terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Previdência: Diga que é a favor da reforma e ganhe 50MB de internet

O que você achou? 
Cliente Vivo precisa concordar com a Reforma da Previdência em Quiz do Vivo Ads para ganhar bônus de internet.

É a favor da reforma da previdência? Ótimo, ganhe internet de graça. Não é? “Resposta errada” e nada de bônus. Esta é a abordagem do novo anúncio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Vivo Ads, serviço que oferece até 1GB de internet gratuita para clientes pré-pago e controle da Vivo.

O serviço está disponível desde 2016, e para adquirir o bônus basta que o cliente assista a um vídeo de curta duração de um dos anunciantes. Acontece que, desta vez, o cliente é obrigado a concordar que a reforma tratada no anúncio “é essencial”, sem a chance de se manifestar contra o assunto.


“O que você sabe sobre a reforma?” é a pergunta cuja resposta tem duas únicas opções: “não sei nada” ou “que ela é essencial”. Caso o cliente clique em “não sei nada”, uma mensagem de resposta errada aparece na tela, dizendo: “infelizmente você errou”. Para ganhar a recompensa seria preciso assistir ao vídeo novamente até responder que, sim, a reforma é essencial (mesmo que não pense isso).

Se responder “da forma correta”, aparece a mensagem “Previdência: Reforma hoje, tranquilidade amanhã. Parabéns! Você ganhou 50MB para navegar. Seu pacote será ativado em até 24 horas”.

Vale lembrar que esta não é uma avaliação da Vivo, mas sim da CNI, anunciante do Vivo Ads. A CNI administra também o Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). De toda forma, é na ferramenta da operadora que foi ao ar a veiculação de uma pesquisa que não permite que o usuário ganhe seu bônus sem concordar com a reforma.

POLÊMICA

A polêmica que envolve o assunto é simples de entender: por que a instituição disponibiliza, em um quiz opinativo, a opção de que o cliente seja a favor e, caso contrário, que simplesmente não saiba de nada? E como uma pergunta sobre sua opinião pode ter a resposta errada?

Após as imagens serem divulgadas na página “Quebrando o Tabu”, inúmeros usuários reclamaram da falta de democracia, manipulação e os resultados que anúncios desse tipo podem gerar, como pesquisas com resultados 100% favoráveis a determinada causa. O post da página de esquerda viralizou e passou dos 1 mil compartilhamentos e 6 mil reações em menos de 24 horas.


A distribuição de internet gratuita aos consumidores da Vivo em troca da visualização de anúncios de patrocinadores do Vivo Ads tem sido um sucesso, de acordo com a operadora. Segundo o departamento de tecnologia da Telefônica Brasil, mais de 50 campanhas haviam sido veiculadas e 43 milhões de interações feitas até fevereiro deste ano.

Por outro lado, anúncios como este, dos 50MB, podem gerar dúvidas dos consumidores e opiniões contrárias à Vivo, mesmo que sejam criados por patrocinadores e parceiros. Veja as imagens das mensagens de acordo com as respostas:




LEIA TAMBÉM:


13 comentários:

  1. Induzir a responder,o que eles querem que se responda.

    ResponderExcluir
  2. Não quero!!!! Sou contra a reforma da previdência!!!

    ResponderExcluir
  3. Pensou em absurdo? Aqui no Brasil é o que mas se tem :(

    ResponderExcluir
  4. 50mb ligou o celular já acabou!!!! Kakakakakakak palhaça essa vivo!!!

    ResponderExcluir
  5. vivo lixo !!!!!!!!!!!!!!!! LIXO DE OPERADORA!!! OPERADORA GOLPISTA.

    ResponderExcluir
  6. Sério que há pessoas que perdem tempo vendo propagandas e respondendo a questionários só para ganhar 50MB? Só podiam ser clientes da VIVO.

    ResponderExcluir
  7. Não obrigado, já sou Beta lab.

    Sinceramente é uma vergonha isso...50MB, enche até a boca pra falar kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. É extremamente errado se vender por algo. Pior ainda por algo tão pouco. Isso é uma patifaria!

    ResponderExcluir