18/12/2025
Início Site Página 2389

Ministro é presenteado com chip da TIM em reunião

0
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a decisão da Anatel de suspender a promoção Infinity Day, da TIM, e disse que é papel da agência “zelar pelo bom funcionamento do sistema” de telefonia do país.

De acordo com ele, a agência reagiu ao aumento das reclamações dos clientes da operadora, por conta da queda na qualidade do serviço prestado por ela. O Infinity Day está suspenso desde o dia 19 de novembro. A Anatel alega que adotou a medida por temer que a rede da TIM não suportasse o aumento nas chamadas devido à promoção.

“A Anatel estava certa em fazer a restrição sem ter certeza de que eles [TIM] têm condições de cumprir mais essa oferta que estavam fazendo”, disse Paulo Bernardo, após evento no Ministério das Comunicações, em Brasília. “Anatel tem que zelar pelo bom funcionamento do sistema”, completou.

Paulo Bernardo disse não acreditar que, com a suspensão, a Anatel esteja perseguindo a TIM. Em ação na Justiça contra a medida, a empresa alegou que a suspensão violou os princípios de livre concorrência e de isonomia da agência, já que não houve punição semelhante a operadoras concorrentes. A TIM também afirma que a atuação da Anatel estaria comprometendo sua imagem.

O ministro apontou que as medidas adotadas recentemente pela a agência reguladora (em junho ela suspendeu a venda de chips de TIM, Oi e Claro por conta de aumento de reclamações de usuários), têm o objetivo de atender não só ao interesse dos clientes, mas também do próprio sistema.

“Isso [medidas da Anatel] é para o interesse do cidadão, do consumidor, mas acho que é para o interesse das empresas também. Porque se o sistema começa a sofrer tantas reclamações que fica desacreditado, com certeza não é bom no médio e no longo prazo”, disse o ministro.

“Nós não podemos entrar nessa avaliação meramente pecuniária dos analistas [de mercado]. Os analistas acham que o lucro tem que ser o máximo. Mas se o sistema levar breca, não vai ter lucro máximo, vai ter prejuízo”, completou ele.
Paulo Bernardo também revelou que foi presenteado com um chip da TIM durante reunião com o presidente da operadora no Brasil, Andrea Mangoni, na semana passada, em Brasília.

O ministro contou que, durante o encontro, disse a Mangoni que poderia aderir à oferta da TIM se fosse convencido de que a empresa tem condições de prestar o serviço com qualidade. Foi então que o presidente lhe entregou o chip. “Foi uma atitude simpática, não vi problema nenhum nisso”, disse Paulo Bernardo.

Procon notifica operadoras por falhas na PB

0

As operadoras de telefonia Oi e TIM foram notificadas pelo Procon estadual da Paraíba devido a suspensão dos servidos ocorridos nesta terça-feira (27) em João Pessoa e outras localidades. Representantes da Oi compareceram pessoalmente ao órgão e informaram que tanto os problemas apresentados no final de semana quanto ontem estão relacionados ao rompimento de cabos de fibra ótica da empresa. No primeiro caso foi registrado em Pernambuco e o segundo no município de Mamanguape-PB. 

Com relação à TIM, além da notificação para que a empresa apresente as justificativas relativas aos problemas verificados no fornecimento dos serviços de telefonia móvel, o Procon-PB oficiou a empresa para que um representante compareça à sede do órgão até a próxima quinta-feira (29), para a realização de uma reunião sobre que sejam apresentadas as explicações sobre os problemas ocorridos. 

“O consumidor paraibano não pode ficar desamparado diante dos problemas recorrentes na telefonia móvel. Já convocamos as empresas, mas também é importante que os consumidores prejudicados oficializem suas reclamações no órgão de defesa do consumidor mais próximo para que assim tenhamos mais subsídios para aplicar as penalidades cabíveis”, ressaltou a secretária executiva do Procon-PB, Klébia Ludgério.

Tendo em vista a recorrência de problemas na prestação de serviços com a operadora Oi , recentemente a mesma firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os órgãos de defesa do consumidor na Paraíba. O objetivo é garantir a melhoria dos serviços prestados.

Oi inaugura sua primeira loja conceito

0
A Oi anuncia a inauguração de sua primeira loja conceito no país, hoje, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. A operadora, que tem como estratégia aumentar a sua participação no segmento de alto valor, abre a sua primeira flagship projetada para que a tecnologia esteja ao alcance das mãos dos clientes. Com a nova loja, a companhia chega a 131 pontos próprios distribuídos pelo país.

A loja, que tem o design e arquitetura de um “loft”, foi concebida com o que há de mais inovador em tecnologia para os clientes poderem experimentar, curtir e interagir com os serviços e aparelhos oferecidos pela operadora. Uma mesa touch screen no centro da loja com smartphones e tablets para degustação permite que os clientes possam ver fotos e informações dos lançamentos, comparar as características, interagir com os vídeos dos aparelhos, além de poder curtir nas redes sociais.

“Materializamos um espaço que representasse a tecnologia presente no dia a dia dos consumidores, seja no ambiente familiar, profissional ou de lazer. Ao entrar na loja, queremos que os nossos clientes se sintam em casa para experimentar os serviços e aparelhos da Oi de forma divertida, interativa e inovadora. O ambiente foi planejado para que os clientes vivam diferentes experiências desde a entrada na loja até a finalização da venda”, diz Eric de Albanese, diretor de Marca da Oi.

Além de interagir com a mesa top, os clientes poderão desfrutar de aplicativos da Oi, ouvir a rádio Oi FM e assistir trechos de vídeos em televisões touch screen. Os clientes também terão um espaço na loja somente para degustar os aparelhos e fazer simulações e comparações dos produtos também em televisões touch. No fundo da loja, numa área denominada Bistrô, telas, revestidas de uma película de espelho, mostrarão os planos e ofertas da operadora.

No Lounge Oi será possível assistir a programação da Oi TV e navegar na Internet através da tecnologia oferecida pela Smart TV, da Samsung. Outro ponto que merece destaque é a vitrine da loja, que será totalmente virtual e mostrará os principais lançamentos da operadora. A fachada, que é de vidro, é convidativa e permite acesso fácil e total visualização de todos os ambientes.

A flaghisp será totalmente sustentável, sem utilização de papel e também com iluminação em LED. Para que os clientes possam se sentir num ambiente casual e aconchegante, como a própria casa, a loja terá música e cheiro personalizados. “Queremos transmitir bem-estar e conforto aos clientes. Tudo foi planejado para que o cliente se sinta à vontade, desde os móveis até as cores dos diversos ambientes na loja”, enfatiza Albanese.

Uma vez ao dia, os clientes da nova loja Oi terão uma surpresa. A operadora preparará um “show” no interior do espaço com redução na iluminação e um jogo de imagens e sons integrados que será transmitido, em movimento, em todas as telas. Os parceiros da Oi para o desenvolvimento do projeto foram a GH & Associados e a VIP Systems.
Desde o fim do ano passado, a Oi adotou a estratégia de atuar também com lojas próprias, complementando os outros canais de vendas da companhia. A iniciativa reforça o posicionamento da Oi de estar cada vez mais próxima de seus clientes, de forma a entender as suas necessidades e tornar-se a primeira opção de compra pela qualidade, simplicidade e serviços oferecidos. Com isso, a Oi quer proporcionar também uma experiência mais completa no atendimento dos atributos de marca da empresa, que são Inovação, Qualidade, Convergência, Presença e Força no Mercado.

Atualmente são 131 lojas próprias distribuídas pelo país, sendo que 61 estão em São Paulo. A previsão é chegar a 201 até o fim do ano.

Falha da Oi e TIM repercute nas redes sociais

0

Conforme noticiado aqui no #Minha Operadora, nesta terça-feira a tarde o sinal das operadoras TIM e Oi sumiu do ar no estado da Paraíba. E o pior, as duas ao mesmo tempo apresentaram a pane. Clientes das teles indignados utilizaram as redes sociais para protestar sobre a falha. Confira alguns tweets relatando o problema:

Veja como anda o número de torres espalhadas pelo Brasil

0

A Anatel divulgou os seguintes dados referente ao nº de ERBs (torres) e cobertura (municípios e população coberta) no Brasil em Outubro de 2012:
SMP SMC Estado
ERBs
I 3 Rio de Janeiro 6.063
Espírito Santo 1.256
4 Minas Gerais 6.345
8 Amazonas 763
Roraima 92
Pará 1.407
Amapá 141
Maranhão 889
9 Bahia 2.633
Sergipe 482
10 Piauí 690
Ceará 1.719
Rio Grande do Norte 819
Paraíba 882
Pernambuco 2.077
Alagoas 754
II 5 Paraná 3.429
Santa Catarina 2.226
6 Rio Grande do Sul 4.322
7 Mato Grosso do Sul 831
Mato Grosso 968
Goiás 1.931
Distrito Federal 1.310
Tocantins 407
Rondônia 365
Acre 174
III 1/2 São Paulo 15.071
Brasil 58.046
Estações Rádio Base no Brasil por Operadora
Operadora 2011 1T12
2T12
3T12 Out/12
Vivo 13.291 13.351 13.604 13.901 14.019
TIM 12.325 12.490 12.720 12.639 12.690
Claro 13.681 13.880 14.027 14.184 14.354
Oi 13.158 13.214 13.262 13.362 13.485
Nextel 157 575 1.768 4.776 2.727
CTBC 451 466 481 583 512
Sercomtel 51 51 51 50 50
Aeiou 209 209 209 209 209
Total 53.323 54.236 56.122 59.495 58.046
Estações Rádio Base no Brasil
Região 2009 2010 2011 1T12 2T12 3T12 Out/12
I 21.261 23.101 24.797 25.192 26.084 27.453 27.012
II 13.485 14.355 15.303 15.402 15.641 16.146 15.963
III 11.190 12.144 13.223 13.642 14.397 15.896 15.071
Total 45.936 49.600 53.323 54.236 56.122 59.495 58.046
Sabia que você pode consultar o endereço onde cada torre está localizada em seu bairro aqui mesmo no portal? É isso mesmo, vá até a sessão #Torres e confira!

Usuários de três estados recebem medidores da qualidade da banda larga fixa

0
Voluntários do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa residentes na Bahia, no Maranhão e no Pará começaram, nesta semana, a receber os equipamentos medidores, batizados de whitebox. A distribuição já havia começado em outras onze Unidades da Federação: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com as medições, a Anatel reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço.

Apesar do início do envio dos whiteboxes, ainda são necessários voluntários em todos os estados, inclusive onde a distribuição dos aparelhos já começou. O plano amostral elaborado pela Anatel distribui voluntários por Unidade da Federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Por vezes há grande número de voluntários cadastrados em determinadas células (combinações Unidade da Federação + prestadora + faixa de velocidade), mas faltam voluntários em outras, daí a necessidade de mais internautas em todo o Brasil. A escolha e a distribuição de aparelhos têm sido feitas nas células que já contam com grande número de usuários cadastrados.

Quem não for escolhido agora poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. Podem participar todos os usuários (pessoas físicas ou jurídicas) que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. As medições avaliarão as prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

Para participar do projeto, o primeiro passo é fazer a inscrição por meio do site. Em seguida, deve-se fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). É fundamental que o teste seja realizado a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox. Caso não receba e-mail com link para o teste de velocidade, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereço de e-mail.

Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Para participar do projeto, não são necessários conhecimentos avançados de informática: basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel), as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 60% da velocidade contratada pelos usuários. Em outras palavras, na contratação de um plano de 10Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 6Mbps. A velocidade instantânea (aquela aferida pontualmente em uma medição) deve ser de, no mínimo, 20% do contratado, ou seja, 2Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 20% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 60%.

Esses percentuais valem até novembro de 2013.

MTV entra na Oi

0
A operadora Oi TV incluiu em seu line up (lista de canais) o canal MTV. A entrada do canal ocorreu na manhã de hoje. Isso demostra o interesse da operadora em carregar os 14 canais abertos obrigatórios.

Os fãs da MTV que tem Oi TV, já podem comemorar sintonizando o canal 140.

Por enquanto apenas a Vivo TV e a Oi TV cumprem a nova lei da TV por assinatura. Falta apenas liberar o sinal da Globo e SBT para algumas localidades.

A MTV Brasil é de propriedade do Grupo Abril no Brasil. Os direitos foram vendidos pela MTV Americana, que é a mais célebre de todas as MTVs espalhadas pelo mundo.

A MTV Brasil hoje vive a sombra do sucesso que fez no passado. Das músicas para o humor, este é o retrato atual do canal, que tem como estrelas Marcelo Adnet e Dani Calabresa.

Em conversa com o #Minha Operadora, a MTV esclareceu que a entrada da emissora em todas as TVs por assinatura é questão de tempo, já que está no processo de “Must Carry”, quando o governo garante que as operadoras vão disponibilizar o sinal em todo o território nacional.

Clique aqui para saber mais sobre essa lei da TV paga.

Sabe o que é APN? Veja como configurá-lo

0
Você sabe o que é o termo APN? Ele significa “Access Point Name” (Nome do Ponto de Acesso, em tradução livre) e corresponde ao endereço que permite o acesso à internet através do seu celular, ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel que aceite os serviços de telefonia por parte de alguma operadora, como TIM e Oi. 
Para que você possa usar o seu smartphone Android com mais liberdade, o #Minha Operadora vai ensinar a configurar as APNs existentes e a adicionar padrões novos. Com isso, é possível utilizar o chip de diferentes operadoras e continuar se conectando à internet sem nenhum tipo de problema, pois haverá mais de um endereço disponível para uso.
Em primeiro lugar, você precisa acessar a área de “Configurações” (Settings) e depois tocar na opção “Mais” (More), como mostra a imagem abaixo.

Em seguida, acesse a divisão de “Ponto de Acesso”, que é onde estão guardadas as APNs usadas por você. Depois disso, basta tocar no botão representado por três pontos (no canto inferior direito da tela), escolher a opção “Nova APN” e adicionar as informações necessárias.

Se você quiser editar algum ponto de acesso já existente, apenas toque nele e todos os dados estarão disponíveis para alteração.

Lista de Pontos de Acesso
Como você já sabe, cada operadora tem uma APN, nome de usuário e senha diferentes. Para facilitar o seu trabalho, confira uma lista abaixo com as informações que você vai precisar utilizar, lembrando que foram usadas as quatro maiores companhias brasileiras do ramo.

Claro

Ponto de acesso (APN): claro.com.br

Nome de usuário: claro

Senha: claro

Oi

Ponto de acesso (APN): gprs.oi.com.br

Nome de usuário: oi

Senha: oi

TIM

Ponto de acesso (APN): tim.br

Nome de usuário: tim

Senha: tim

Vivo

Ponto de acesso (APN): zap.vivo.com.br

Nome de usuário: vivo

Senha: vivo

SMS tentador? Cuidado, a cobrança chega junto

0

Com a promessa de conteúdos para download no celular como toques, vídeos, jogos, aplicativos, papel de parede e até horóscopo, milhares de empresas bombardeiam os clientes das operadoras com mensagens de oferta do serviço. Se o incômodo terminasse por aí, muitos consumidores se conformariam, já que a prática, apesar de proibida, é corriqueira neste mercado. O problema é que, em muitos casos, além de publicitária, a simples mensagem de texto configura adesão automática ao pacote de produtos, que pode custar R$ 4,99 por semana. Sem conhecimento, o cliente só se dá conta de que algo está errado quando os créditos começam a sumir sem explicação ou a conta ficar mais cara. Na tentativa de cancelar o “contrato” renovado a cada nova semana, se depara com a dificuldade em se ver livre da cobrança indevida.
A prática denunciada por várias pessoas à Associação Brasileira de Consumidores (ABC) acendeu o alerta vermelho. “A existência por si só dessas empresas não é ilegal. A forma como o serviço está sendo oferecido aos clientes, sim”, afirma a advogada especializada em direito do consumidor Magna Borges Santos. Entre as empresas na mira da ABC e do Ministério Público Estadual está a PMovil, que oferece o serviço chamado Toing. “Há dois meses entramos com quatro ações civis públicas no Fórum Lafayette tendo como ré a PMovil. Cada uma delas se refere a uma das operadoras de telefonia que devem responder solidariamente”, explica Magna. Claro, TIM, Vivo e Oi foram acionadas.
A Vivo está proibida, desde setembro, de vender o serviço Toing a seus clientes. A liminar foi concedida pelo juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira, da 8ª Vara Cível de Belo Horizonte, por entender que o usuário foi impedido de discutir os termos do contrato e que as empresas eliminaram a prática da “liberdade de contratar.” A Vivo informou em nota que está cumprindo as determinações judiciais. Liminar semelhante foi concedida contra a Claro, que informou ainda não ter sido notificada e, por isso, não se manifestou sobre o caso.
A Oi se absteve de comentar o fato, enquanto a TIM garantiu que a contratação do Toing não é automática. “Para que seja disponibilizado aos clientes, é necessário que o usuário envie mensagem com a solicitação e outra com a confirmação”, explica a empresa ao informar que vai apresentar a defesa dentro do prazo processual. Para Magna, a expectativa é que os juízes sigam a mesma linha de entendimento aplicada à Vivo e à Claro para as demais operadoras.

O advogado da PMovil, Erasmo Cabral, confirma o procedimento descrito pela TIM e garante que a contratação não ocorre à revelia do consumidor. “As pessoas contratam tanto pelo site como por WAP ou SMS. Quando solicita o serviço, recebe uma mensagem para confirmação do contrato e, somente quando responde que está de acordo, é que passa a ser tarifada”, argumenta.
A farmacêutica Sandra Maria Nascimento nunca havia ouvido falar do serviço, mas viu sua conta de celular ficar cada vez mais cara de forma inexplicável. “Quando fui checar (a fatura), vi uma série de cobranças no valor de R$ 4,99. No total foram 12, que começaram em 22 de maio e seguiram até 11 de setembro”, conta. Somente depois de levar sua reclamação para a internet conseguiu ressarcimento para os R$ 59,88 cobrados indevidamente. “A sensação é de que se trata de uma prática que se colar, colou”, afirma.

Cliente pré-pago, o professor Adolfo Borges viu seus créditos sumirem assim que os colocava no celular. “Os valores iam embora rapidamente e a empresa só parava de cobrar quando eu reclamava. Ainda assim, quando voltava a recarregar, as cobranças recomeçavam”, lembra. Foram cerca de seis meses de tentativas incessantes, até que o problema fosse resolvido em partes, já que o prejuízo foi arcado pelo professor. “Não sei quanto gastei, mas foram meses de tarifação indevida”, conta.
No site Reclame Aqui (onde os consumidores relatam os seus problemas) já foram registrados 1.604 relatos negativos contra o Toing desde 2010, sendo 1.221 somente nos últimos 12 meses.
Dicas para evitar ofertas de serviços indesejáveis nos celulares
  • Clientes pós-pago devem verificar a descrição das cobranças realizadas na conta, na tentativa de identificar qualquer valor que não reconheça
  • Já os clientes pré-pago devem checar o extrato dos créditos e a existência de lançamentos não autorizados de R$ 4,99 ou múltiplos desse valor
  • Evite abrir mensagens publicitárias enviadas para o celular
  • Ao navegar em sites por meio do celular, evite clicar em anúncios ou baixar conteúdos desconhecidos ou ainda aceitar termos de navegação sem a devida leitura e análise. Um deslize pode significar a contratação do serviço
  • Identificada a cobrança indevida, cancele imediatamente o serviço. O processo deve ser feito por meio de mensagem. As empresas oferecem um número para o qual se deve enviar a palavra “Sair”
  • Caso a solicitação não seja acatada, denuncie aos órgãos de defesa do consumidor
  • Acione a empresa para devolução dos valores cobrados indevidamente
  • Se a empresa não se prontificar a entrar em um acordo amigável, recorra ao Procon
  • Por meio das denúncias, o Ministério Público identifica as empresas que realizam a prática abusiva e propõe Termo de Ajustamento de Conduta. Muitas delas estão sendo alvo de ações civis públicas.
Pelo menos outras 80 empresas são suspeitas de realizar práticas semelhantes à da PMovil e também estão sendo alvo de investigação da Associação Brasileira de Consumidores (ABC). “Estamos buscando descobrir quem são elas, local de funcionamento e tipo de serviço e como é prestado. A partir desse levantamento, poderemos propor novas ações civis coletivas”, explica a advogada especializada em direito do consumidor Magna Borges Santos. A expectativa é que a avaliação completa seja finalizada em cerca de dois meses. 

Há um ano, o Ministério Público Estadual também está empenhado em coagir a prática, considerada abusiva. “Propusemos acordo com várias empresas deste ramo, chamado de serviços de valor agregado, basicamente as obrigando a não encaminhar mensagens publicitárias para o celular”, explica o promotor de Justiça de defesa do consumidor Marcos Tofani Baer Bahia. No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto às empresas, o MP também descreve a forma mais correta para fornecimento do serviço. A começar pela contratação, que só poderia ser feita pela internet.

“O primeiro passo seria a realização de um cadastro no site da empresa. Feito isso, o consumidor receberia no celular uma senha que deveria ser inserida novamente no site. Somente a partir daí poderia realizar a contratação”, explica Tofani. Limitando o serviço à internet, o cliente teria acesso prévio às cláusulas do contrato, fundamental para conhecimento das condições de uso do pacote de serviços, como valores cobrados e prazo da assinatura. Apesar dos esforços do MP, apenas uma das dezenas de empresas assinou o TAC. A alternativa encontrada têm sido as ações, que já somam mais de 10 no MP, afirma o promotor.

O advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Guilherme Varella alerta para a necessidade de maior precaução ao navegar pela internet no celular. “A dinâmica é muito mais ágil que nos contratos habituais. Muitas vezes as pessoas entram nos sites e, à medida que navegam, vão aceitando as condições sem saber que podem estar contratando o serviço”, afirma. Nesses casos, em que a autorização não é expressa, o cancelamento pode ser realizado a qualquer momento, sem qualquer ônus para o consumidor. “Isso porque não foram dadas as condições de uso do serviço, o que é previsto no artigo 46 do Código de Defesa do Consumidor”, afirma. Além de recorrer à empresa e à operadora, os clientes também podem acionar a Anatel.

Compra da Unicel pela Nextel será decidida nesta semana

0
A Anatel sorteou, hoje, os conselheiros que irão relatar os dois processos envolvendo a Unicel, empresa ligada a ex-ministra Erenice Guerra, na próxima quinta-feira. 

Um dos processos, que ficou sob a responsabilidade de Marcus Paolucci (conselheiro interino que assumiu no lugar de Emília Ribeiro), trata da extinção da licença concedida à empresa para operar serviço de voz e dados na capital paulista. 

A faixa de frequência é motivo de interesse da Nextel, que entrou com pedido na reguladora para comprar a Unicel justamente para ficar com ela. A aquisição permitiria à Nextel expandir o serviço celular em São Paulo quando começar a operação, em dezembro deste ano. 

O segundo processo sorteado, ao conselheiro Rodrigo Zerbone, trata justamente da anuência prévia para compra da Unicel pela Nextel. 

A tendência é de que os conselheiros não aprovem a aquisição da empresa e justifiquem a decisão pela demora da Nextel em entrar com o pedido de anuência. 

A Nextel está pronta para pagar cerca de R$ 370 milhões pela Unicel, operadora de celular ligada ao marido de Erenice Guerra, que deixou a Secretaria-Executiva da Casa Civil em 2009 sob a acusação de favorecer empresas (inclusive a própria Unicel). 

A empresa, conhecida comercialmente como Aeiou, está para ser cassada pela Anatel, por causa de uma dívida de cerca de R$ 500 milhões. Se isso ocorrer, a frequência que ela operava terá que ir a novo leilão. 

Ao governo, no entanto, interessa que a empresa seja vendida para a Nextel, porque ele pretende, por meio da nova companhia, forçar Vivo, TIM, Claro e Oi (as quatro maiores) a baixar seus preços. A ideia é repetir a estratégia adotada em março pela presidente Dilma Rousseff para baixar os juros. Com a resistência dos bancos privados, o governo usou o Banco do Brasil e a Caixa para dar início aos cortes. Quando começaram a tomar clientes, a concorrência decidiu acompanhá-los.