalação de antenas. A minuta do decreto com as condições especiais sobre direito de passagem em dutos e postes foi enviado recentemente pelo ministério para a Casa Civil.

A fala de Bernardo responde a uma colocação feita pelo presidente da Oi, Francisco Valim, que afirmou recentemente, durante a coletiva sobre o balanço do 2º trimestre, que era mais caro compartilhar rede existente do que instalar antenas novas. Para novas antenas, disse Valim, ai sim valeria a pena compartilhar. Mas a Oi não é a única. A Vivo também tem se mostrado pouco propensa a compartilhar infraestrutura além do que já fez. Justamente por ter sido a primeira a fazer investimentos em muitas das cidades pequenas, como parte do plano de atingir a cobertura de cerca de 2,8 mil cidades com 3G, a operadora acredita que esse esforço deve ser um diferencial competitivo, pelo menos por um tempo.

Os representantes das teles ressaltaram seus esforços em compartilhamento já realizados. O CEO da Vivo, Paulo Cesar Teixeira, disse que 77% dos seus sites já são compartilhados. Na TIM, essa proporção é de 40%, de acordo com seu CMO, Roger Solé.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários