28/03/2024

Ahciet se reposiciona como entidade sul-americana de operadoras


A Ahciet (Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações) está passando por algumas mudanças importantes na sua atuação como entidade representativa de operadoras de telecomunicações pan-regionalmente. A primeira mudança é que agora os grupos América Móvil (Claro), Telefônica (Vivo) e Oi terão pesos iguais nas decisões da associação. Cada uma delas tem dez votos, e as demais operadoras associadas têm um voto cada. A segunda mudança é na proposta de atuação. A ideia, segundo Roberto Blois, diretor de assuntos regulatórios da Oi e presidente da Ahciet, é buscar pautas comuns entre os operadores da região e produzir estudos e levantamentos próprios para levar aos diferentes governos.

Os primeiros estudos, diz Blois, devem ser na área tributária e no levantamento de indicadores do setor. Este estudo de indicadores funcionaria como contraponto aos dados mostrados pela UIT, que em geral suscitam críticas às operadoras por conta de metodologias que, segundo elas, são inadequadas para a realidade da região. Blois acredita que seja importante ao setor ter uma associação que congregue todas as operadoras da América do Sul, incluindo as pequenas operadoras independentes, para falar em nome do setor em diferentes instâncias.

A Anciet é uma associação antiga, mas que sempre esteve muito associada à Telefônica, que foi sua principal fomentadora. As mudanças de governança recentes transferiram a sede da associação de Madri para Bogotá, na Colômbia, justamente para mudar essa marca. Outra mudança foi a nomeação, como secretário executivo, de Pablo Bello, que não é ligado a nenhuma tele e foi presidente do órgão regulador das telecomunicações do Chile.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários