16/12/2025
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Sercomtel inaugura ponto de acesso público à internet

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O prefeito Alexandre Kireeff e o presidente da Sercomtel, Christian Schneider, inauguraram um novo ponto de acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) por meio do serviço Sercomtel ao Ar Livre.

O evento foi às 10h, na rua José Ferraz do Prado, esquina com rua Ricardo Funaro, no jardim Santa Rita I. No local funciona uma academia ao ar livre, onde o população já pode acessar sem custo a internet sem fio da operadora.

Hoje, o Sercomtel ao Ar livre tem mais de 19 mil usuários e está disponível em 36 locais públicos e 45 estabelecimentos comerciais. Esta é a maior rede wi-fi gratuita instalada em Londrina.

O Sercomtel ao Ar Livre pode ser acessado em espaços públicos abertos como 21 academias ao ar livre, Estádio do Café, Moringão, terminal rodoviário, praça de atendimento da Prefeitura de Londrina e biblioteca pública municipal. O sinal cobre em média um raio de 50 metros.

“A rede wi-fi da Sercomtel está sendo usada também como instrumento de inclusão digital para ajudar a democratizar o acesso à internet”, afirma Schneider. Segundo ele, várias academias ao ar livre que estão em bairros carentes e em Distritos de Londrina contam com esse tipo de infraestrutura.

Para obter o acesso ao Sercomtel ao Ar Livre é preciso fazer um cadastro uma única vez no site do serviço.

Os usuários da rede Sercomtel ao Ar Livre navegam com velocidade de até 1 Mbps. É necessário que tenham um equipamento portátil que possua conexão wi-fi como celular compatível com a tecnologia sem fio, notebook, netbook e tablet.

Os locais públicos e estabelecimentos comerciais que disponibilizam o Sercomtel ao Ar Livre podem ser consultados no site já informado acima.

Sky anuncia site de patrocínios regionais

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A operadora de TV por assinatura Sky anuncia o lançamento do site Sky na Estrada. O portal faz parte de um projeto de patrocínios regionais e trará curiosidades e informações sobre as festas populares do Brasil, com destaque para os eventos promovidos pela empresa.

O ícone do projeto é um veículo, simbolizando a ideia de estar na estrada, e estará presente em páginas e banners. O site possui cinco seções e permite o compartilhamento de informações e fotos produzidas em cada evento. O espaço “Nosso Brasil” traz dicas de turismo, gastronomia, história e dá informações sobre as festas regionais patrocinadas pela Sky.

Os eventos da empresa estiveram, até então, em 15 cidades em 13 estados e deve apoiar, até o fim deste ano, mais de 20 eventos em 15 estados.

Europa acabará com cobrança de roaming em 2014

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Quem vive na Europa não precisará mais pagar roaming quando estiver em viagem pelos países do bloco. Ligações, mensagens de texto e o acesso à internet terão cobrança comum a partir de 1º de julho de 2014.

A decisão foi tomada por 27 comissários europeus, em Bruxelas. As propostas detalhadas serão publicadas nas próximas semanas.

Para os governantes, não haverá prejuízo para as operadoras, pois a longo prazo os viajantes passarão a usar mais os serviços, uma vez que pagarão os mesmos valores cobrados em seus países de origem.

As reformas também têm como objetivo incentivar a consolidação de operadoras. Um fonte disse ao veículo que a Comissão Europeia está insatisfeita com a alta quantidade de empresas que oferecem serviços de telecomunicações na região.

“Há cerca de 100 operadoras na Europa e apenas quatro nos Estados Unidos”, comentou essa pessoa. “Isso não é sustentável, se vamos ter um mercado único de investimento.”

Apesar de fazer propaganda da TIM, Luciano Huck usa Vivo

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Contratado pela operadora TIM há quase dois anos, o apresentador Luciano Huck usou um smartphone com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua conta no Instagram.

Luciano publicou o controverso post ontem (14), agradecendo seus fãs por ter alcançado a marca de 10 milhões de seguidores no Facebook.

“Acordar com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal… não é todo dia”, escreveu Huck. Na imagem que Huck capturou de seu Facebook para fazer um post no Instagram, no entanto, é possível ver que a rede do smartphone de Huck é da Vivo, concorrente da TIM.

O post causou grande constrangimento na TIM e, ao que tudo indica, Huck é mesmo usuário da operadora Vivo. Afinal, para fazer o post no Instagram ou no Facebook, é preciso instalar esses aplicativos e fornecer suas senhas pessoais de acesso, o que dificilmente Huck faria no smartphone de um terceiro.

Esta não é a primeira vez que uma celebridade faz propaganda para uma marca, mas utiliza serviços ou produtos de um rival. No final de maio, a repórter do programa CQC, da Band, Daniela Calabresa, postou uma mensagem de elogio ao Galaxy S3, como parte de uma ação acordada com a Samsung.

Daniela, no entanto, usou um iPhone para fazer o post. Antes, Alicia Keys, contratada da BlackBerry, também foi flagrada usando o app do Twitter em um iPhone.

Preço médio de smartphones cai 12,5% no Brasil

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Os smartphones devem ficar ainda mais populares no Brasil. Segundo pesquisa da consultoria IDC, o preço médio dos dispositivos por aqui caiu em 12,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

No início de 2013, o valor era de cerca de US$ 440 (aproximadamente R$ 900) para US$ 384 (cerca de R$ 790). A medição foi feita antes da redução de impostos que reduziu o preço de dispositivos de até R$ 1,5 mil.

Com a redução, a IDC espera ver descontos de até R$ 200, mas espera que a média de redução fique em R$ 70, segundo o Estado de S. Paulo.

A notícia dá força à previsão de que os smartphones finalmente superarão os featurephones (celulares comuns) em número de vendas até o final do ano, já que o produto tende a se popularizar com o barateamento.

Relatório da Anatel detalha as falhas das operadoras no Ceará

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Relatório da Anatel revela que as empresas ainda falham em quesitos de qualidade no DDD 85, que abrange Fortaleza e outras cidades cearenses. Os dados mostram que a Oi ultrapassa o máximo tolerado em número de chamadas não completadas. As ligações pela TIM caem mais que o limite estabelecido pela Anatel. As informações são referentes ao primeiro trimestre do ano, os mais recentes disponibilizados pela Agência.

Em janeiro e fevereiro, a TIM ultrapassou o limite de quedas de chamada admitido pelo órgão, que é de 2% das ligações por período de maior movimento (PMM), que vai de 10h às 13h e de 18h às 21h. No primeiro mês, o índice de falhas em chamadas da operadora em um dos PMM foi de 2,15% e, no mês seguinte, de 2,16%.

Já em relação às falhas de ligações em tentativas de originação (complementos de chamada), foi a Oi que não alcançou a meta. A Anatel exige que 95% das ligações feitas sejam completadas. No entanto, a operadora completou apenas 93,74% das chamadas em janeiro, 93,63% em fevereiro e 94,81% em março.

Apesar de ter cumprido as exigência da Anatel, a Claro apresentou o maior número de eventos significativos de interrupção do serviço, atingindo quase todos os municípios do Estado e com duração de até nove horas. Das dez interrupções registradas que tiveram maior impacto, quatro foram da Claro, que por três vezes interrompeu o serviço para 156 municípios, uma delas por nove horas. Em outra ocasião, foram 20 municípios sem serviço da operadora. As outras seis interrupções que constam no ranking foram da TIM, mas de impacto menor.

A Anatel não tem metas para os períodos de interrupção do serviço, mas as falhas (que podem ser decorrentes de problemas nas estações, nos meios de transmissão ou falta de energia) são cadastradas. No decorrer do ano, o órgão irá aglomerar os eventos e avaliá-los para que seja instaurado um processo administrativo no ano seguinte. As empresas podem entrar com recurso ou pedido de reconsideração.
A TIM e a Oi, por meio de suas assessorias de imprensa, afirmaram ter tido melhorias significativas em seus indicadores nacionais na avaliação trimestral divulgada pela Anatel (referente a novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013).

A TIM ressaltou, ainda, que aguarda publicação oficial da Anatel para se pronunciar sobre os dados levantados. A operadora também destaca que, no triênio que se encerra em 2014, deve investir R$ 172 milhões em infraestrutura no Ceará.
Já a Claro informou que investe em tecnologia, ferramentas e treinamento de pessoal especializado e que se coloca à disposição para atender a todos os casos por seus canais disponíveis: atendimento telefônico, e-mail e atendimento pessoal.

Regulamento de qualidade da telefonia fixa entre em vigor

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A Anatel negou, por meio de circuito deliberativo, o pedido da CTBC para adiar a entrada em vigor do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço Telefônico Fixo Comutado, que ocorre hoje. Pela norma, os atuais 37 indicadores de qualidade caem para 21 e valem para as operadoras com mais de 50 mil acessos, promovendo assim a assimetria regulatória já usada no regulamento de qualidade da banda larga. A qualidade percebida será medida por meio de pesquisa com usuários.

O regulamento foi aprovado em dezembro do ano passado e publicado no dia 14 de fevereiro deste ano, com prazo de 120 dias para entrada em vigor, tempo considerado suficiente pela agência para que as prestadores se adaptassem à norma. A CTBC solicitou o adiamento por mais 120 dias.

O texto estabelece que o número total de reclamações recebidas em todos os canais das prestadoras de STFC, públicas ou privadas, inclusive na Anatel, não deve ultrapassar em 4% em 2013; 3% em 2014 e 2% em 2015. No caso do indicador de erros na fatura, problema mais reclamado pelos usuários, a meta é de 2,5% de documentos com equívocos para cada mil emitidos mensalmente.

O texto ainda inclui a obrigatoriedade de avaliação das prestadoras autorizadas consideradas de pequeno porte anualmente, sempre no mês de setembro, para atestar se continuam atendendo aos requisitos de pequenas empresas. Elas também devem disponibilizar, por todos os seus meios de atendimento, inclusive em seu sítio eletrônico na internet, a consulta pelo usuário das suas solicitações.
Para os pequenos operadores, com até 50 mil linhas, todas as exigências estão eliminadas, como manter call center 24 horas por dia. São apenas obrigados a disponibilizar um site na internet e permitir que o usuário faça reclamação e possa acompanhar, pela web, as providências tomadas.

Agência Publicitária da Portugal Telecom abre no Rio

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Sem fazer muito alarde, acaba de ser inaugurada no Rio de Janeiro uma filial da maior agência de Portugal. A MSTF Partners tem entre seus principais clientes a Portugal Telecom.

A movimentação merece atenção, já que a MSTF Partners assumiu a liderança do ranking português neste ano, justamente graças ao atendimento que presta à empresa de telecomunicações.

A Portugal Telecom tem grandes investimentos no Brasil por meio da Oi. Na semana passada, o ex-presidente da PT, Zeinal Bava, assumiu a presidência da operadora brasileira. A conta da Oi está com a NBS, agência inaugurada para atender o cliente em 2002. Recentemente, a agência fez o movimento operacional mais importante de sua história, ao anunciar fusão com a Quê Comunicação.

Campus Party Recife terá conexão de 10 Gbps e rede 4G

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A 2ª edição da Campus Party Recife será realizada entre os dias 17 e 21 de julho. Assim como na edição paulista, a Telefônica|Vivo é uma das principais patrocinadoras e fornecerá a conexão aos campuseiros. Desta vez, a empresa promete banda larga de 10 Gbps, o dobro do ano passado. No evento, também será possível testar a conexão 4G da operadora.

A Campus Party Recife acontecerá no Chevrolet Hall e Centro de Convenções de Pernambuco. O evento contará com a participação de 2 mil campuseiros. Tradicionalmente, o primeiro dia serve apenas para que os campuseiros cheguem ao evento, se acomodem nas barracas e comecem a fazer downloads de distribuições de Linux e vídeos educativos. As palestras começam apenas na quinta-feira, (18).

De acordo com a Vivo, haverá uma instalação dedicada no Chevrolet Hall para que os participantes testem a conexão 4G da operadora. A conexão distribuída para os campuseiros através de cabos Ethernet será de 10 Gbps, um terço da velocidade disponibilizada na última edição em São Paulo. Não que isso seja um problema: nos gráficos que mostravam a atividade da conexão, o uso raramente passava dos 10 Gbps na edição paulista.

Os organizadores prometem mais de 200 horas de palestras e oficinas, incluindo assuntos como desenvolvimento, ciência, games, empreendedorismo e mídias sociais. Elas são ótimas para agregar conhecimento, mas a gente sabe que a melhor parte da Campus Party é conhecer (ou reencontrar) amigos da internet na vida real. Você vai?

A agenda completa está no site da Campus Party Recife. Os ingressos serão vendidos a partir da próxima semana por R$ 200, válido para os cinco dias, assim como na edição anterior. Para dormir nas barracas do camping, a taxa é de R$ 60 para barracas individuais ou R$ 30 por pessoa para barracas duplas. O valor do serviço de alimentação ainda não foi divulgado.

Telefônica aposta em smartphones contra economia fraca

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A Telefónica S.A., segunda maior companhia de telefonia da América Latina, está contando com a demanda por smartphones para anular o efeito do crescimento econômico mais lento no Brasil, seu maior mercado, disse o principal executivo da região.

“O mercado depende moderadamente da economia”, disse Santiago Fernandez Valbuena, presidente da Telefónica América Latina, em entrevista no escritório da Bloomberg em São Paulo. “A migração para dados está acontecendo muito rápido, de um modo muito amplo, e nós acreditamos que este é o futuro.”

A concorrência por usuários de celulares está crescendo no País, com os consumidores deixando de usar linhas fixas, o que força as companhias a investirem em serviços como internet de banda larga para atrair clientes.

Em seu país sede, a Espanha, que tem uma taxa de desemprego de 27%, a Telefónica está perdendo clientes de linhas móveis e o valor das contas está caindo. Essa situação coloca mais pressão sobre a unidade brasileira a sustentar o crescimento.

O Brasil se tornou neste ano o maior mercado individual da Telefónica, que tem sede em Madri e é a controladora da Telefônica Brasil S.A., com sede em São Paulo. A América Latina representou 51% da receita de 14,1 bilhões de euros da Telefónica no primeiro trimestre, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Apenas 16% dos usuários de telefonia móvel no Brasil têm smartphones, disse Fernandez Valbuena. A taxa é de 50 por cento na Europa, mostrando que o País tem amplo espaço para crescer, disse ele.

“Não é um mercado estagnado como na Europa, onde você sobe e desce com o fluxo e a economia”, disse Fernandez Valbuena. “Aqui, você ainda tem como aumentar a taxa de penetração.”