28/03/2024

TIM deve iniciar implementação de redes Wi-Fi em todo o país

Empresa pretende instalar 10 mil pontos de acesso para conexão à internet até o final do ano.
De acordo com uma nota publicada pela assessoria de imprensa da TIM, depois de uma licitação que durou dois meses, a empresa anuncia que a parceria PromonLogicalis/Cisco será a responsável pela implementação do projeto TIM Wi-Fi, que visa a disponibilização de 10 mil pontos de acesso à internet sem fio em todo o Brasil até o final deste ano.

Hoje, a TIM conta com apenas 20 desses pontos e, em virtude do enorme crescimento no número de aparelhos conectados à internet, além do aumento no tráfego de dados, a operadora espera utilizar a tecnologia Wi-Fi para disponibilizar um novo meio de conexão aos clientes, alternativo à já existente rede 3G.
Aumento na demanda

Estimativas realizadas pela consultoria A.T. Kearney e pela própria Cisco apontam que o volume de tráfego de dados no Brasil deve crescer em 53% durante os próximos três anos. Além disso, mais da metade do tráfego de dados móveis em todo o mundo ocorrerá via Wi-Fi até 2016, sendo que, no Brasil, 47% dos dados devem passar pela rede sem fio.

Tamanho crescimento no volume de tráfego exige que as empresas de telefonia façam investimentos para preparar a infraestrutura que deve suportar esse aumento na demanda. O projeto TIM Wi-Fi faz parte do plano de expansão da rede da operadora para a Copa das Confederações, que deve ocorrer em 2013, e para a Copa do Mundo, em 2014.

Os novos pontos de conexão devem ser instalados em locais como aeroportos, hotéis e shopping centers, assim como localidades de grande concentração de pessoas. Embora os pontos Wi-Fi sejam destinados aos clientes dos planos Liberty Web e Infinity Web, a TIM também pretende disponibilizar áreas de acesso para o público em geral.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários