25/03/2024

Entenda a velocidade de acesso à Internet


Todos os pacotes Vivo Internet oferecem velocidade máxima de 1 Mbps se você estiver dentro de uma área com cobertura 3G (HSPA). Essa é a velocidade máxima do serviço, e que pode variar dependendo das condições do local em que a internet está sendo acessada. A cada conexão uma velocidade diferente é atingida devido as condições encontradas na rede no momento.

O funcionamento do serviço de internet móvel é similar ao de uma ligação feita do seu telefone celular. Assim como uma ligação pode sofrer, em alguns momentos, falhas e interferências eventuais, o sinal de acesso à internet também pode oscilar. Assim, a velocidade média atingida pode ser inferior à máxima de 1Mbps.

Veja o que pode ocasionar variações de velocidade:
  1. Equipamento utilizado para a conexão, inclusive o modelo do seu modem.
  2. Região em que você está utilizando o serviço, levando em conta a rede e as condições climáticas.
  3. Sinal no local da conexão. Em uma região montanhosa, por exemplo, o sinal pode ser mais fraco.
  4. Tráfego que você gera na rede. Quanto maior o volume de dados, maior a oscilação.
  5. Quantidade de acessos simultâneos na mesma antena de rede, ou seja, quantas pessoas estão utilizando o serviço ao mesmo tempo que você.
  6. Se você está parado ou em movimento. Em movimento, a chance de oscilação é bem maior.
Por que é necessário reduzir a velocidade?

A oscilação de velocidade da internet pode ocorrer por diversos fatores externos que impactam a performance do sinal. A redução de velocidade é um procedimento adotado pelas operadoras para garantir um bom serviço para todos os usuários. 
A expansão do serviço de internet móvel ainda encontra limitações, principalmente na evolução da tecnologia e no limite de espectro disponível para aumentar a capacidade de prestação do serviço. A faixa de espectro liberada atualmente para a Vivo possui um limite físico que, para ser ampliado, não depende apenas dos investimentos realizados pela operadora. Quando o limite é atingido, não há como aumentar ainda mais a capacidade de tráfego.

Veja o esquema abaixo:

É como uma rodovia que não pode ser “ampliada” com novas faixas por haver limites físicos. Para aumentar essa capacidade, seria preciso uma nova liberação para as operadoras de novas faixas de espectro, tal como novas faixas em uma autopista. Da mesma forma que, em uma rodovia congestionada, o tempo de viagem pode aumentar em virtude da quantidade de carros trafegando na mesma pista, a velocidade do acesso à internet pode ser reduzida pelo volume de usuários conectados a uma mesma rede.
Paralelamente aos investimentos em capacidade de rede e enquanto não são disponibilizadas novas faixas de espectro, a Vivo adotou medidas para assegurar o equilíbrio do uso dos recursos disponíveis atualmente. Por isso, foi implementada a redução de velocidade, garantindo uma melhor qualidade de serviço.

Conscientização do uso da internet móvel

A Vivo bem como as demais operadoras querem que cada vez mais pessoas possam se conectar e usufruir os benefícios da rede, por isso acreditamos que é importante conscientizar os usuários da internet móvel sobre formas de utilização que garantam a qualidade do acesso oferecido a todos.

Como a capacidade da rede de internet móvel é limitada, a redução de velocidade, que é realizada após o limite da franquia contratada, evita que apenas algumas pessoas tenham uma quantidade de tráfego muito alta, extrapolando os limites da rede, e garante à maioria dos usuários uma melhor qualidade de sinal e serviço.

A internet móvel tem uma franquia de dados menor do que a internet fixa devido ao atual limite de capacidade e porque os serviços têm objetivos diferentes que se complementam. Com a internet móvel, é possível ter acesso em locais onde a internet fixa não está disponível. Com ela o acesso se torna possível de forma simples e sempre que necessário para mandar um e-mail, conseguir informações ou simplesmente navegar pelos sites, seja em casa ou viajando, a passeio ou a trabalho.

Quando o objetivo do acesso é utilizar um volume muito grande de dados e fazer downloads de filmes ou músicas de forma frequente, a internet fixa é mais adequada e permite que essa atividade seja realizada sem afetar a qualidade de acesso de outros usuários.

Essa matéria teve um oferecimento de: 
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários