29/03/2024

[Especial 4G] É hoje o grande dia!


O auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Brasília será palco nesta terça-feira de um dos marcos da história do setor no país. Às 10 horas começam os leilões de internet móvel 4G, a ser disponibilizada na faixa de 2,5 gigahertz (GHz), e de banda larga móvel rural, na freqüência de 450 megahertz (MHz). As grandes operadoras do setor, Vivo, Claro, TIM e Oi, além da Sky e da Sunrise, do megainvestidor George Soros, são presenças confirmadas. O objetivo do Palácio do Planalto é que, tão logo sejam conhecidas as vencedoras dos lotes colocados na licitação, comecem os investimentos. Afinal de contas, é preciso correr. Todas as cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo, em 2014, terão de estar com toda a infraestrutura pronta para a prestação do serviço. Felizmente, a avaliação dos especialistas é que o prazo é factível.


A tecnologia da rede 4G será a Long Term Evolution (LTE), que deve permitir velocidades mais de dez vezes superiores às alcançadas atualmente pelo 3G – geração que usa o padrão High Speed Packet Access (HSPA). “A tecnologia do 3G, que é a mais avançada hoje no Brasil, permite que o usuário tenha, em média, 1 megabite por segundo (Mbps) de velocidade. Com o 4G a disponibilidade será de 5 Mbps a 12Mbps”, explica Eduardo Tude, presidente da consultoria Taleco.

Um benefício adicional da adoção do novo padrão no país é que, à medida que mais pessoas optarem pela frequência 4G, a faixa 3G deve ficar menos congestionada – e a velocidade média de transmissão de dados certamente subirá. “Aumentando a capacidade das redes, as operadoras podem disponibilizar os serviços de 3G também para mais pessoas”, explica Tude.

O Portal #Minha Operadora preparou uma série de matérias especiais que vai falar sobre a trajetória do 4G aqui em nosso país, durante o dia abordaremos o cronograma, a compatibilidade de aparelhos, o preço que preocupa, etc. E claro, que tudo o que acontecer no leilão de hoje você fica sabendo primeiro aqui. Fique de olho no nosso Portal hoje!
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários