19/04/2024

O futuro da NET nas mãos de Carlos Slim

 

Em outubro, a América Móvil elevou sua participação no capital votante da Net de 49 por cento para 51 por cento, através da Embratel Participações S.A.



Net Serviços de Comunicação SA, elevada a grau de investimento no mês passado, está atraindo investidores que preveem novos aumentos em sua nota de crédito com o controle da empresa passando ao bilionário mexicano Carlos Slim.A taxa dos títulos em dólar para 2015 da Net despencou 15 pontos-base, ou 0,15 ponto percentual, desde 30 de novembro, quando a Standard & Poor’s elevou a classificação da dívida da companhia em um nível para “BBB-”, a menor na escala de grau de investimento. Os papéis rendem 3,72 por cento, 53 pontos-base menos que títulos globais com nota similar e prazo para 2015, segundo o Bank of America Corp. Os papéis da Net rendem 144 pontos-base a mais que os da América Móvil SAB, operadora celular controlada por Slim e sediada na Cidade do México.

Em outubro, a América Móvil elevou sua participação no capital votante da Net de 49 por cento para 51 por cento, através da Embratel Participações SA. Um mês antes, a presidente Dilma Rousseff sancionou lei permitindo que operadoras de telefonia e companhias estrangeiras oferecessem serviço de TV a cabo no Brasil. Os ativos de Slim no Brasil incluem a operadora de telefonia celular Claro SA e mais de 90 por cento do capital da Net por meio da Embratel.
“Se a América Móvil for capaz de integrar a Net ainda mais com seus ativos de telefonia da Embratel e da Claro, há o potencial para novas melhoras de nota de crédito e avanço do preço dos papéis, com base na credibilidade do apoio da controladora a sua estratégia geral no Brasil”, disse por telefone Mark Christensen, que ajuda a administrar US$ 700 milhões em dívida de mercados emergentes na Doubleline Capital LP, em Los Angeles. “A Net já poderia legitimamente ser grau de investimento há dois ou três anos. Os fundamentos têm se mantido sólidos por algum tempo.”
Desempenho superior
Os títulos da Net pagam 198 pontos-base a mais do que papéis do governo brasileiro de prazo similar, comparado a uma diferença de 243 em setembro, de acordo com dados compliados pela Bloomberg. A nota soberana é BBB, um nível superior à da Net na escala da S&P. A América Móvil tem classificação A2 pela Moody’s e A- pela S&P.
Os títulos da Net, sediada em São Paulo, acumulam rentabilidade de 6,83 por cento este ano, comparado a um ganho médio de 2,06 por cento para os bônus corporativos brasileiros com classificação BB.Roberto Catalão, vice-presidente de financas da Net, não estava disponível para comentários, segundo a assessoria de imprensa da companhia. A América Móvil não quis fazer comentários, de acordo com sua assessoria.
A Embratel entrou com pedido junto à Agência Nacional de Telecomunicações em 18 de outubro para a América Móvil assumir o controle da Net, de acordo com a assessoria de imprensa da Anatel. A aquisição ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras.

‘Integração’
“A América Móvil tem nota A-, e de forma bastante ampla, o nível de integração dessas empresas vai mostrar o quanto a Net vai estar próxima de receber uma nota A-”, disse Milena Zaniboni, analista da S&P em São Paulo, em entrevista por telefone. “Se todo o financiamento for executado no nível da controladora, por exemplo, o apoio será mais forte.”
A nota da Net na escala da Moody’s Investors Service é Ba1, um nível abaixo do grau de investimento.

Eduardo Barker, porta-voz da Moody’s em Nova York, respondeu às perguntas da reportagem com o relatório da agência de 11 de julho, que atribuiu a nota da Net à sua liderança no mercado de TV por assinatura e à continuidade das perspectivas positivas de crescimento para o setor. A Moody’s não quis fazer comentários adicionais.

Klaus Spielkamp, operador de renda fixa da Bulltick Capital em Miami, disse que os títulos da Net dificilmente terão mais valorização porque os papéis já refletem a tomada de controle pela América Móvil.

Controlador forte
“Quem conhece a empresa está bastante confortável com ela e uma possível melhora na nota agora não convenceria mais gente a comprar os bônus”, disse Spielkamp em entrevista por telefone.

As ações da Net caíram 2,4 por cento para R$ 17,84 em 16 de dezembro na bolsa paulista. As ações acumulam uma baixa de 21 por cento este ano, comparado a uma queda 19 por cento para o Ibovespa.

Slim, apontado como homem mais rico do ano pelo segundo ano seguido na edição de março da revista Forbes, comprou a Telefonos de Mexico SAB na privatização da empresa em 1990 e montou uma rede de operadoras de telefonia na região para criar a América Móvil. A companhia está presente hoje em 17 países das Américas.
“Se você tem um controlador forte com classificação A- e uma subsidiária com nota BBB-, quanto mais próximos eles forem em termos de integração, mais próximas suas notas devem ser”, disse Milena, da S&P.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários