29/03/2024

Samsung, Vivo e Sky se destacam em suas categorias no Top of Mind

A Folha divulgou a pesquisa Top of Mind que revela as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos, como Comunicação, Eletrônicos, Transporte, Alimentos e outros.

Foram entrevistadas 5.145 pessoas, divididas em duas amostras. A pergunta da pesquisa era: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. Assim, a pesquisa Top of Mind detalha a preferência dos brasileiros em 54 categorias diferentes. Confira quem são as empresas que mais se destacaram no mundo da tecnologia.

A categoria Top Tecnologia estreou na pesquisa desse ano, com a liderança já esperada da Samsung, com 20% das menções, bem a frente da também coreana LG, segunda colocada, com 6%. Nokia e Sony/Sony Ericsson ficaram com 5% e a Apple com 4%.

É interessante notar que a tão cultuada Apple teve apenas 4% das menções, em boa parte pela baixa atenção que a companhia dá ao Brasil e aos altos preços praticados por aqui. Enquanto isso, a Nokia continua sendo uma das marcas mais lembradas no país.

A Samsung pela primeira vez aparece em primeiro lugar e também lidera na categoria aparelho de TV, com 19% das menções, à frente da LG, com 17%, no que é considerado pela Folha um empate técnico. Em queda desde 2009, a Philips obteve apenas 13%. Segue o ranking a Semp Toshiba (13%), Sony (8%), CCE (7%) e Philco/Hitachi (7%).
Notebook

Mais uma vez a Samsung lidera, com 15% das menções. Na pesquisa, o salto da empresa foi maior ainda, considerando que em 2011 apenas 5% das pessoas entrevistadas citaram a Samsung na categoria. Em segundo lugar está a Positivo, com 7%, e em terceiro a LG, com 6%.

Por incrível que pareça, cerca de 43% das pessoas não conseguiu citar nenhuma marca, o que indica ainda um grande desconhecimento das fabricantes de notebooks no Brasil.

Smartphones

Precisa perguntar? Sim, a Samsung também lidera entre os smartphones, com 25% das menções. A Nokia aparece em segundo, com 12% e a LG em terceiro, com 7%. A Apple fica apenas em quarto, com 5%.

A margem da Samsung aqui é bem grande, mesmo num país onde a Nokia ainda tem muito apelo. Talvez não seria ingênuo afirmar que a subida da Samsung em outras categorias deve-se principalmente ao seu domínio no mundo dos smartphones. A marca Samsung definitivamente entrou na cabeça dos brasileiros.

Operadora de celular

Há sete anos, a Vivo é a operadora de celular mais lembrada pelos brasileiros. Não é uma surpresa, já que é também a que possui maior número de clientes. Na Top, a Vivo ficou com 31% das menções, seguida por TIM (26%), Oi (20%) e Claro (18%). 

O terceiro lugar da Oi vem como uma surpresa, considerando que a Claro tem um número maior de clientes no Brasil.

Banda larga

Nesta categoria há um triplo empate técnico. A Oi aparece com 12%, seguida por NET (11%) e Telefônica/Vivo (10%). GVT e Claro, ambas com 6%, completam o ranking. 

TV por assinatura

Por fim, entre as TVs por assinatura, a SKY lidera com ampla vantagem, com 39% das menções, bem à frente da Claro, com 16%, e da NET, com apenas 12%. Dados da Anatel mostram que o Brasil tinha, ao final do primeiro semestre de 2013, 16,96 milhões de domicílios com TV por assinatura, sendo 4,44 milhões de novos assinantes apenas no último ano.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários