16/12/2025
Início Site Página 2218

Fibra deve passar por 1,8 milhão de domicílios até o final do ano

0
A Telefônica/Vivo começou nesta segunda uma campanha de mídia na Grande São Paulo para promover o serviço Vivo TV Fibra, que hoje passa por aproximadamente 1 milhão de domicílios. Segundo o diretor de vídeo da operadora, Rafael Sgrott, a expansão da rede FTTH da operadora é acelerada. A meta é passar por 1,8 milhão de domicílios até o final do ano, incluindo a região da Grande ABC. “A oferta do serviço nestas praças começará assim que estiver acertada a licença do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC)”, diz Sgrott, afirmando que a tramitação do pedido da licença está “bem evoluída” na Anatel.

As regiões que estão recebendo redes de fibra ficam em Osasco, Guarulhos, São Bernardo, Santo André, São Caetano, Barueri e Cotia. Além disso, algumas cidades do interior, como Campinas, também devem ter redes FTTH em breve. Segundo o diretor de vídeo da operadora, a escolha das regiões depende de variáveis como concentração de renda e de pessoas. Além disso, como a operadora trabalha com um grupo de empresas de prestação de serviço, o trabalho de expansão não pode ficar concentrado em uma única região.

A operadora não deve substituir sua rede de cabo da TVA, na região metropolitana de São Paulo, pela de fibra, pelo menos por enquanto, concentrando os investimentos em regiões ainda não atendidas.

O Vivo TV Fibra custa a partir de R$ 69,90 (sem canais pagos em HD). Trata-se de um valor agressivo em relação à tecnologia empregada. Questionado sobre a viabilidade do serviço a esse custo em uma rede nova FTTH, Sgrott explica que o investimento é de “longuíssimo prazo”. “A experiência do assinante no serviço por fibra deve levar à ampliação do pacote”, diz, destacando que não é necessário instalar novos equipamentos na casa do cliente após a assinatura do pacote de entrada. “As caixas já são HD e não é necessário levar um modem”.

Na última semana, a operadora também começou uma campanha para venda do serviço de TV por satélite no interior de São Paulo. Segundo Rafael Sgrott, a interiorizar o serviço de TV não demanda um grande investimento em estrutura de instalação, uma vez que a Vivo já conta com uma rede de técnicos bem capilarizada no estado. No entanto, é necessário um alto investimento na estrutura de venda. “Na capital, a venda por telemarketing e Internet funciona bem. Mas no interior é preciso estar presente com lojas físicas e revendas”, explica. Com essas ações, a Vivo TV espera reverter a queda de base de assinantes de TV paga registrada nos últimos semestres. Contribui para isso também o fato de que o MMDS, onde a empresa tinha boa parte de sua base, já ter sido descontinuado, o que permite à Vivo agora se focar em apenas três plataformas de vídeo (cabo, fibra e DTH).

Anatel rejeita recurso da Oi e eleva multa aplicada à empresa

0
A Anatel rejeitou recurso da Telemar Norte Leste, empresa do grupo Oi, contra uma multa aplicada em maio de 2010 à filial de Minas Gerais e ainda elevou o valor da punição em 5%.

Em despacho publicado no “Diário Oficial da União” de ontem (17), a agência reguladora fixa o novo valor da multa em R$ 3,276 milhões.

A empresa foi punida por infração ao artigo 11 do Plano Geral de Metas para Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado, ao não disponibilizar telefone de uso público (TUP) em localidades com mais de cem habitantes.

A Anatel decidiu agravar a punição “ante a existência de antecedentes”.

Recentemente, outras três filiais da Telemar Norte Leste já tinham sofrido agravamento de sanção por descumprimento de vários artigos do plano de universalização.

Segundo o “Diário Oficial da União” de 11 de junho, as punições aplicadas às filiais de Alagoas, Sergipe e Piauí também aumentaram 5%, passando, respectivamente, para R$ 3,785 milhões, R$ 949,08 mil e R$ 631,56 mil.

Oi reciclou mais de 6 mil toneladas de materiais em 2012

0
Em seu Relatório de Sustentabilidade de 2012, a Oi divulgou que gerou mais de 6,6 mil toneladas de resíduos reciclados, entre listas telefônicas, venda de sucatas, baterias estacionárias e resíduos de coleta seletiva.

Desse número, mais de 4 mil toneladas são formadas por materiais de cobre, alumínio e ferro, cabos de fibra ótica, baterias, cabos telefônicos, sucatas de informática, partes de peças de telefones públicos vandalizados, entre outros. Esse material foi transformado em vassouras de limpeza pública, sacos de lixo, polietileno e PVC reciclado.

A operadora também recolheu cerca de 44 mil itens entre aparelhos celulares e acessórios, pilhas e baterias por meio de pontos de coleta em lojas e prédios administrativos pelo País.

Clientes Vivo poderão comprar jogo World of Warcraft

0
Em uma parceria entre o Boa Compra e a plataforma de pagamento móvel Movile, os clientes da operadora Vivo podem utilizar o celular para comprar o game World of Warcraft via SMS. Esta é a primeira vez que o game pode ser adquirido por esse método no Brasil.

Por tempo limitado, o jogo pode ser adquirido por R$ 9,99, o que inclui suas duas primeiras expansões, The Burning Crusade e Wrath of the Lich King, além de 30 dias de tempo de game. Aqueles que adquirirem o jogo pelo site do Boa Compra recebem também 2.500 Golds para serem utilizados no site.

A oferta está disponível no hotsite especial criado para a promoção, que pode ser acessado por meio deste link.

GVT investe R$ 600 mil e inicia operação no Recife antigo

0
A GVT amplia sua atuação em Pernambuco com o início das operações no Recife Antigo. A empresa leva para a região do centro histórico serviços de banda larga de 5 Mbps a 150 Mbps, TV por assinatura integrada à internet e planos de telefonia fixa. 

A operadora investiu mais de R$ 600 mil na obra de infraestrutura na região, com a implantação de cabos de fibra óptica que permite a oferta de mil acessos de telecomunicações.

Com a nova rede, a operadora vai ofertar na região um pacote com banda larga de 150 Mbps ao valor mensal de R$ 299,90, incluindo telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura (triple play). Os empresários do Recife Antigo têm acesso às soluções corporativas customizadas para profissionais liberais e pequenas, médias e grandes empresas. 

“Quando começamos a atuar no Recife, em 2009, já estava nos planos a expansão para o centro histórico. Essa é uma área estratégica, polo de desenvolvimento tecnológico da capital, mas que demanda um modelo de implantação de infraestrutura específico devido à sua localização geográfica”, afirma o diretor comercial da regional Nordeste da GVT, Renato Pontual.

Telefônica nega notícia de oferta da AT&T

0
A Telefônica (dona da Vivo no Brasil) declarou que não recebeu nenhuma indicação de interesse da AT&T, após uma reportagem de jornal espanhol afirmar que o governo da Espanha havia impedido uma oferta de 70 bilhões de euros (93 bilhões de dólares) que teria sido feita pela operadora norte-americana.
Segundo o jornal El Mundo, um representante da AT&T informou o governo da Espanha sobre os planos da companhia para comprar a Telefônica e assumir a dívida de 52 bilhões de euros da companhia. O jornal, que citou fontes com conhecimento do assunto, afirmou ainda que o Estado impediu a venda.

“A Telefônica não recebeu qualquer abordagem, nem recebeu indicação de interesse por voz ou por escrito”, disse um porta-voz da companhia espanhola.
O governo espanhol tem mecanismos para bloquear a venda de qualquer empresa considerada estratégica para a economia nacional, segundo fontes citadas pelo El Mundo. De acordo com o jornal, o assunto foi debatido nos ministérios da Economia e Indústria, bem como no gabinete do primeiro-ministro, Mariano Rajoy.
A AT&T tem buscado neste ano formas de crescer fora dos Estados Unidos, inclusive por meio de aquisições e expandindo seus negócios por meio de atendimento a clientes corporativos.
A aquisição da Telefônica tornaria a AT&T a maior empresa de telecomunicações do mundo, com um valor de mercado de quase 300 bilhões de euros, de acordo com o El Mundo.
Uma eventual aquisição da Telefônica daria à AT&T acesso ao mercado latino-americano, onde a companhia espanhola obtém atualmente mais da metade de suas receitas.

TIM investirá em lojas no Mato Grosso do Sul

0
A operadora TIM acaba de anunciar que vai investir em novas lojas no Mato Grosso do Sul. Até o final do ano, oito novas unidades serão abertas, o que torna o Mato Grosso do Sul o estado que mais receberá investimentos para o atendimento aos clientes da operadora na região Centro-Oeste. Somados os tipos de lojas (as de franquia e própria), a operadora possui atualmente 13 lojas no estado.

As primeiras aberturas estão previstas para agosto. Até o final do ano, serão duas lojas em Campo Grande, e uma nas cidades de Chapadão do Sul, Paranaíba, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Corumbá e Dourados.

De acordo com Leonardo Queiroz, diretor da TIM no Centro-Oeste, o mercado no Mato Grosso do Sul está se desenvolvendo e é preciso investir em novos pontos de venda. “Só no mês de maio, no TIM Liberty +50, que traz chamadas ilimitadas de TIM para TIM (Locais e DDD 41), tivemos um crescimento em vendas de 26% no estado em relação ao mesmo período do ano anterior”, conclui o executivo.

Pane na Oi provoca caos e Procon/PB quer explicações

0

O Procon Paraíba (Procon-PB) notificou a empresa de telefonia Oi por causa da pane nos serviços na rede fixa e móvel em todo o Estado. A empresa agora tem o prazo de dez dias para apresentar justificativa sobre as falhas apresentadas.

O secretário Executivo do Procon-PB, Marcos Santos, informou que após o prazo concedido para apresentação de justificativa pela empresa, o procedimento será encaminhado para a consultoria jurídica do órgão de defesa do consumidor, que analisará o caso. “Mesmo que o problema na rede tenha sido ocasionado por terceiros, a empresa deveria ter meios para garantir a continuidade dos serviços”, ressaltou.

Conforme o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), a multa aplicada à empresa, caso as justificativas apresentadas não sejam acatadas pelo setor jurídico, pode variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.

Na manhã de ontem (15), por exemplo, vários internautas reclamaram que não estavam conseguindo completar as ligações através da operadora Oi.

Vivo lança campanha de combate ao trabalho infantil

0
A Fundação Telefônica|Vivo, em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estão lançando uma campanha a fim de combater a o trabalho infantil e esclarecer as condições para a contratação legal de adolescentes. Intitulada “É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido”, a campanha promoverá um debate sobre o assunto nas redes sociais e fará ações presenciais em 10 cidades do Norte e Nordeste até o final do ano. São elas: Salvador, Fortaleza, São Luís, Recife, Maceió, Aracaju, Rio Branco, Manaus, Porto Velho e Belém.

A nova edição da campanha, iniciada em 2012, pretende mobilizar a sociedade para o enfrentamento do trabalho infantil e esclarecer as condições para a contratação legal de adolescentes para o mercado de trabalho.

Segundo dados do IBGE, no Brasil há 3,4 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos que trabalham. A situação é bastante crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde vivem 1,4 milhão desses meninos e meninas. Para mobilizar a sociedade em torno do tema, a campanha pretende envolver diversos públicos, incluindo adolescentes, jovens, especialistas no assunto, comunicadores, operadores do sistema de garantia de direitos, pais e responsáveis.

A estratégia é propor aos cidadãos tornarem-se agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais. Os atores Lázaro Ramos, que também é embaixador do UNICEF, Priscila Fantin, Ângelo Paes Leme e Francisco Cuoco apoiam a causa e gravaram vídeos para a campanha.

“Este ano direcionaremos os esforços para o Norte e o Nordeste, áreas historicamente com os maiores índices de trabalho infantil. Por isso, escolhemos como palco para o lançamento da campanha a cidade de Salvador” diz Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica|Vivo. “Queremos mobilizar a sociedade quanto ao tema do trabalho infantil e garantir aos adolescentes um trabalho protegido, de forma que possam aprender uma profissão sem correr riscos ou prejudicar os estudos.” completa.

O mote “É da Nossa Conta”, lançado na edição passada da campanha, foi mantido pela grande identificação e associação do público para com o projeto, além de chamar a atenção para o aspecto da corresponsabilização da sociedade civil e do Estado. “Destacamos um problema que se tornou opaco e culturalmente aceito, mas que de fato atinge milhares de crianças. É da minha conta, da sua e da conta de todos os brasileiros.” completa Françoise.

Francisco Valim joga processo de R$ 35 milhões na Oi. Saiba o motivo

0

Francisco Valim, o CEO mais caro da história das telecomunicações brasileiras, vai processar a Oi em R$ 100 milhões (35 milhões de euros) depois de ter sido despedido em janeiro por maus resultados. Apesar de só ter ficado 18 meses à frente da operadora brasileira (agora liderada por Zeinal Bava) Valim quer receber a totalidade dos quatro anos previstos no contrato e já colocou uma ação no Tribunal da Relação do Rio de Janeiro. O ex-CEO recebia perto de 700 mil euros de salário por mês (incluindo remuneração fixa e prêmios de desempenho), quase 35 milhões de euros para o período de quatro anos.


Em 2010, a escolha de Valim coincidiu com o início da reestruturação da empresa, mas depois de apresentar um plano de investimento ambicioso (R$ 8 bilhões entre 2012 e 2015) e um generoso dividendo de R$ 700 milhões/ano, o ex-CEO viu os resultados degradarem-se no final de 2011 A dívida líquida acumulada, de 9,3 bilhões de euros, a queda das receitas e o aumento de custos levou os acionistas (incluindo a Portugal Telecom) a afastarem Valim em nome de uma solução interna. 
Durante seis meses, o chairman, José Mauro Carneiro da Cunha, acumulou a presidência com a gestão executiva até que, há duas semanas, a Oi confirmou Zeinal Bava como o novo CEO da empresa, acumulando este cargo com a liderança da PT Portugal. O novo plano estratégico, ainda deverá demorar, mas a empresa já ganhou com o anúncio: depois de perder 44% desde a saída de Valim, a Oi subiu 20% na Bolsa, para chegar aos R$ 5,48.

Forte na telefonia fixa, a Oi é apenas quarta nos telefones celulares, ultrapassada pela Vivo (de onde saiu a PT), TIM e Claro. A complexidade da empresa, a perda de receitas no fixo e a fraca competitividade no móvel são alguns dos problemas apontados pelo mercado à Oi, onde a PT tem 27% do capital.
A reforma do Estado vai ajudar a PT a duplicar as vendas a empresas e à administração pública. Depois de, em 2012, as vendas da PT Pro terem subido 5%, para 56 milhões, a expectativa é que este tipo de serviços cresça 50% nos próximos três anos. “Quer no domínio público quer no privado, o outsourcing de processos tem uma natural tendência de crescimento”, garantiu o porta-voz da empresa, citado pela agência Reuters. Com 200 clientes, a PT Pro ajuda as empresas a gerir processos de cobranças, recursos humanos, imobiliário e documentos, entre outros.