quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Samsung, Vivo e Sky se destacam em suas categorias no Top of Mind

O que você achou? 
A Folha divulgou a pesquisa Top of Mind que revela as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos, como Comunicação, Eletrônicos, Transporte, Alimentos e outros.

Foram entrevistadas 5.145 pessoas, divididas em duas amostras. A pergunta da pesquisa era: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?". Assim, a pesquisa Top of Mind detalha a preferência dos brasileiros em 54 categorias diferentes. Confira quem são as empresas que mais se destacaram no mundo da tecnologia.

A categoria Top Tecnologia estreou na pesquisa desse ano, com a liderança já esperada da Samsung, com 20% das menções, bem a frente da também coreana LG, segunda colocada, com 6%. Nokia e Sony/Sony Ericsson ficaram com 5% e a Apple com 4%.

É interessante notar que a tão cultuada Apple teve apenas 4% das menções, em boa parte pela baixa atenção que a companhia dá ao Brasil e aos altos preços praticados por aqui. Enquanto isso, a Nokia continua sendo uma das marcas mais lembradas no país.

A Samsung pela primeira vez aparece em primeiro lugar e também lidera na categoria aparelho de TV, com 19% das menções, à frente da LG, com 17%, no que é considerado pela Folha um empate técnico. Em queda desde 2009, a Philips obteve apenas 13%. Segue o ranking a Semp Toshiba (13%), Sony (8%), CCE (7%) e Philco/Hitachi (7%).
Notebook

Mais uma vez a Samsung lidera, com 15% das menções. Na pesquisa, o salto da empresa foi maior ainda, considerando que em 2011 apenas 5% das pessoas entrevistadas citaram a Samsung na categoria. Em segundo lugar está a Positivo, com 7%, e em terceiro a LG, com 6%.

Por incrível que pareça, cerca de 43% das pessoas não conseguiu citar nenhuma marca, o que indica ainda um grande desconhecimento das fabricantes de notebooks no Brasil.

Smartphones

Precisa perguntar? Sim, a Samsung também lidera entre os smartphones, com 25% das menções. A Nokia aparece em segundo, com 12% e a LG em terceiro, com 7%. A Apple fica apenas em quarto, com 5%.

A margem da Samsung aqui é bem grande, mesmo num país onde a Nokia ainda tem muito apelo. Talvez não seria ingênuo afirmar que a subida da Samsung em outras categorias deve-se principalmente ao seu domínio no mundo dos smartphones. A marca Samsung definitivamente entrou na cabeça dos brasileiros.

Operadora de celular

Há sete anos, a Vivo é a operadora de celular mais lembrada pelos brasileiros. Não é uma surpresa, já que é também a que possui maior número de clientes. Na Top, a Vivo ficou com 31% das menções, seguida por TIM (26%), Oi (20%) e Claro (18%). 

O terceiro lugar da Oi vem como uma surpresa, considerando que a Claro tem um número maior de clientes no Brasil.

Banda larga

Nesta categoria há um triplo empate técnico. A Oi aparece com 12%, seguida por NET (11%) e Telefônica/Vivo (10%). GVT e Claro, ambas com 6%, completam o ranking. 

TV por assinatura

Por fim, entre as TVs por assinatura, a SKY lidera com ampla vantagem, com 39% das menções, bem à frente da Claro, com 16%, e da NET, com apenas 12%. Dados da Anatel mostram que o Brasil tinha, ao final do primeiro semestre de 2013, 16,96 milhões de domicílios com TV por assinatura, sendo 4,44 milhões de novos assinantes apenas no último ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário