A Vivo apresentou um desempenho exemplar no 1º trimestre de 2012 (1T12) liderando nos sete indicadores do celular acompanhados pela consultoria Teleco. Esta é a primeira vez que isto ocorre desde 2007, quando o Teleco passou a acompanhar o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes sete indicadores.
Indicador | Líder no | ||
4T11 | 1T12 | ||
Celulares | Market Share | Vivo | Vivo |
Crescimento | Adições Líquidas | TIM | Vivo |
Receita | Receita Líquida | Vivo | Vivo |
Receita p/ Cliente | ARPU | Vivo | Vivo |
Rentabilidade | Margem EBITDA | Vivo | Vivo |
Qualidade | Metas da Anatel | TIM | Vivo |
Cobertura | População Atendida | Vivo | Vivo |
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores no 1T12.
Market Share: Vivo lidera e ganha market share no trimestre.
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 1T12 com 74,8 milhões de celulares e market share de 29,81%.
Vivo e TIM ganharam market share no 4T11, Claro e Oi perderam.
– | Market Share | Variação do Market Share (pontos percentuais) |
|||||
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
p.p. (TRI) | p.p. (1T12/1T11) | |
Vivo |
29,48%
|
29,47%
|
29,49%
|
29,54%
|
29,81%
|
0,27
|
0,31
|
TIM |
25,11%
|
25,55%
|
26,04%
|
26,46%
|
26,80%
|
0,34
|
1,69
|
Claro |
25,39%
|
25,55%
|
25,30%
|
24,93%
|
24,56%
|
-0,37 |
-0,83
|
Oi |
19,69%
|
19,10%
|
18,84%
|
18,78%
|
18,53%
|
-0,25
|
-1,16
|
A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 13 das 27 unidades da federação e em 30 das 67 áreas locais (DDD). No 1T12, a Vivo ganhou a liderança no Pará da TIM e na área local 73 (Ilhéus) da Claro.
– | Líder em Market Share em 2011 | ||
Região
|
UF*
|
áreas locais (DDD)
|
|
Vivo | I, II e III | 13 (+1) | 30(+1) |
Claro | – | 6 | 15 (-1) |
Tim | – | 4 (-1) | 16 |
Oi | – | 4 | 6 |
* Unidade da Federação
A Vivo perdeu market share no pós-pago no 1T12, apesar de ter liderado em adições líquidas neste segmento no trimestre. Oi e TIM ganharam market share.
Pós-pago |
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
Vivo |
35,5%
|
36,1%
|
36,8%
|
36,6%
|
36,5%
|
Claro |
29,1%
|
29,3%
|
28,9%
|
28,8%
|
28,2%
|
TIM |
20,5%
|
20,3%
|
20,7%
|
21,1%
|
21,2%
|
Oi |
14,2%
|
13,7%
|
12,9%
|
13,0%
|
13,6%
|
Tim e Vivo ganharam market share no pré-pago e a diferença que separa as duas operadoras neste segmento caiu para 599 mil no 1T12. A TIM pode ultrapassar a Vivo no pré-pago em 2012.
Pré-pago |
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
Vivo |
28,2%
|
28,0%
|
27,8%
|
28,0%
|
28,34%
|
TIM |
26,1%
|
26,7%
|
27,2%
|
27,6%
|
28,05%
|
Claro |
24,6%
|
24,7%
|
24,5%
|
24,1%
|
23,7%
|
Oi |
20,9%
|
20,3%
|
20,2%
|
20,1%
|
19,6%
|
Crescimento: Vivo assume a liderança
A Vivo liderou o crescimento do celular no trimestre (3,2 milhões) superando a TIM (3,1 milhões).
– |
Adições Líquidas (milhares)
|
||||
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
|
Vivo |
1.769
|
1.988
|
2.989
|
4.515
|
3.230
|
TIM |
1.821
|
2.676
|
3.685
|
4.873
|
3.134
|
Claro |
1.800
|
2.096
|
1.979
|
2.866
|
1.217
|
Oi |
2.170
|
67
|
1.332
|
1.642
|
986
|
A Vivo liderou em adições líquidas totais e de pós-pago. A TIM no pré-pago.
Merece destaque o desempenho da Oi que ficou em segundo em adições líquidas de pós-pago.
Receita líquida: Vivo mantém a vantagem em relação às demais operadoras
Nota: Oi só divulga receita para celulares no mercado de varejo (mobilidade pessoal)..
A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,1 bilhões no 1T12 e crescimento de 9,3% na comparação com o 1T11.
R$ Bilhões | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | Cresc. tri | Cresc. 1T12/1T11 |
Vivo | 4.671 | 4.732 | 4.923 | 5.261 | 5.106 |
-2,9%
|
9,3%
|
TIM |
3.501
|
3.983
|
4.114
|
4.431
|
4.187
|
-5,5%
|
19,6%
|
Claro | 3.092 | 3.060 | 3.138 | 3.235 | 3.255 |
0,6%
|
5,3%
|
Oi* |
1.703
|
1.896
|
1.947
|
2.062
|
2.106
|
2,1%
|
23,6%
|
* não inclui a receita dos celulares da Oi no mercado corporativo.
A Oi teve o maior crescimento de receita no período (23,6%). A Oi passou a divulgar apenas a receita para o varejo (mobilidade pessoal), que não inclui os celulares do mercado empresarial/corporativo.
ARPU: Vivo amplia a liderança no 1T12
Nota:Oi varejo não inclui a receita dos celulares da Oi no mercado corporativo.
O crescimento da receita de dados, estimulada pelos investimentos em 3G, ajudou a Vivo a ampliar a liderança em ARPU. O ARPU de dados da Vivo (R$ 6,4) representou 26,0% do ARPU total (R$ 24,6) no 4T11.
ARPU (R$) | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
Vivo |
23,8
|
23,5
|
23,9
|
24,6
|
22,4
|
TIM | 20,8 | 21,6 | 21,2 | 21,9 | 19,1 |
Claro | 19,0 | 17,0 | 17,0 | 17,0 | 17,0 |
Oi | 20,7 | 21,6 | 22,2 | 22,3 | 21,3 |
ARPU Brasil | 21,2 | 21,0 |
21,1
|
21,5
|
20,0
|
Oi Varejo |
17,1
|
16,7
|
17,3
|
16,7
|
16,1
|
Nota:Oi varejo não inclui a receita dos celulares da Oi no mercado corporativo.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil cresceram 4,5% no 1T12 em relação ao 1T11.
Minutos | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
TIM |
126
|
127
|
130
|
131
|
126
|
Vivo | 114 | 119 | 124 | 119 | 114 |
Claro | 90 | 84 | 109 | 109 | 105 |
MOU Brasil | 110 | 110 | 121 | 120 | 115 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
Rentabilidade: Telefônica/Vivo lidera em Margem EBITDA
O Grupo Vivo/Telefônica liderou em rentabilidade no 1T12, colhendo frutos da integração das operações fixa e móvel.
O Grupo Oi ficou com a segunda colocação.
Margem EBITDA | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 4T11 |
Vivo/Telefonica |
35,4%
|
37,1%
|
34,1% |
38,5%
|
34,2%
|
Oi |
28,6%
|
35,0%
|
35,5%
|
26,4%
|
29,6%
|
TIM | 27,5% | 26,8% | 26,4% | 27,8% | 26,2% |
Claro/Embratel/Net |
27,1%
|
28,0%
|
26,7%
|
24,5%
|
25,6%
|
Nota:A partir do 2T11 foi feita uma modificação no critério de apuração da rentabilidade dos indicadores calculados pelo TELECO, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis. Foi necessário fazer esta modificação pois Vivo, Claro e TIM só divulgam este indicador desta forma.
Qualidade: Vivo lidera no 1T12
A Vivo liderou no atendimento de metas de qualidade da Anatel no 1T12, superando a TIM.
Metas de Qualidade Atendidas
|
|||||
– |
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
Vivo |
99,7%
|
100%
|
99,4%
|
98,7%
|
99,9%
|
TIM |
99,8%
|
99,9%
|
99,9%
|
99,8%
|
98,6%
|
Oi | 74,2% | 91,4% | 86,9% | 88,9% | 92,4% |
Claro | 97,0% | 95,5% | 92,8% | 83,3% | 79,8% |
Entre as quatro operadoras, a Vivo apresentou no 1T12 o menor índice de reclamações na Anatel e o melhor desempenho no atendimento destas reclamações (IDA).
Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo se manteve na liderança em população atendida (90,7%), superando a Claro, mas a diferença entre as duas operadoras continua sendo de décimos.
População atendida | |||||
Operadora | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
Vivo | 90,3% | 90,3% | 90,5% | 90,7% | 90,7% |
Claro | 90,2% | 90,6% | 90,6% | 90,6% | 90,6% |
Tim | 89,5% | 89,5% | 89,6% | 89,6% | 89,6% |
Oi | 83,2% | 83,2% | 83,3% | 87,9% | 87,9% |
Fonte: Anatel
A Vivo continua liderando em quantidade de municípios atendidos.
Municípios atendidos | |||||
Operadora | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
Vivo | 3.659 | 3.665 | 3.683 | 3.702 | 3.704 |
Claro | 3.486 | 3.568 | 3.568 | 3.568 | 3.568 |
Oi | 2.913 | 2.913 | 2.979 | 3.316 | 3.316 |
Tim | 3.209 | 3.209 | 3.212 | 3.212 | 3.212 |
A Vivo liderou em cobertura 3G no 1T12, terminando o trimestre atendendo a 2.727 municípios, seguida pela Claro (866), TIM (512) e Oi (308).
A Vivo apresentou resultados excelentes no 1T12 liderando nos sete indicadores acompanhados pelo Teleco. Mas s competição no celular no Brasil continua acirrada e em abril ela foi superada em adições líquidas acumuladas no ano pela TIM (total de celulares) e pela Oi (pós-pago).
* Os dados da matéria foram cedidos através de parceria com a consultoria Teleco em Telecomunicações.