13/04/2024

Teles têm mais empregados em call center do que em seus serviços

As operadoras de telecomunicações já têm mais trabalhadores em seus call centers do que os empregos gerados diretamente com os serviços de telecomunicações. Conforme o estudo divulgado pela Telebrasil (associação mantidas pelas empresas), o setor de telecomunicações (o que inclui indústria e serviços) fechou o ano com 469,5 mil trabalhadores, crescimento de 10% frente a 2010 (com 425,7 mil). Deste total, 220,4 mil estão trabalhando em quatro empresas de call centers das operadoras de telecomunicações.

Se forem excluídos os empregos da indústria (33,1 mil vagas), o número de empregos diretos gerados pelas operadoras de telecomunicações no ano passado foi de 210,9 mil. Deste contingente, ainda conforme a entidade, 50,6 mil empregados atuam diretamente com a implantação de rede e infraestrutura e 165,5 mil com a prestação do serviço de telecom.

O número de contratações de trabalhadores para os serviços de telecomunicações cresceu na mesma proporção da contratação de mão-de-obra para o call center. Houve um incremento de 11,6% no número de trabalhadores alocados para a prestação do serviço frente a 2010 (que contava com 197,5 mil empregados), igual crescimento em relação às contratações para o call center (que passou de 197,5 mil em 2010 para 220,4 mil em 2011).

Esse contingente leva em consideração apenas os trabalhadores contratados diretamente pelas operadoras de telefonia fixa e de celular, não incluindo os empregados que atuam nas empresas fornecedoras.

A entidade acompanha apenas o nível de empregos das empresas de call centers diretamente vinculadas às operadoras de telecomunicações: Brasil Center (da Claro); Atento (Vivo); Contax (Oi) e ACS (CTBC).

A indústria registrou crescimento maior na contratação de mão-de-obra, embora empregue muito menos pessoas. Os fabricantes do setor aumentaram em 13% os postos de trabalho em relação da 2010, que tinha 29,3 milhões de empregados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários