15/12/2025
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Portugal Telecom quer força financeira para investir no Brasil

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A Portugal Telecom vai decidir o nível de dividendos para os próximos três anos levando em consideração a necessidade de se prevenir contra a incerteza macroeconômica e de ganhar musculatura financeira para continuar investindo no Brasil, afirmou o presidente-executivo da companhia.


A decisão sobre a política de dividendos da maior operadora de telecomunicações de Portugal -que tem a relação de dividendo por ação mais elevada da Europa, na casa dos 16% – para os próximos três anos será tomada pelo conselho de administração, disse Zeinal Bava em entrevista ao canal internacional CNBC.

“No setor de telecomunicações, temos de voltar para o conselho para decidir qual o nível de remuneração adequado, para decidir até que ponto é mais importante fortalecer o balanço, até porque os próximos um ou dois anos podem ser mais desafiantes e mais voláteis e porque há oportunidades de crescimento no Brasil onde gostaríamos de continuar a investir”, afirmou. “Nós, na Portugal Telecom, já indicamos que o nosso conselho vai vai considerar qual o nível adequado para os próximos três anos”, disse.

Bava afirmou que a gestão da Portugal Telecom está muito “frustrada” com a atual cotação da ação da empresa, que desvalorizou mais de 50% desde o início do pacote de resgate financeiro a Portugal, em maio de 2011, devido aos sucessivos cortes do ‘rating’ da empresa em meio aos rebaixamentos da dívida soberana portuguesa.

A Portugal Telecom pagou em 25 de maio a segunda e última parte, no valor de 0,435 euros por ação, do dividendo relativo a 2011, que totalizou 0,65 euros por papel. Analistas têm afirmado que o fato do elevado dividendo da Portugal Telecom não ter impedido a desvalorização das ações demonstra que o mercado não está reconhecendo atratividade da atual remuneração e que a companhia nada tem a ganhar em mantê-la inalterada.

O fato de Portugal se encontrar sob resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Europeia (CE) e Banco Central Europeu (BCE) e imerso na mais profunda recessão dos últimos 30 anos tem afetado as receitas e a capacidade de financiamento das empresas nacionais e a Portugal Telecom não é exceção.

“Continuamos muito focados na execução e em superar as estimativas do mercado, mas o risco soberano é o que é. Estamos expostos à economia portuguesa”, afirmou Zeinal. Ele lembrou porém “que 60% de nossas receitas vêm do exterior”.

“Nos últimos três anos, em Portugal, temos mantido o investimento sobre vendas em 20%. Este ciclo de investimento está chegando ao final e este ano vamos ter uma relação de 16% e no próximo ano ainda menos”, afirmou. “Ganhamos cotas de mercado na banda larga e na TV paga de forma significativa”, acrescentou. “Diversificamos não apenas geograficamente, mas em termos de negócio”, salientou, destacando a presença do grupo no Brasil, através de 25% da Oi.

O executivo mostrou-se convicto de que existem oportunidades de crescimento significativas no Brasil, especialmente nos segmentos de televisão por assinatura e Internet banda larga, onde a Oi pretende apostar.

Aviso Importante – Segurança

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O Portal #Minha Operadora vem a publico informar que foram tentadas algumas invasões em nosso site e aplicados conteúdos maliciosos na página principal do site. Assim, alguns navegadores alertaram os seus usuários de que o minhaoperadora.com continha conteúdo mal intencionado. O problema já foi resolvido e a segurança do Portal reforçada para que este problema não volte a ocorrer.
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Claro lança app de atendimento no Pré-Pago

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A operadora Claro lança um aplicativo para autoatendimento voltado aos usuários do pré-pago. 

Chamado de Minha Claro, o app é gratuito e voltado para smartphones como sistema operacional móvel Android. Com ele, é possível ter acesso a alguns serviços disponíveis pelo *555.

Entre as possibilidades está a compra de recargas, aderir ou trocar promoções, comprar pacotes e consultar o saldo.

Segundo a empresa, a navegação é gratuita e o consumidor só paga o serviço que adquirir. Além disso, o cliente será avisado sobre os serviços que poderá contratar de acordo com o saldo disponível.

Vale lembrar que a Vivo tem também um aplicativo disponível para Android com praticamente as mesmas funções que o app da Claro.

A TIM tem uma alternativa similar, porém com menos recursos, chamada Recarga TIM, focada na compra de crédito via celular, recurso não anunciado pela Claro. Pelo Recarga TIM, no entanto, dados como o saldo não estão disponíveis, e devem ser acessados pelo *222#.

Procurada, a Oi informou que não possui esse tipo de aplicativo.

Oi é obrigada a devolver R$ 15 mi em bônus aos usuários da PB

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A tele Oi terá de devolver R$ 15 milhões em bônus a todos os usuários da Paraíba que compraram o plano promocional da operadora “Fale Ilimitado”. O bônus, que serve como uma espécie de ressarcimento pela má prestação de serviço da telefonia, será dividido igualmente entre os consumidores que compraram o plano nas últimas semanas. A devolução faz parte das medidas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado, ontem, pelos representantes do Ministério Público da Paraíba, do Procon da Paraíba e de João Pessoa e os diretores da operadora. 

O promotor do consumidor Glauberto Bezerra, que vai detalhar as medidas do TAC na coletiva hoje às 9h30, em João Pessoa, também afirmou que vai acompanhar com as demais entidades todos os investimentos anunciados pela companhia de R$ 78 milhões para melhorar e ampliar os serviços prestados. 

Na última terça-feira, uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado com a participação de representantes da casa, do Ministério Público, dos órgãos de proteção ao consumidor, da Agência Nacional de Telecomunicação e das empresas. Entre as diretivas apontadas no documento final da sessão especial estava a sugestão ao Ministério das Comunicações da suspensão das vendas de novos planos e chips das operadoras de telefonia celular na Paraíba. 

Com falhas de cobertura e panes constantes, o Procon de João Pessoa vai autuar a telefonia móvel Oi Paraíba pela má prestação de serviço aos consumidores da capital e as outras três empresas (Claro, Tim e Vivo) por propaganda enganosa na venda de planos promocionais que prometiam ligações “ilimitadas”. O órgão não acatou a defesa da Oi para as falhas nas ligações ocorridos com a campanha promocional ‘Fale Ilimitado’.

Problemas da Oi devem ser solucionados até julho

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Devido a má qualidade dos serviços oferecidos pela operadora de telefonia móvel Oi em Alagoas, o Procon/AL- órgão vinculado a Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos- o OAB Consumidor e o Ministério Público Estadual realizaram na manhã de hoje (30) no Procon/AL uma reunião com a empresa para ela prestar esclarecimentos sobre as panes constantes.

Dificuldades para realizar ligações, interrupções das chamadas e não acesso a Internet são as maiores reclamações dos usuários. O estopim foi o congestionamento ocorrido no último dia 16 de maio pelo rompimento de um cabo de fibra ótica em Pernambuco que prejudicou alguns estados do nordeste. Durante o período das 8h20 às 11h30, nenhum consumidor conseguiu ter acesso aos serviços de telefonia móvel e internet 3G. Nesse dia, o Procon/AL realizou mais de 200 reclamações.

Os órgãos de defesa do consumidor também questionaram os seguintes problemas enfrentados pelos clientes diariamente: o atendimento da central através do asterisco 144, a indisponibilidade do Oi fale ilimitado e a quantidade de pessoas que aderiram ao plano. Segundo o superintendente do Procon/AL Rodrigo Cunha, a operadora tem obrigações com os usuários. “Eles não podem ser responsabilizados e nem lesados por ingerência da empresa. Queremos que a Oi compense esses clientes pelos serviços não efetuados”, ressalta Cunha.

A operadora Oi garantiu que no próximo mês de junho vai ajustar os serviços, pois neste período os contratos do Oi Fale Ilimitado estarão encerrados. De acordo com os representantes da Oi, a empresa vai criar a 3ª via de Maceió para Recife para evitar que ocorram novos congestionamentos. Além de aumentar no período de 6 meses o número de lojas da Oi no Estado para um melhor atendimento aos clientes. E que no mês de julho do presente ano os serviços se normalizam com a instalação da nova BSC ( equipamento responsável pela conexão das torres) e com a ampliação dos sites novos.

Para os Promotores do Direito do Consumidor, Denise Guimarães e Marx Martins consideraram a reunião produtiva.

“Vamos aguardar que a Oi solucione os problemas até o mês de julho”, explica Martins. “Caso nada seja resolvido neste período iremos entrar como uma ação contra operadora semelhante a da Tim, a qual poderá ter os serviços suspensos se descumprir o acordo”, ressalta a promotora Denise.

GVT é apresentada em Maceió e começa a operar em junho

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Diretor Executivo de Vendas GVT, Fabiano Ferreira, garantiu que a operadora vai entrar em Maceió com diferencial tecnolólogico

Com investimento inicial de R$ 60 milhões, referência nacional em satisfação de clientes, inovação em internet banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura, foi apresentada em um almoço para a imprensa, hoje no Hotel Jatiúca, a operadora GVT que promete revolucionar o mercado local com qualidade e serviços diferenciados. A empresa começa a operar em Maceió em 1º de junho, com rede de última geração cobrindo 17 bairros, correspondendo a 50% da área urbana. 

Com capacidade inicial para 50 mil linhas de internet banda larga com 5Mbps a 100Mbps, TV por assinatura com canais em alta definição em todos os pacotes, além de planos customizados de telefonia fixa, a nova operadora é uma realidade tecnológica que faltava em Maceió.

Na apresentação da GVT ficou claro que a empresa não vai entrar no mercado para brigar por preços mais baixos, segundo o Diretor Executivo de Vendas, Fabiano Ferreira, o principal objetivo é prestar serviços de qualidade com o mesmo preço da concorrência. “Agente não veio para ser mais uma, com certeza seremos um diferencial em Maceió”, disse o executivo.

A GVT que iniciou seus serviços com telefonia fixa, depois banda larga e por último a TV por assinatura, ganhou o Prêmio Info 2011, considerando que a GVT tem a melhor banda larga do Brasil, por três vezes consecutivas, além disso, é a operadora que tem os consumidores mais satisfeitos do Brasil, segundo pesquisa exibida na apresentação, prometendo uma nova realidade tecnológica para Maceió.

A GVT terá sua sede na Rua Desembargador Arthur Jucá, 62, Centro, vendas a partir do próximo dia 1ª e, campanha de marketing em 3 e junho.

MP investiga qualidade dos serviços da TIM

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O órgão irá verificar as denúncias referentes à queda de qualidade na prestação de serviços de telefonia celular.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba instaurou inquérito civil público para investigar a operadora de telefonia celular TIM. O órgão irá verificar as denúncias referentes à queda de qualidade na prestação de serviços de telefonia celular. 

Diversos consumidores de Curitiba têm reclamado, por meio de sites de denúncias, que vêm encontrando problemas com o sinal da operadora, tanto nos serviços de telefonia móvel, como no de navegação na internet. Em alguns relatos, os consumidores afirmam ter ficado até três dias sem conseguir receber ou realizar chamadas, por problemas técnicos. 

Há cerca de 20 dias, representantes da TIM procuraram a Promotoria de Defesa do Consumidor para prestar esclarecimentos sobre a falha na telefonia celular ocorrida no dia 25 de abril, que deixou inúmeros consumidores sem possibilidade de utilizar os serviços da operadora. De acordo com o promotor de Justiça, Maximiliano Ribeiro Deliberador, eles informaram que a empresa está de acordo com os padrões de qualidade, que está modernizando o sistema de rede do Paraná e que registrou um aumento no número de linhas e chamadas realizadas. 

Para apurar melhor a situação, a Promotoria de Justiça solicitou que, dentro de dez dias, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – apresente os três últimos relatórios de fiscalizações realizadas na empresa TIM Celular S.A, que esclareça se os percentuais de interrupção das ligações na rede da TIM estão em patamares aceitáveis pelas normas regulamentares de qualidade do serviço móvel e que informe os motivos das constantes quedas da transmissão após o completamento das chamadas.

A agência também terá de apresentar um relatório detalhado dos percentuais referentes às Taxas de Queda de Chamadas (TQC), explicitando os motivos das interrupções, com uma avaliação quanto aos indicadores de qualidade fixados para o serviço de telefonia móvel. A ANATEL ainda terá de informar se a TIM tem atendido aos prazos determinados pela agência para a realização da ampliação de sua rede de prestação de serviço móvel e se a infraestrutura destinada à prestação deste serviço está adequada às exigências da agência reguladora, considerando, especialmente, os níveis de falhas, quedas de chamadas e ausências de sinal.

O Ministério Público solicitou ao Procon do Paraná que apresente, também no prazo de 10 dias, um relatório estatístico, dos últimos três anos, das reclamações existentes contra a investigada e da atual situação dos procedimentos instaurados no órgão. 

“O Ministério Público não descarta a possibilidade de ajuizar ação civil pública requerendo que a Justiça determine que a TIM seja impedida de vender novas linhas enquanto não melhorar a qualidade do serviço prestado”, explica o promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador.

Operadoras Datora Telecom e Porto Seguro estreiam no segundo semestre

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Duas das três operadoras que usarão a rede da TIM para atuar como MVNO (operadora móvel virtual) atuarão comercialmente a partir da segunda metade deste ano. A Datora Telecom e a Porto Seguro têm os projetos mais avançados entre os que estão em previstos para atuar em parceria com a tele. “Elas estão com tudo certo e em breve poderão estrear”, garante o gerente sênior da TIM, Eduardo Resende.

Por sua vez, a francesa Sisteer ainda está com sua operação MVNO em fase de projetos com a TIM. Por este motivo, sua estreia comercial se mantém indefinida.

Vale ressaltar que a Datora, além de trabalhar em seu próprio projeto de MVNO, também participa dos projetos da Porto Seguro, Sisteer e Virgin Mobile como agregadora de redes.

Segundo Resende, à medida que as MVNOs já encaminhadas chegam ao mercado, a operadora vai fechando novos contratos com interessados em atuar nesse modelo, alugando capacidade de rede da TIM. “Já temos conversas adiantadas com outras seis empresas e outras tantas que nos procuram para sondagem”, disse o executivo

Hoje a operadora procura negociar com suas parceiras de MVNO não apenas a capacidade de rede, mas parte do planejamento do negócio e da operação, afirma o executivo. “Procuramos um relacionamento para desenvolver uma estratégia de médio e longo prazo e não apenas a remuneração pelo uso da rede”, disse.

Anatel deve regulamentar celular para deficientes visuais

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Anatel “tem obrigação legal de proceder à regulamentação”, diz o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão


A 17ª Vara Federal Cível de São Paulo concedeu na última quinta, 17, liminar em ação civil pública proposta no último dia 16 pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo e determinou que a Anatel, no prazo de 120 dias, elabore “projeto contemplando as adaptações normativas que suprimam as barreiras existentes” para o uso de celulares por pessoas com deficiência visual.

A regulamentação deverá estabelecer normas para que sejam oferecidos no mercado aparelhos que indiquem, de forma sonora, quais as operações e funções estão sendo clicadas pelo usuário cego ou com visão reduzida.

Em maio de 2011, após receber reclamações que indicavam as dificuldades na aquisição de celulares acessíveis aos deficientes visuais, a PRDC solicitou esclarecimentos à Anatel e foi informada que muitos aparelhos já possuem facilidades que propiciam a interação por intermédio da fala. Na oportunidade, a agência enviou ao Ministério Público Federal uma relação de aparelhos que possuem o software “leitor de mensagens”.

Da lista fornecida pela Anatel, a maioria eram da fabricante Samsung, mas apenas alguns modelos foram encontrados no mercado nacional, a maioria com tela sensível ao toque, o que torna sua navegação praticamente impossível aos deficientes visuais. “O software ‘leitor de mensagens’ que acompanha esses aparelhos opera apenas nos idiomas inglês e finlandês”, informa a ação.

Diante das dificuldades, o MPF recomendou à Anatel, ainda em 2011, que regulamentasse, no prazo de 90 dias, os requisitos para certificação de aparelhos sonoros, visando o atendimento às condições de acessibilidade. Em resposta, a Anatel informou que as regras formuladas pela sua Gerência de Certificação e Engenharia de Espectro se dirigem somente à indústria de equipamentos de telecomunicações, para que a produção atenda a quesitos de segurança, neutralidade de redes e respeito à vida do consumidor. A agência também enviou uma compilação de normas em vigor que garantiriam a acessibilidade dos deficientes.

Para o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, a resposta não atendeu à recomendação. Ele considera que a Anatel “tem obrigação legal de proceder à regulamentação” e que está sendo “omissa no tocante ao pleno gozo dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência”. Ele explica ainda que “a ação foi necessária como única forma de exigir da Anatel a acessibilidade ampla e irrestrita das pessoas com deficiência visual aos serviços de telefonia móvel pessoal, já que a agência não cumpriu seu papel regulador”.

Redes de telefonia móvel no Rio terão reforço na Rio+20

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Cezar Alvarez também ressaltou que o Brasil não abre mão da política de conteúdo nacional no setor de telecomunicações

As operadoras de telefonia móvel vão reforçar suas redes no Rio de Janeiro, para evitar problemas como ausência de sinal telefônico durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para o próximo mês, na cidade. A informação foi divulgada pelo secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez.

“As informações que nós temos é que todas as operadoras estão reforçando seus sinais nos principais pontos da Rio+20, seja no Riocentro, no aeroporto, nos trajetos, no Parque do Flamengo, Píer Mauá e na zona hoteleira”, informou Alvarez.

O secretário executivo disse esperar que pelo menos parte da estrutura de reforço que será montada para a Rio+20 permaneça na cidade, para beneficiar os cariocas depois do término do evento, que ocorrerá de 20 a 22 de junho.

Durante evento sobre redes de comunicação sem fio hoje (21), no Rio de Janeiro, Alvarez comentou as recentes críticas das principais operadoras de telefonia em relação ao leilão para implantação de tecnologia 4G no Brasil, previsto para o início do próximo mês. De acordo com Alvarez, essas questões são apenas pontuais e não deverão atrasar a licitação.

“O que existe é o questionamento de alguns itens do edital. Essas últimas críticas se referem a detalhes, como o primeiro lance ou o ritmo da expansão. Ninguém mais entrou [com recurso] contra o conjunto que possa inviabilizar o leilão. Acredito que está garantido o sucesso do leilão 4G”, disse.

No evento, o secretário executivo destacou a necessidade da expansão das redes de internet no país. Segundo ele, no entanto, o aumento da demanda também provocou a queda da qualidade dos serviços oferecidos. Alvarez explicou que o governo está estimulando as operadoras a expandirem suas redes, com isenções fiscais, e tem buscado, inclusive, parcerias com governos, para usar espaços públicos, como pontes e estradas para a instalação de estruturas que permitam a expansão de redes.

Alvarez também ressaltou que o Brasil não abre mão da política de conteúdo nacional no setor de telecomunicações. “Acho que é uma política pública muito consciente e clara: o mercado é um patrimônio nacional. Estamos propondo que as empresas que aqui já investiram continuem investindo, mas que não apenas produzam aqui, que também tragam um pouco da sua inteligência para cá. Acho que é uma política defensável nos marcos da OMC (Organização Mundial do Comércio), de um país soberano.”