17/12/2025
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3T13: Grupo Vivo é o mais rico, mas está sendo ameaçada pela América Móvil

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A Vivo é o maior Grupo de Telecomunicações do Brasil com receita líquida de R$ 8,6 bilhões no 3T13, mas está sendo ameaçada pela América Móvil (R$ 8,4 bilhões).


R$ bilhões
1T12
2T12
3T12
4T12
1T13
2T13
2T13
Vivo
8,3
8,2
8,5
8,9
8,6
8,5
8,6
América Movil
7,7
7,5
7,6
7,9
7,9
8,1
8,4
Oi
6,8
6,9
7,0
7,4
7,0
7,1
7,1
Tim
4,5
4,5
4,7
5,0
4,7
4,9
5,1
GVT
1,0
1,0
1,1
1,2
1,2
1,2
1,2

* O Grupo América Móvil representa as operadoras Claro, Embratel e NET.

3T13: GVT lidera em crescimento

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A GVT liderou em crescimento de receita líquida e em quantidade de acessos no 3T13, quando comparado ao 3T12.

As seis operadoras apresentaram crescimento positivo da receita no 3T13 em relação ao 3T12, sendo que apenas a GVT e a Oi apresentaram crescimento maior na quantidade de acessos do que na receita.

3T13: Grupo GVT mantém a liderança em Margem EBITDA e é a mais rentável

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A GVT manteve a liderança em margem EBITDA no 3T13, seguida pela Oi e pela Vivo. Apenas GVT e Oi apresentaram crescimento na sua margem EBITDA em relação ao 2T13. As outras quatro operadoras apresentaram queda.

A Telefônica/Vivo apresentou o maior lucro no 3T13 (R$ 760 milhões), seguida pela TIM (R$ 315 milhões) e pela Oi (R$ 172 milhões).

3T13: Grupo Oi lidera em investimentos

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A partir de agora você passa a acompanhar os principais resultados das operadoras de telecomunicações aqui do Brasil referentes ao terceiro trimestre 2013 (3T13). A divulgação dos dados segue até o inicio da tarde desta segunda-feira (02) e cada segmento será divulgado aos poucos até lá. Apreciaríamos muito a sua companhia durante a divulgação! Para começar, vamos saber qual a operadora apresenta atualmente a melhor cobertura. Confira:

A Oi liderou em investimentos (Capex) nos primeiros nove meses do ano, seguida pela América Móvil e pela Vivo.

MasterCard lança sua carteira mobile em nosso território

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Após o lançamento na Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, a MasterCard anunciou a chegada ao Brasil de sua plataforma de carteira digital, a MasterPass. O serviço, que pode ser usado tanto em computadores quanto em tablets e smartphones, reúne informações dos cartões de crédito do consumidor e dados para endereços de entrega de produtos. O objetivo é trazer maior conveniência tanto para o usuário quanto para o estabelecimento comercial.

A novidade será lançada pela Caixa Econômica Federal até o final do ano, com as primeiras implantações já nas próximas semanas. O primeiro site de e-commerce a ter assinado com a bandeira foi o Giraffa, mas outros também firmaram parcerias e devem implantar a partir de janeiro, após o período crítico de vendas de final de ano.

A bandeira procura não diferenciar as transações virtuais das móveis e das fixas, então o serviço estará disponível também em smartphones por meio do aplicativo MasterPass através de conexões 3G, 4G ou Wi-Fi. O consumidor pode efetuar uma compra totalmente pelo navegador, usando o botão do serviço oferecido pela loja virtual, ou completar um pagamento via tecnologias contactless.

O diretor de convergência digital e e-commerce da MasterCard, Marcelo Theodoro, afirma que o serviço permite o uso de qualquer tecnologia, as APIs estão disponíveis para comunicação por proximidade (NFC), Bluetooth ou leitura de tags como o QRcode. “Quando falamos em convergência, queremos que os mesmos dados estejam disponíveis no meu celular para uma transação contactless, pois ele tem o cartão salvo na carteira”, explica.

Segundo a empresa, o País conta com cerca de 1 milhão de máquinas de cartão (POS) compatíveis com a tecnologia de proximidade de campo. Pelo padrão definido pelas próprias instituições financeiras com a Mastercard, valores acima de R$ 50 na plataforma exigem senha. Nesse caso, o consumidor encosta o smartphone com NFC na máquina de POS, que exige uma senha na tela do próprio dispositivo. Em seguida, ele encosta novamente e já completa a transação.

Para as transações NFC, o elemento de segurança fica armazenado no SIMcard, sendo necessária a utilização do aplicativo. No caso de um aparelho não possuir a tecnologia, como o iPhone, por exemplo, é possível utilizar a criptografia oferecida no app ou outros formatos de segurança, como stickers (adesivos externos). Quem escolhe como será formatada a proteção da transação é a empresa que adquire a plataforma da MasterCard.

O vice-presidente de produtos da MasterCard para o Brasil e Cone Sul, Marcelo Tangioni, explica que, com o serviço, a empresa busca se envolver mais nos processos de pré-venda e, principalmente, de pós-venda. “Quando olhamos estatísticas em sites de comércio eletrônico, o principal motivo de abandono no momento da compra é o check-out, o pagamento da compra, quando ele (o consumidor) se depara com a quantidade de informações que tem que colocar”, declara. Ele diz que essa falta de conveniência responde por um terço das razões de abandono de compras. Com o MasterPass, essas informações são salvas na nuvem e o consumidor só precisa preencher uma vez e, em cada site, pode usar o botão com o nome do serviço para completar a compra (embora seja preciso colocar e-mail e senhas cadastrados a cada nova compra). Dessa forma, a mesma solução pode ser apresentada em computadores, smartphones e tablets, e até mesmo em outros dispositivos conectados, como TVs, videogames e outros aparelhos.

O modelo escolhido é chamado de “passthrough”, no qual a transação é transparente para o estabelecimento, pois a loja saberá exatamente quem está efetuando o pagamento. Além disso, a vantagem é poder simplificar o check-out, reduzindo a quantidade de abandonos, e a exclusão de um subadquirente, um intermediário entre o estabelecimento e a bandeira e que requer um pagamento de taxa adicional.

O serviço pode ser feito também como white-label com outras companhias (inclusive estabelecimentos comerciais ou operadoras de telecomunicações), como no caso do Banco Santander, na Espanha, que utiliza a solução com a própria marca. É possível adicionar outros cartões na carteira virtual, inclusive de outras bandeiras.

Tangioni disse que ainda não há planos de incluir a plataforma na joint-venture que a MasterCard mantém com a Telefônica no Brasil, a MFS. “Lá, o foco é no público não-bancarizado, ainda com featurephones”, diz. Mas ele reconhece que a operadora é um “parceiro histórico”, com quem mantém acordos em 12 países da América Latina, e que “nada impede” que a tele queira oferecer a solução para a base de clientes bancarizados. “A Telefônica é um parceiro a se conversar, a gente fala com eles”.

TIM participa mais uma vez do Índice de Sustentabilidade Empresarial

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Divulgada na quinta-feira (28/11), a lista da carteira do Índice de Sustentabilidade (ISE) da BM&FBOVESPA traz a TIM pelo sexto ano consecutivo. Estão presentes no ISE as empresas que têm ações com alto grau de comprometimento em sustentabilidade e governança corporativa. A nova lista entra em vigor a partir de janeiro de 2014. 

A participação da TIM no ISE reforça o compromisso e as boas práticas da empresa em relação às ações sustentáveis. Este ano, a operadora apresentou o Instituto TIM, com o principal objetivo de criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação, promovendo o desenvolvimento humano e utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Outro destaque foi a realização do inventário de emissões de gases de efeito estufa auditado por um empresa independente, que rendeu, pela segunda vez consecutiva, o selo ouro do GHG Protocol, programa da Fundação Getúlio Vargas. 

Este ano, a carteira terá 51 ações de 40 companhias listadas na Bolsa, quatro a mais do que a anterior. O valor de mercado das empresas que integram o ISE subiu de R$ 1,07 trilhão para R$ 1,14 trilhão, o equivalente a 47,16% de todos os papéis negociados no pregão. Vale destacar que a TIM é a única empresa do setor de telecomunicações listada no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa.

Nenhum dos leitores foi às lojas em busca dos novos iPhones 5c e 5s

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Nosso obrigado a todos que votaram na enquete da semana que passou. Confira o resultado abaixo:

A enquete desta semana já está valendo. Diante do crescimento do pós-pago nos últimos meses e queda nas adições do pré-pago, gostaríamos muito de saber qual plano você utiliza em sua linha principal. As nossas enquetes fecham sempre aos sábados.

*As enquetes do Minha Operadora não tem caráter científico. Mas podem servir como parâmetros de estudos de mercado realizados pelas operadoras parceiras.

Após chuvas, população de Boa Vista fica sem serviço móvel

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A forte chuva que atingiu Boa Vista – RR na madrugada desta quinta-feira (28) deixou, além dos prejuízos materiais e famílias desabrigadas, a população sem comunicação. Usuários da telefonia móvel reclamaram que não conseguiam utilizar os serviços de ligação, envio de mensagens SMS e nem acessar a internet.

“Foi um caos. De madrugada chovendo, alagando tudo e a gente sem poder se comunicar com os familiares para saber como estava a situação. Até agora de manhã está impossível fazer sequer uma ligação”, reclamou Vania Santos, que utiliza os serviços da Vivo.

Os problemas com as falhas na telefonia móvel também afetaram outras empresas de telefonia. A operadora de master, Marília Marques, também relatou problemas com a conexão. Segundo ela, os problemas são constantes, mas nesta madrugada os serviços pioraram.

“Eu tentei enviar uma mensagem na hora do temporal, por volta das 2h30 da manhã, e não consegui. Só dava erro. Tentei ligar para minha mãe no trabalho para saber como ela estava e não consegui completar a ligação”, declarou.

Por meio de nota, a Vivo informou que foram totalmente normalizados os serviços de voz e dados no estado de Roraima que, na manhã desta quinta-feira (28), foram afetados por problemas decorrentes de oscilação de energia elétrica provocada por fortes chuvas durante a madrugada. Segundo a operadora, os serviços foram restabelecidos às 10h40 (para os clientes com 3G) e 11h (para os clientes que utilizam a tecnologia 2G), horário local. Assim que detectada a falha, a Telefônica Vivo mobilizou suas equipes técnicas para solucionar o problema no menor prazo possível e reestabelecer os serviços oferecidos aos clientes.

A Claro informou que seus clientes podem ter encontrado dificuldades para acessar os serviços de voz e dados da operadora em Boa Vista, na manhã de quinta-feira (28). A companhia reforça que todos os seus esforços foram imediatamente empenhados e os serviços já foram restabelecidos.

Ainda por meio de nota, a Oi informou que em função das fortes chuvas que atingem o estado, um equipamento da companhia instalado na estação Buritis em Boa Vista foi danificado, afetando os serviços de telefonia móvel e fixa em Boa Vista e em outras cidades. Equipes técnicas já estão no local e trabalham para normalizar os serviços o mais brevemente possível.

Grupo invade e assaltam loja da Claro

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Três assaltantes invadiram a loja da Claro, localizada na Rua Doutor Ricardo Vilela, na hora do almoço desta quarta-feira (27), e fizeram os funcionários reféns em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. Enquanto dois vendedores foram amarrados com uma espécie de corda de plástico conhecida como “enforca gato”, outros dois ficaram trancados em um cômodo do estabelecimento. Os bandidos roubaram 20 celulares, mas na saída a Polícia Militar conseguiu deter dois deles.
Segundo o soldado Rodrigo, que estava acompanhado do também soldado Theodoro, por volta das 13 horas, uma mulher passou correndo na base da PM e avisou que havia homens suspeitos na loja, com mochilas. Chegando ao local, os marginais já haviam cometido o roubo, sendo que um deles tinha fugido com os celulares e portando uma arma. Outro estava na porta quando foi preso e o terceiro se encontrava no fundo da loja.
Os dois assaltantes detidos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência e, mas tarde, levados para a Cadeia. Trata-se de Eric Ferreira França, 20 anos, e Mateus de Almeida Souza, 18 anos, esse último não tinha documentos de identidade. O fugitivo não foi encontrado, tampouco o material fruto do roubo. As primeiras informações dão conta de que os ladrões possam ser da Zona Leste de São Paulo.
Curiosamente, anteontem, em Poá, um crime semelhante foi registrado. Três homens invadiram a Lojas Cem, durante a tarde e levaram diversos aparelhos celulares. Da mesma forma, os funcionários foram feitos reféns e ficaram trancados em um dos estoques. Os suspeitos fugiram a pé.

Controladora da Nextel na lista de empresas com maior prejuízo nos EUA e AL

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Na lista das empresas com capital aberto nos Estados Unidos e América Latina com os maiores prejuízos no terceiro trimestre figuram: a Centurylink, a Sprint Corp e a NII Holdings, que atua com a marca Nextel no Brasil.


As empresas registraram prejuízo de US$ 1,045 bilhão, US$ 699 milhões e US$ 299,941 milhões, respectivamente. Com as três empresas entre os 15 maiores prejuízos entre os dois mercados, o setor de telecomunicações ficou em primeiro lugar em termos de maiores perdas no período. 

Na análise dos maiores prejuízos do terceiro trimestre apenas entre empresas da América Latina, nenhuma empresa de telecomunicações aparece na lista, considerando as 15 maiores perdas.