Meta de cobertura 3G da Vivo será cumprida com atraso



Dona da maior cobertura 3G do Brasil, a Vivo viu frustrada sua meta de atingir 2.832 municípios cobertos com o serviço até o final de 2011, conforme havia prometido ao término de 2010. A operadora, no entanto, está próxima de seu objetivo, fornece seus serviços de dados móveis em 2.756 cidades e garante que cumprirá sua missão até o final deste ano. A operadora fornece até um sistema de contagem de municípios em seu site.


“Nossa ambição estava acima da capacidade do mercado. Queríamos chegar em 2.832 municípios, o problema é que o backhaul não chegava em todos eles e aí tivemos de ir até onde o backhaul permitia. Sem falar de logística, fabricação, falta de mão-de-obra especializada e outros obstáculos. E este é um problema também compartilhado por colegas de outras operadoras”, lamenta Leonardo Capdeville, diretor de planejamento de rede da Vivo/Telefônica. “Mas hoje a Vivo cobre cerca de 97,3% da população brasileira com serviços 3G, levando desenvolvimento social e econômico em cidades com menos de mil habitantes, o que nos deixa muito orgulhosos”, acrescenta.

4G

Em painel sobre as redes móveis no Brasil no cenário 4G, durante o seminário ConvergeTec, promovido pela Converge Comunicações nesta terça, 10, em São Paulo, Capdeville aproveitou a oportunidade para criticar o ‘timing’ do governo na licitação do LTE no Brasil. “Se estamos tendo dificuldade de fazer com que as redes 3G cresçam no Brasil, como vamos fazer com o 4G? O edital (do 4G) diz que temos de chegar nas cidades mais importantes do Brasil com o LTE até o ano que vem, mas será que temos capacidade de mão-de-obra, logística, fabricantes para alavancar toda essa ambição em um espaço tão curto? É preciso uma reflexão muito grande, temos de pensar em formas inteligentes de fazer essa cobertura e vencer esse desafio”, finaliza.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.


COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários