28/03/2024

Ultrapassado e engolido pelo mercado, plano Vivo ON ainda resiste

Ele começou oferecendo acesso ilimitado apenas ao Orkut, Facebook, Twitter, Gmail e Hotmail; passou por transformações, mas não conseguiu permanecer vantajoso.



O plano “Vivo ON” já foi um grande sucesso da Vivo. Atualmente oferecendo internet, bônus para falar com outro Vivo e mensagens de texto, a oferta deixou de ser atrativa, não traz nada de novo há algum tempo, mas continua no portfólio da operadora pelo menos até o final deste mês. Obviamente, é esperado que a Vivo prorrogue mais uma vez a sua vigência, como já fez dezenas de vezes.

Três grandes empresas de telefonia móvel mantém hoje planos pré-pagos voltados para o público jovem. Quem começou com tudo foi a Vivo, ao lançar, em julho de 2010, a oferta Vivo ON, formando várias comunidades relacionadas ao plano no falido Orkut, que se estendem até hoje, em tempos de Facebook; em seguida o “TIM Beta” foi lançado, elevando a popularidade da TIM para patamares altíssimos; a Oi também entrou na onda com o seu “Oi Galera”.

De todos os planos citados acima, apenas o TIM Beta ainda possui um certo reconhecimento no mercado atual, principalmente devido as suas baixas tarifas. Mesmo assim, as ofertas desse plano começaram a perder atratividade depois que a operadora anunciou novas vantagens no seu pré-pago comum, como minutos em ligações para qualquer operadora nacional.

O Oi Galera foi desprezado pela Oi. Com o lançamento da promoção Oi Livre, a direção de marketing da empresa decidiu focar toda a sua atenção na nova oferta, que também oferece chamadas para qualquer operadora e internet móvel mais robusta.

Seguindo o passo do mercado, a Vivo lançou novas ofertas para o pré-pago. O “Vivo Tudo” é o carro-chefe do segmento popular da empresa. Mesmo não liberando acesso à rede de outras empresas para ligações, a empresa é constantemente elogiada pela qualidade da sua internet 4G.

Promoção Receba Mais Torpedos


Em meados de 2011 e 2012, a Vivo promoveu a oferta “Receba Mais Torpedos”, uma agressiva campanha que aproveitava o recebimento de recursos de interconexão para pagar 1 centavo para os seus clientes, toda vez que uma mensagem de texto vinda de uma operadora concorrente chegava no seu celular Vivo. O saldo servia para trocar por serviços da operadora, mas também por produtos reais. Parece pouco, mas milhares de usuários chegavam a receber milhares de reais em prêmios com a oferta.

Com o lançamento de ofertas que concediam envio de SMS ilimitado para números de qualquer operadora pela Claro e TIM, muitos participantes passaram a programar seus aparelhos celulares para enviar mensagens sem parar para o celular da Vivo. Vídeos com dicas de como fazer esse tipo de disparo automático explodiram na internet. Obviamente, TIM e Claro chegavam a bloquear essas linhas por uso indevido da rede, mas, como o “trabalho” compensava, era fácil comprar outro chip e voltar a enviar os torpedos.

Somente depois que as duas operadoras entraram na Justiça contra a Vivo, alegando incentivo de prática considerada desleal por parte da empresa, foi que a Receba Mais Torpedos começou a sofrer intervenção da Vivo, culminando no fim da principal oferta do plano Vivo ON. Depois disso, o plano entrou em declínio, já que os serviços de comunicação comuns oferecidos por ele passaram a não agradar mais os jovens, seu principal público-alvo.

Benefícios oferecidos


O Vivo On perdeu a majestade há anos. Veja bem. No nível em que se encontra o mercado de telefonia hoje, você contrataria um plano de celular que, por R$ 35 mensais, oferecesse apenas:
  • R$ 900 de bônus por mês para falar em ligações locais, sendo que somente metade disso pode ser usado para ligar para outros números Vivo do país. O restante deve ser usado para falar somente com quem também possui o Vivo ON (difíceis de encontrar);
  • envio de SMS ilimitado somente para outro celular da Vivo; e
  • 200MB de franquia de internet 3G (o 4G ainda não está disponível para este plano)?

E não para por aí. Para se cadastrar no Vivo ON é necessário pagar uma taxa de adesão no valor de R$ 14,90. Também é preciso consumir mais de R$ 12 todos os meses para continuar participando da oferta. Caso não cumpra com esta exigência, o cliente corre o risco de ter o seu cadastro encerrado no plano e ter que pagar mais R$ 14,90 de taxa para voltar a tê-lo.

Será que alguém em sã consciência ainda possui o Vivo ON cadastrado em sua linha?

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