19/12/2025
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Dez mais reclamadas deverão informar ao consumidor sobre posição

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Desde o dia 16 de janeiro, as companhias que fazem parte da lista das dez empresas mais reclamadas do Procon-SP são obrigadas a expor esta informação em todas as suas lojas, sejam físicas ou virtuais. A regra foi estabelecida pela Lei Estadual n° 15.248/13 e estabelece multa de até R$ 7 milhões, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em caso de descumprimento. 

Na prática, a medida começa a valer para as empresas que integrarem o ranking de 2013, que será divulgado em março pelo Procon-SP. De acordo com a lista do ano passado, as teles estão entre as dez mais reclamadas. Telefônica|Vivo é a primeira colocada, seguida da Claro. A Net Serviços ocupa o quinto lugar; a TIM aprece na sexta posição e a Oi é a nona empresa mais reclamada.

De acordo com a lei, a partir da divulgação da lista, as dez empresas mais reclamadas têm 30 dias para começar a veicular a informação em suas lojas. Porém, o padrão, a forma, a localização e o tamanho da divulgação das informações ainda serão definidos pelo governo paulista. De acordo com o Procon-SP, a fiscalização do cumprimento da nova regra será feita somente a partir desta regulamentação.

Segundo o advogado Bruno Boris, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em direito do consumidor, o propósito da lei é de constranger a empresa como forma de obrigá-la a atender reclamações dos consumidores e, assim, sair da lista negativa. 

Para ele, não ajudará em nada no dia a dia do consumidor, pois não se pode afirmar objetivamente que a empresa mais reclamada vai prestar um serviço sem qualidade a um determinado consumidor.

Vivo lança promoção para fazer frente ao Oi Galera. Conheça TUDO

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Com o objetivo de voltar a concorrer a altura no pré-pago, a Vivo apresentou sua nova promoção para a modalidade. Vivo Tudo (como é chamada a oferta) oferece ligações, torpedos e internet ao custo de um valor único. A promoção lembra muito o plano Oi Galera, que oferece uma oferta conjunta com vários serviços (ligações, SMS e internet) também a um preço único, de R$ 0,99 no dia que usar. Existem algumas diferenças, no entanto, do Vivo Tudo em relação ao Oi Galera:

  1. Tarifação: Ao invés de pagar por dia, o cliente cadastrado no Vivo Tudo paga uma taxa por semana. Além disso a tarifação ocorrerá sempre, independente se o cliente utilizar os serviços, ou não.
  2. Serviços não inclusos: Alguns serviços oferecidos no Oi Galera, como o acesso gratuito aos pontos de internet WiFi e o acesso a um serviço de rádio on-line não existem na promoção da Vivo.
  3. Campanha: A campanha inicial da promoção da Vivo não foi igual a da Oi, que promoveu campanhas constantes na internet para promover o aplicativo do serviço, com listas e envio à jato de um chip novo exclusivo e personalizado para o plano através dos Correios. A Vivo preferiu não criar tantos detalhes para a adesão da oferta e disponibilizar o cadastro para todos os clientes da base Vivo Pré.
  4. Fixo: Nesse caso, o Oi Galera é que não permite ligações para fixo. Já a Vivo permite as ligações para fixo de qualquer operadora a um valor promocional.


Bom, mas deixando de lado as comparações, vamos nos dedicar a dar todos os detalhes do Vivo Tudo. Já adiantamos que essa é a matéria mais completa disponível na internet sobre a promoção.

O Vivo Tudo oferece a possibilidade de os clientes aderirem a serviços conjuntos pagando apenas um valor único semanal de R$ 6,90, ou seja, R$ 0,98 por dia. Ao efetuar o pagamento desse valor, o cliente cadastrado na oferta passa a ter disponibilizado em sua linha ligações para qualquer Vivo (local ou longa distância nacional), envio de torpedos SMS ilimitados para qualquer Vivo do Brasil e acesso a internet ilimitada do seu celular ou smartphone.

Agora, o que muitos sites não informaram nem detalharam para os seus leitores: a promoção possui quantidade de benefícios diferentes para algumas regiões. Para sermos mais detalhistas, a oferta teve seus benefícios modificados para atender a um público de três regiões distintas. Detalhamos abaixo quais estados fazem parte de cada uma dessas regiões e quais os benefícios para elas. Verifique em qual divisão está seu estado e conheça os benefícios oferecidos a você.

Para facilitar, nós do Minha Operadora iremos numerar essas regiões. Essa numeração tem por objetivo ilustrar meramente esse artigo e não é utilizado pela operadora em questão para dividir as regiões da promoção.

Região I: SP, RJ, ES, MG, RS, DF, GO, TO, MT, MS, AC, RO, PA, AM, RR, AP, BA, SE e MA:
  • 100 minutos para falar com qualquer Vivo do Brasil (usando o 15)
  • Envio de SMS ilimitado para qualquer Vivo do Brasil
  • Franquia de 75MB para acessar a internet


Região II: PR e SC:
  • 300 minutos para falar com qualquer Vivo do Brasil (usando o 15)
  • Envio de SMS ilimitado para qualquer Vivo do Brasil
  • Franquia de 75MB para acessar a internet


Região III: AL, CE, PB, PE, PI e RN:
  • Ligações ilimitadas para qualquer Vivo do Brasil (usando o 15)
  • Envio de SMS ilimitado para qualquer Vivo do Brasil
  • Franquia de 100MB para acessar a internet


Algumas informações importantes:
  1. Todos os benefícios são válidos por 7 dias a partir do momento da adesão e são renovados automaticamente sempre no mesmo dia da semana em que houve a contratação da oferta. Por exemplo: o Wallison se cadastrou no Vivo Tudo nesta terça-feira. A partir de então todas às terças-feiras haverá a cobrança de R$ 6,90 para a manutenção da promoção.
  2. Nas regiões I e II existem uma quantidade de minutos estabelecida para você falar com celulares Vivo. Caso você ultrapasse a quantidade de minutos estipulada a sua ligação passará a ser tarifada de acordo com as regras da antiga promoção Vivo Sempre, R$ 0,05 por cada minuto excedente.
  3. A mesma regra vale para quando acabar os 7 dias. Se na semana seguinte a Vivo não conseguir debitar o valor da oferta automaticamente o cliente utiliza o saldo restante falando a R$ 0,05/minuto e enviando SMS a R$ 0,05. O acesso a internet não será autorizado se a renovação da promoção não for efetuada. Após o cliente efetuar a recarga e a Vivo conseguir debitar os R$ 6,90 todos os benefícios voltam a valer.
  4. Na região III o cliente tem a liberdade de fazer suas chamadas e falar o tempo que bem entender, desde que não ultrapasse o período de 3 horas seguidas falando numa mesma ligação.
  5. Ainda falando sobre a região III, a promoção Vivo Sempre Ilimitado continua disponível por lá para aqueles clientes que preferirem se cadastrar nela ao invés do Vivo Tudo.
  6. Em todas as regiões, a velocidade padrão da velocidade do acesso a internet será de 256kbps e após a franquia (informada acima) ser utilizada, a velocidade será reduzida para até 16 kbps.
  7. SMS para celulares que não sejam os da Vivo serão tarifados à parte no valor de R$ 0,05 por torpedo enviado.
  8. Ligações para telefones fixos de qualquer operadora custam R$ 0,50/min. nesta promoção.
  9. A promoção tem validade de 12 meses, a partir do mês de adesão.

ATUALIZAÇÃO: A partir de 21/11/2014 a internet do Vivo Tudo passou a ser compatível com a tecnologia 4G.

O Vivo Tudo já está sendo amplamente divulgado pela mídia por meio de comerciais, merchandising nos melhores programas de televisão, mídia impressa e spots em emissoras de rádios de todo o Brasil. O filme de 1 minuto apresenta as atrizes Grazi Massafera e Sheron Menezes e a modelo Thaila Ayala disputando a preferência do ator Joâo Cortês, mais conhecido como ‘Ruivinho da Vivo’Assista a seguir a primeira campanha da promoção:




Você pode aderir a oferta de três formas:

  • Ligando para *9003 do seu próprio celular Vivo
  • Acessando o site da promoção: vivo.com.br/vivotudo
  • ou enviando um SMS com a palavra CADASTRO para o número 9003

Você poderá se cadastrar até 31/01/2015.

Setor de Telecom esse ano não deve ser pior do que no ano passado

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Segundo enquete realizada pelo Minha Operadora na semana passada (12-18/01), o setor de telecomunicações deve melhorar ou permanecer do jeito que está nesse ano de 2014 com 44.4% percentuais cada, isso segundo os leitores do site que manifestaram sua opinião votando na pesquisa. Os mais pessimistas representaram apenas 11.1% dos votos. Confira no gráfico abaixo mais detalhes de qual é a expectativa dos nossos visitantes para o setor de telefonia, internet e TV paga.

Nesta semana queremos saber o que você acha das recentes discussões envolvendo algumas operadoras de TV por assinatura, como Sky e Net, por ambas constantemente se negarem a incluir novos canais em suas grades de programação. O embate levanta muitos pontos a serem discutidos e o Minha Operadora pergunta: quem está com a razão, as operadoras ou as programadoras? Vote! A enquete terá fim neste sábado (25).


Embratel anuncia 800 vagas em call center de sete cidades

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A BrasilCenter, empresa de “call center” da Embratel, anunciou a oferta de 800 novas vagas para representante de atendimento em sete cidades do país, sendo 200 vagas em Macaé (RJ), 200 em Ribeirão Preto (SP), 140 em Vila Velha (ES), 130 em Goiânia (GO), 100 em Juiz de Fora (MG) e 30 vagas no Rio de Janeiro.

A empresa oferece vagas efetivas, vale refeição, assistência médica, vale transporte, seguro de vida, assistência odontológica, auxílio-creche e programa de participação nos lucros e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Segundo informou a BrasilCenter, os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos, 2º Grau Completo, conhecimento básico de informática e disponibilidade de horário, não sendo exigida experiência anterior. Os currículos devem ser cadastrados no site da empresa.

Sobre

A BrasilCenter possui 10 mil funcionários em suas subsidiárias em seis localidades: Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Macaé (RJ), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES).

MP aciona operadoras por práticas abusivas contra clientes. Saiba +

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As operadoras de telefonia móvel Claro, Oi, TIM e Vivo são alvo de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público da Bahia. A promotora de Justiça do Consumidor, Joseane Suzart, identificou uma série de práticas abusivas cometidas pelas empresas contra seus clientes. Ela solicita à Justiça que obrigue as operadoras a indenizar os consumidores por danos materiais e morais, a restituir em dobro os valores pagos em cobranças abusivas e a indenizar a coletividade em R$ 100 mil, para serem destinados ao Fundo Estadual dos Direitos do Consumidor.

Na lista de atos infracionais, apurados por meio de inquérito civil instaurado em maio de 2013, constam:
  • habilitar estações móveis sem verificar se elas foram homologadas na Anatel, podendo gerar falsa expectativa ao consumidor;
  • não fornecer informações adequadas sobre a prestação do serviço; criar obstáculos ou empecilhos para a rescisão contratual;
  • não disponibilizar setores de vendas para comercializar planos Básico e de Referência; 
  • prestar serviços não solicitados pelo consumidor, sem adesão a um plano específico e com cobranças abusivas em desacordo com as informações anteriormente prestadas para os consumidores;
  • interrupções na prestação do serviço não programadas e nem divulgadas para o público consumidor;
  • e desrespeito ao Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
As irregularidades foram identificadas após investigações iniciais motivadas por reclamações de clientes sobre as operadoras não exigirem apresentação de documentação para cadastramento de usuários pré-pagos de Serviço Móvel Pessoal, o que infringe a resolução 477/2007 da Anatel.

A promotora também pede que a Justiça conceda liminar determinando que as operadoras realizem, entre outras medidas:
  1. o cadastramento prévio dos usuários pré-pagos, com as informações de nome completo, número do documento de identidade ou do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, para pessoas físicas, ou do Ministério da Fazenda, para pessoas jurídicas, e endereço completo; exijam que os consumidores apresentem originais ou cópias autenticadas dos documentos para cadastro de Plano Pré-Pago;
  2. habilitem as estações móveis depois de verificarem a certificação das mesmas pela Anatel; forneçam previamente informações adequadas sobre as condições de prestação do serviço, facilidades e comodidades adicionais, e preços;
  3. disponibilizem os endereços de todos os setores de atendimento e venda e setores de relacionamento pelo Centro de Atendimento e pela página da Internet;
  4. não imponham obstáculos ou empecilhos infundados diante de pedidos de rescisão contratual dos usuários;
  5. desativem a estação móvel 24 horas após o pedido de rescisão do contrato, sem ônus ao consumidor;
  6. informem, esclareçam dados a todos os usuários e pretendentes de que eles têm o direito de se vincularem ou não ao Plano Básico;
  7. não efetivem cobranças abusivas em desacordo com as informações anteriormente prestadas para os consumidores e nem acerca de produtos e/ou serviços não solicitados;
  8. e não imponham obstáculos para que os consumidores possam formalizar contestação de débitos.

Nextel instala 3G em Pernambuco, Goiás, Paraná e no Distrito Federal

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A Nextel, que anunciou recentemente um acordo com a Telefônica/Vivo para uso das redes WCDMA, iniciará, a partir dessa semana, a oferta de pacotes de internet móvel em Curitiba, Brasília, Goiânia e Recife. A operadora do grupo NII Holding já atuava nas capitais, porém somente com o serviço de rádio (iDEN). 
Nesta primeira etapa do lançamento, a Nextel oferece três opções de planos, de 1GB, 3GB e 5GB, apelidados de P, M e G, com o intuito de facilitar o entendimento dos usuários, segundo a operadora. “Desenvolvemos planos simples para facilitar a escolha dos consumidores e aumentar a presença da operadora no mercado de dados”, afirma Alfredo Ferrari, vice-presidente de Novos Negócios Assuntos Governamentais e Regulatórios da Nextel.
A Nextel ressaltou, em nota, que planeja um crescimento de acessos de maneira contínua, planejada e focada, o que possibilita o dimensionamento correto das redes, aumentando a eficiência da transmissão de dados e a velocidade das conexões. “É esse dimensionamento que definirá o momento correto de ampliarmos a oferta de serviços com a inclusão dos planos de voz 3G”, explica Ferrari.

Venda de smartphones

A Nextel também vai iniciar a venda de smartphones de última geração em suas lojas próprias, como os smartphones da linha Galaxy e o iPhone. Por falar no aparelho da Apple a companhia anunciou que venderá os mais recentes lançamentos da Apple (os iPhones 5C e 5S) a partir do próximo dia 31.

O anúncio foi bem recebido pelo mercado, que há tempos esperava para entender qual seria o rumo tomado pela Nextel. Com a aposta nos smartphones de alto valor agregado, o mercado voltou a ver a companhia com bons olhos. Nos Estados Unidos, a ação da NII Holdings, controladora da Nextel, teve uma forte alta no pregão desta sexta (17). O papel subiu mais de 20% e fechou cotado a pouco menos de US$ 3 na bolsa eletrônica Nasdaq, que reúne ações do setor de tecnologia.

A parceria com a Apple poderá ser usada pela Nextel como uma forma de fidelizar a clientela, uma vez que a procura por esses aparelhos não é pequena. Além disso, a decisão de oferecer esses smartphones representa mais um passo da empresa para se tornar uma operadora como qualquer outra. Como os aparelhos não têm o rádio embutido, como ocorria anteriormente, o acesso ao rádio será feito por meio de um aplicativo desenvolvido pela NII.

Vantagens para a Nextel e para os clientes

           


Durante muito tempo, o grande diferencial da Nextel foi o serviço de rádio, mas a vantagem competitiva se perdeu à medida que as demais operadoras passaram a oferecer ligações grátis dentro de sua rede.

Além disso, a necessidade do cliente migrou para o serviço de dados. Até a semana passada, a rede 3G da Nextel se resumia a São Paulo e Rio. Agora, a conexão com a Vivo vai garantir a continuidade do serviço para o cliente que viajar, já que o 3G da Vivo deve estar em breve disponível para todo o território nacional.

“Com o acordo com a Vivo, a Nextel passou a poder competir em outras áreas”, diz Eduardo Tude, de uma consultoria em telecomunicações. “Fora do Rio e de São Paulo, ela passará a ser uma operadora móvel virtual da Vivo. Ela não tem a cobertura, mas oferecerá o serviço”, diz o consultor.

Ao desenvolver a nova estratégia, a Nextel também terá a vantagem do desconto da taxa de interconexão com outras operadoras, ofertado pela Anatel a operadoras com pequena participação de mercado, por meio do programa do Plano Geral de Metas de Competição. Um exemplo que temos é o da operadora CTBC, que foi beneficiada por essas regras definidas pelo governo. A operadora do Grupo Algar Telecom oferece atualmente uma promoção que permite ligações para celulares de qualquer operadora pagando apenas cerca de R$ 0,20 por chamada.

A Nextel já começou a aproveitar esse benefício liberando chamadas para qualquer operadora em horários específicos, como no período da noite e finais de semana, dependendo do plano escolhido.

E então, será que com todos esses benefícios e com essa intenção da Nextel de oferecer seus serviços ao consumidor final, e não apenas para empresas, a operadora americana deslancha de uma vez por aqui?

Clientes da Claro se queixam de falta de sinal neste momento

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Clientes da operadora de telefonia móvel Claro estão enfrentando grande dificuldade em utilizar serviços como ligações, envio de SMS e internet desde o início da tarde deste sábado (18). Um serviço especializado que recolhe essas queixas e faz um mapeamento da disponibilidade do sistema de operadoras, também registrou um aumento no número de reclamações dos clientes da empresa. O Nordeste é a região mais afetada. 

Nossa equipe tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Claro em Brasília, mas não obteve sucesso. O site oficial da operadora não traz nenhuma explicação sobre o ocorrido e o telefone para mais informações (1052) deixou de funcionar nas linhas com problemas.

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert brigam por causa da Claro. Entenda

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A Claro estreou um novo filme que traz o casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert como protagonistas, para divulgar o serviço Internet Compartilhada da operadora. Desta vez, a atriz e apresentadora contracena, pela primeira vez, ao lado de sua mãe, Dona Teca. O comercial, criado pela Ogilvy & Mather, brinca com o estereótipo do casal que passa a ter a presença constante da sogra em seu dia a dia, e que nem por isso precisa contratar um outro plano de dados para a nova residente.


Bem humorado, o filme mostra o casal na praia, quando Fernanda pergunta ao marido se tudo bem eles compartilharem a internet com a mãe dela. Ele não entende a pergunta e ela explica “Ah, esqueci de te falar. Ela está vindo morar com a gente”. Enquanto Rodrigo tenta lidar com a novidade repentina, Fernanda explica os diferenciais do serviço, como, por exemplo, poder compartilhar a franquia de dados dos planos Claro Online, Claro Internet e Claro Internet Casa com outros dispositivos móveis, bem como o uso do 4GMax, pelo mesmo valor do 3G, por apenas R$29 ao mês. 

O serviço é semelhante ao MultiVivo, que consiste numa assinatura mensal que permite o compartilhamento da franquia de dados contratado para smartphones, tablets, modems e notebook e possibilita dividir a franquia na rede 4G. Os clientes dos planos Claro Online, Claro Internet e Claro Internet Casa podem adquirir o serviço Internet Compartilhada por apenas R$ 29,00 por mês por chip adicional, com a comodidade de receber tudo em uma única fatura. Além disso, todos os planos permitem o acesso ao Facebook e Twitter gratuitamente, ou seja, sem consumo de dados.

O filme “Família”, gravado no Rio de Janeiro, terá versões de 60”, 30” e 10” segundos, com veiculação nacional em TV aberta e TV fechada. A campanha conta ainda com anúncios em mídia impressa, spots de rádio, ações em digital, com um filme de 60”, mais didático, exclusivo para internet, com a participação de Maria Tereza Cama Pereira Lima, mãe de Fernanda Lima.
“Essa campanha é a sequência do primeiro movimento que a Claro realizou para destacar sua qualidade em internet móvel, que teve início com a assinatura ‘Internet na Claro é outra coisa’. Nosso objetivo é que o cliente perceba que, além de experimentar a melhor internet móvel do país, comprovado pela Anatel, ele tem acesso às redes sociais gratuitas, ao 4G mais rápido do país pelo mesmo preço do 3G e, ainda, pode compartilhar todos esses benefícios com seus amigos e familiares, pelo valor mais competitivo do mercado”, afirma Rodrigo Vidigal, diretor executivo de marketing da Claro.

A Claro alega que a qualidade de sua internet móvel foi comprovada pela Anatel. Nos cinco relatórios já divulgados pela agência reguladora referentes aos indicadores de banda larga móvel, a Claro registrou o melhor desempenho, considerando a média dos resultados obtidos por todas as operadoras.

O serviço é uma assinatura mensal que permite o compartilhamento da franquia de dados contratado parasmartphones, tablets, modems e notebook e possibilita dividir a franquia na rede 4G. Os clientes dos planos Claro Online, Claro Internet e Claro Internet Casa podem adquirir o serviço Internet Compartilhada por apenas R$ 29,00 por mês por chip adicional, com a comodidade de receber tudo em uma única fatura. Além disso, todos os planos permitem o acesso ao Facebook e Twitter gratuitamente, ou seja, sem consumo de dados.

O filme “Família”, gravado no Rio de Janeiro, terá versões de 60”, 30” e 10”, com veiculação nacional em TV aberta e PayTV. A campanha conta ainda com anúncios em mídia impressa, spots de rádio, ações em digital, com um filme de 60”, mais didático, exclusivo para internet, com a participação de Maria Tereza Cama Pereira Lima, mãe de Fernanda Lima. A partir do dia 16, a Claro irá veicular mais dois filmes anunciando o plano Internet Compartilhada com as ofertas de smartphones e tablets (Motorola e Samsung).

Assista ao vídeo de 30 segundos abaixo:

GVT é patrocinadora oficial das transmissões da Copa do Nordeste

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A GVT é a mais nova parceira do Esporte Interativo na transmissão da Copa do Nordeste 2014, campeonato que leva o maior número de torcedores para os estádios no Brasil, com uma média de público de 8.462, a mais alta no primeiro semestre de 2013. O patrocínio, via canal Esporte Interativo, única emissora a transmitir todos os jogos da Copa do Nordeste em seus dois canais (Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste), reforça a importância do Nordeste nos planos de expansão da empresa, que atua na região desde 2008, quando começou a operar em Salvador.

A estratégia da empresa para se aproximar do público nordestino está em linha com a crescente demanda por serviços diferenciados de banda larga de alta velocidade, TV assinatura e telefonia fixa na região. A GVT atende a esse novo perfil de consumidor, que assiste às transmissões dos jogos de seus times e interage simultaneamente em diversas mídias. Segundo dados Ibope Nielsen Online, em pesquisa divulgada em junho de 2013, uma em cada seis pessoas no Brasil navega na web enquanto assiste à televisão.

A companhia explica que para atender a essa demanda crescente do mercado, investe em tecnologia, inovação com relevância e respeito ao cliente. O resultado é que a sua base de clientes no Nordeste navega a uma média 14.45 Mbps, número superior a de países como Japão (12 Mbps) e EUA (8,7 Mbps) segundo dados do Instituto Akamai. Com essas velocidades, o cliente GVT está preparado para acompanhar tudo o que rola com seu time durante a Copa do Nordeste (a principal competição regional do país), além do que acontece no Brasil e no mundo durante o Mundial, de forma dinâmica, divertida e interativa. Ele tem alto desempenho e estabilidade ao usar as redes sociais e a internet em vários dispositivos, além de assistir à TV simultaneamente.

A GVT está presente em 21 cidades do Nordeste, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, que representam hoje cerca de 25% do volume total de vendas da empresa. Nesses cinco anos de atuação na região, foram investidos cerca de R$ 600 milhões em infraestrutura, valor destinado à manutenção e ampliação da rede de fibra óptica que garante a qualidade dos serviços ao cliente.

Telebras se une à espanhola IslaLink para construir cabo submarino

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O conselho de administração da Telebras autorizou a companhia estatal a fechar um acordo com a espanhola IlsaLink Submarine Cables para construir e operar o Cabo Submarino Brasil-Europa.

A previsão de investimento no projeto é de US$ é de 185 milhões. O novo presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho, disse nesta quarta-feira que o novo cabo submarino de comunicação de dados começará a ser construído no segundo semestre e sua operação terá início 18 meses após o início da construção. 

O cabo submarinto será o segundo de conexão do Brasil com a Europa. O cabo já existente é destinado basicamente à comunicação de voz, ligando o país ao continente europeu, e foi construído por várias empresas em sistema de parceria, entre elas a Embratel.

A nova empresa, que tocará o projeto, terá 35% de participação da Telebras, 20% de fundos de investimentos e 45% da empresa espanhola. Até maio, a Telebras deve definir quais serão os fundos de investimento que entrarão no negócio. Não há previsão de participação de fundo estrangeiro ou outra operadora de serviço de telecomunicações.

Antes das denúncias de espionagem pela agência de segurança dos Estados Unidos, noticiadas em 2013, a Telebras tinha como prioridade construir um cabo de alta capacidade para fazer a conexão com os EUA, a fim reduzir custos de contratos de links internacionais. Porém, a companhia mudou de enfoque quando o governo quis evitar que a comunicação com a Europa continuasse passando, necessariamente, pelos EUA.

O ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha, que participou da primeira entrevista coletiva de Ziober como presidente da estatal, explicou que para cada comunicação feita diretamente com a Europa outras 600 passam primeiro pelos EUA. “O projeto tomou um caráter estratégico a partir da necessidade de termos maior segurança de rede”, afirmou Bonilha.

Via Valor Econômico