19/12/2025
Início Site Página 2514

[ESPECIAL OI] Comentários do Desempenho Empresarial/Corporativo

0
Manutenção do ritmo de crescimento no segmento.


Empresarial

A performance do segmento Empresarial no 1T12 se deu em virtude do incremento de vendas de telefonia móvel e fixa, suportado principalmente pelo aumento da força de vendas e do investimento em qualificação das equipes, além da abertura de nove escritórios regionais.

Desde o início de 2011 foram contratados e capacitados cerca de 4.000 agentes autorizados (vendedores porta-a-porta) em todo o Brasil. Houve ainda incremento de posições de atendimento e de desempenho no canal de televendas. Essas ações evidenciam um comprometimento com uma trajetória de crescimento sustentável no segmento.

Corporativo

Já no Corporativo, os principais destaques do 1T12 se deram nas bases de comunicação de dados fixos e de mobilidade, que apresentaram crescimento de 5,0% e 8,5% relativos ao 4T11, e de 12,1% e 44,8% nos 12 meses, respectivamente. Em comunicação de dados, o crescimento foi fortemente impactado pelas instalações das redes VPN (com tecnologia IP/MPLS), e pela retomada das vendas de acesso à internet para este mercado. Na mobilidade, o motor do crescimento das UGR’s corporativas foram os acessos de dados (2G e 3G), além da retomada de foco da Oi nas vendas de linhas pós-pagas para este segmento, com a contratação, ao longo do 1T12, de uma equipe de mais de 100 vendedores especializados nestas vendas.

Outro destaque importante foi o crescimento das UGR’s de troncos digitais (30 canais) de voz fixa, de 6,9% no trimestre e de 18,5% contra o 1T11, influenciado pela retomada do foco nesta oferta ocorrido no fim de 2011 e pelas instalações ocorridas em SP no mesmo período, já fruto da estratégia de atuação específica e diferenciada no mercado paulista, considerado fiel da balança para consolidar a liderança da Oi neste segmento.

[ESPECIAL OI] Comentário do Desempenho de Mobilidade Pessoal

0
Aceleração no crescimento do Pós-pago e foco na maior rentabilização da base de Pré-pago.

A performance operacional no segmento de Mobilidade Pessoal está diretamente relacionada à estratégia adotada no âmbito do plano de longo prazo, apresentado no Oi Investor Day, onde a Companhia passa a buscar um maior crescimento no segmento pós-pago com foco em dados e a manutenção do crescimento de pré-pago com rentabilidade.

No segmento de Mobilidade Pessoal, as adições brutas permaneceram em ritmo acelerado, totalizando 5,5 milhões ao final do 1T12. Em linha com a estratégia de crescimento com rentabilidade da base de clientes de telefonia móvel, as desconexões do trimestre totalizaram 4,7 milhões de usuários.

Pós-pago:

O segmento de pós-pago + Oi Controle totalizou 5.570 mil ao final do 1T12, adicionando 285 mil clientes novos no último trimestre, praticamente o dobro das adições líquidas do 4T11. Este desempenho é reflexo da estratégia traçada pela Oi em focar mais no segmento de alto valor.

A performance de vendas dos planos pós-pagos é fruto da incorporação de mais benefícios às ofertas e do fortalecimento dos canais de vendas, iniciados no 4T11 com avanços no 1T12, que já começam a gerar resultados. Destaca-se que em março/12 a Oi conquistou a liderança de mercado em termos de adições líquidas de Pós-pago no Brasil.

A inclusão de pacotes ilimitados de voz on-net (fixo e móvel) para todos os planos pós-pagos complementou o portfolio, tornando nossas ofertas ainda mais atrativas para o cliente. Como fruto desse movimento, instituições independentes atestaram através de duas pesquisas de mercado que os planos da Oi oferecem o melhor custo benefício em telefonia móvel. Vale destacar que essas pesquisas consideraram todo o portfolio de pré e pós-pago.

Contribuiu para este resultado o fortalecimento dos canais com a abertura de mais 10 lojas em adição às 60 próprias e uma melhoria da gestão das franquias com mudanças no modelo de comissionamento, assegurando um melhor alinhamento de incentivos para vendas.

Pré-pago:

A base de pré-pago aumentou 11,3% em 12 meses e 1,5% em relação ao 4T11, totalizando 38.536 mil clientes ao final do 1T12. 

O resultado reflete também a simplificação da estrutura dos planos. A Oi migrou de planos com vários gatilhos diferentes para planos com um único gatilho, que oferecem, dependendo da região, o mesmo valor ou o dobro da recarga em bônus todo dia para usar com ligações locais e longa distância para Oi Móvel e Oi Fixo e envio de SMS para qualquer operadora. Esta nova estrutura de planos, além de trazer uma comunicação mais transparente para o consumidor, faz parte de um posicionamento mais agressivo no mercado pré-pago para alavancar vendas e receitas.

Em relação à estratégia de fortalecimento de canais de vendas, a Companhia aumentou significativamente sua presença nos pontos de varejo nacional (grandes redes varejistas), passando de 34% para 56% atualmente. 

Paralelamente, a Oi efetuou a troca de alguns distribuidores no pequeno varejo e incorporou o modelo de distribuidores multimarcas às suas operações de vendas.

Base Móvel Total:

Registra-se que no 1T12, 44.106 mil usuários pertenciam ao segmento de Mobilidade Pessoal e 2.385 mil ao segmento Corporativo. A base de clientes móveis (Mobilidade Pessoal + Empresarial / Corporativo) registrou adições brutas de 5.794 mil usuários, com desempenho mais uma vez bastante expressivo, e adições líquidas de 985 mil clientes, totalizando 46.491 mil usuários ao final do 1T12, crescimento de 2,2% no trimestre e 12,1% no comparativo anual. O ARPU de telefonia móvel atingiu R$21,3 no 1T12.

Ao final do 1T12, 65,6% das Unidades Geradoras de Receitas da Companhia (65,3% no 4T11 e 62,8% no 1T11) correspondiam à base de telefonia móvel.

[ESPECIAL OI] Comentário do Desempenho Residencial

1
Desaceleração da queda da telefonia fixa e aceleração do crescimento de Banda Larga e TV Paga contribuem para a estabilidade da base, revertendo a tendência histórica de queda.

Com estratégias de fidelização que combinam telefonia fixa com Banda Larga, TV Paga e Mobilidade, associadas a iniciativas visando o fortalecimento dos canais de vendas e reposicionamento de ofertas, a Oi vem desacelerando o ritmo de redução das linhas fixas em serviço e aumentando a penetração nos serviços de Banda Larga e TV Paga, trazendo impactos positivos nas UGRs residenciais.

Esse resultado positivo é fruto principalmente das seguintes iniciativas:

Convergência

Através de soluções convergentes, a Companhia continua focando no aumento da base de residências com mais de um produto. O número de residências com mais de um produto sobre a base total avançou 1,3 p.p., totalizando 6.238 mil.

Em relação ao Oi Conta Total, a Oi lançou uma oferta para o Natal de 2011 com preços atrativos, incluindo planos de dados para o celular e Velox 3G. Além disso, passou a oferecer, em todos os planos, bônus de minutos ilimitados para Oi Móvel e Oi Fixo. Tais ações fizeram com que as adições líquidas do Oi Conta Total no trimestre apresentassem desempenho 5,4% superior ao 4T11, atingindo 1.632 mil clientes ativos. 

Já o Oi Internet Total, lançado no 4T11, vem respondendo positivamente nas localidades onde é comercializado e já representa mais de 10% das vendas de Banda Larga de alta velocidade.

A Companhia continua implementando melhorias operacionais e ofertas atrativas no Oi TV que visam a fidelização da base de usuários de telefonia fixa residencial, incentivando a venda do produto para clientes residenciais que já possuem telefone fixo. A Companhia vem desenvolvendo diversas iniciativas que tornam o serviço ainda mais competitivo, como: a inclusão na programação do sinal da Globo de TV aberta em diversas regiões do Brasil; canais Globosat; Campeonatos Estaduais e Brasileirão, através do Premiere FC; Fox Sports; Comedy Central; Canal Combate, além dos HBO e Telecine.

O Oi TV Mais, o plano de entrada mais completo do mercado, que disponibiliza 44 canais pagos, mais do que o dobro do que é oferecido no pacote de entrada da concorrência, está disponível para contratação de clientes do Oi Velox por R$ 29,90, nos três primeiros meses.

O desempenho da Oi TV no 1T12 já reflete as iniciativas do plano estratégico da Companhia, com aumento expressivo das adições líquidas comparado com as adições de todo o ano de 2011. Neste sentido, o serviço de TV Paga da Oi foi o que mais cresceu entre as concorrentes do mercado no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados da ANATEL. A Oi TV registrou um aumento de 12,8% na sua base de assinantes na comparação de março de 2012 com dezembro de 2011. O crescimento da Oi TV ficou acima da média do mercado, que foi de 7,3% no mesmo período. A Companhia está intensificando o foco na prestação de serviços de TV Paga, por considerar o produto essencial em seu portfólio de ofertas convergentes. A Oi tem sua estratégia focada em apresentar as melhores e mais completas 
soluções para seus clientes, proporcionando economia, conveniência e convergência para suas residências. 

Aumento da penetração e velocidade de Banda Larga

A Oi atingiu a marca de 5,2 milhões de clientes do Oi Velox (Residencial + Empresarial / Corporativo) ao final de março/12. A empresa tem ofertas do seu serviço de Banda Larga fixa em todos os estados do país, exceto em São Paulo. A Oi vem ampliando sua base com estratégia focada nos serviços convergentes e oferece amplo portfólio de serviços de acesso à internet, incluindo Banda Larga fixa (Oi Velox) e móvel (Oi Velox 3G) e Oi WiFi.

Para atender o novo perfil de usuário de internet, que busca estar sempre conectado, a Oi lançou em 2011 o primeiro pacote de serviços integrados de internet: o Oi Internet Total, que une Banda Larga fixa, móvel e rede wi-fi, garantindo uma solução completa de Banda Larga para o cliente. Com planos a partir de R$ 69,90 no Rio de Janeiro, é possível utilizar os três tipos de acesso à internet. 

Para o público que procura mais velocidade de conexão à internet, a Oi oferece planos de até 20 MB. Essas ofertas de velocidades mais altas, assim como o plano Oi Internet Total, são acompanhadas de anti-vírus e modem wi-fi. No trimestre prosseguiu a elevação da velocidade média da base, atingindo 2,6 MB em março/12, crescimento de 37% em relação ao 1T11. Do total da base de clientes de Banda Larga, 24,1% já possuem velocidade igual ou superior a 5 MB (23,8% no 4T11), sendo deste total, aproximadamente 50% com velocidade superior à 10 MB.

Destaca-se que a Companhia vem conseguindo aumentar o percentual de usuários que contratam velocidades mais altas, mesmo com a elevação da penetração do serviço de Banda Larga.

O número de desconexões de Banda Larga apresentou redução de 3,5% no comparativo trimestral em razão dos investimentos na expansão e na qualidade da rede, das ações de blindagem e upgrade de velocidade da base e de melhorias no processo de instalação. 

O Oi Velox apresentou bom desempenho em termos de adições líquidas, com as vendas sustentando crescimento consistente com o esperado no plano de longo prazo. Este desempenho é fruto da melhoria das ofertas, da intensificação das campanhas de mídia, da expansão dos canais e do cross-selling sobre a base. Em termos de ofertas, a Oi possui um portfólio com preços atrativos para os diferentes perfis de utilização. 

Para quem busca o primeiro acesso à internet Banda Larga, a empresa disponibiliza ofertas a partir de R$35,00, permitindo assim o aumento da penetração do Oi Velox.

Fortalecimento dos canais de vendas e reposicionamento de ofertas

O reposicionamento de portfólio, com a inclusão de planos ilimitados na telefonia fixa, o crescimento de lojas próprias e franquias e a mudança no sistema de comissionamento dos parceiros, contribuíram para o aumento de 13,1% nas adições brutas de linhas fixas versus o 4T11. 

A oferta de serviços da Oi ficou ainda mais atrativa frente às concorrentes, com opções de planos controlados e de Longa Distância ilimitados, incrementando assim a utilização dos serviços pelos clientes e reduzindo o apelo das ofertas das operadoras móveis. Além disso, já é possível perceber que a reestruturação de canais vem impactando positivamente as vendas de Banda Larga, TV e bundles conforme descrito anteriormente.

[ESPECIAL OI] Principais Destaques 1T12

0

Em abril, a Oi realizou no Rio de Janeiro e em Nova Iorque o Oi Investor Day 2012. Os eventos, que contaram com a presença de representantes dos acionistas controladores e dos principais executivos da Oi, tiveram como objetivo apresentar ao mercado em geral o plano estratégico de longo prazo da Companhia, que incluiu a divulgação das projeções de desempenho futuro (Guidance) para o período de 2012-2015. Além disso, o evento marcou também a divulgação da Política de Dividendos da Companhia para os próximos três anos.

Principais Resultados Operacionais da Companhia

• EBITDA e Margem EBITDA apresentam crescimento tanto em relação ao trimestre anterior quanto ao igual período de 2011.

• O principal impacto positivo no EBITDA do 1T12 é reflexo dos menores Custos e Despesas Operacionais. Embora parte da queda trimestral seja decorrente da sazonalidade do último trimestre do ano, o menor patamar de custos está adequado ao momento de reestruturação da Oi.

• O desempenho da Receita Líquida reflete uma política comercial mais agressiva, alinhada ao plano estratégico de longo prazo e à expectativa de que a retomada da trajetória de crescimento se inicia com a melhoria dos indicadores operacionais.

• O esforço em reestruturar os canais de vendas já começa a apresentar resultados positivos.

• Unidades Geradoras de Receita atingiram 70.826 mil, crescimento de 7,2% frente ao 1T11:

• Residencial: Desaceleração da queda da base de clientes da telefonia fixa e aceleração do crescimento de Banda Larga (BL) e TV Paga contribuem para a estabilidade da base, revertendo a tendência histórica de queda;

• Mobilidade Pessoal: Aceleração no crescimento do pós-pago e foco na maior rentabilização da base de pré-pago;

• Empresarial / Corporativo: Manutenção do ritmo de crescimento no segmento.

• Os investimentos totalizaram R$1.091 milhões, 31,6% acima do 1T11, alinhados com o Guidance de Capex divulgado ao mercado (R$6 bilhões em 2012).

Daqui a pouco iremos falar sobre os resultados da companhia no setor Fixo. Aguarde!

Amanhã, aqui no Portal #Minha Operadora

0
Amanhã, você terá uma série especial contendo os principais destaques da Oi no 1° trimestre de 2012. A gente vai resumir tudo, dividir por modalidade de serviço e ir postando durante o dia inteiro o que melhorou ou piorou na operadora durante o período. Fique ligado, a primeira postagem com um resumo de todos os resultados da operadora vai ao ar por volta das 9h da manhã. Fique com a gente!

A Claro saiu na frente e lançou o Claro Clube Pré. Já conhece?

0
Operadora inova ao trazer premiações bonificação de serviços e descontos em estabelecimentos para valorizar mais de 61 milhões de clientes

Numa ação pioneira, os clientes pré-pagos da Claro passam a contar com um programa de relacionamento Claro Clube. Nessa categoria, ao ativar o chip pré da operadora, os clientes já concorrem a prêmios diariamente, recebem degustações de serviços gratuitos e ainda contam com descontos em parceiros. As vantagens vão aumentando de acordo com o tempo que o cliente permanece com o chip ativo e todos os benefícios são oferecidos e usufruídos gratuitamente por SMS. 


Para estrear este novo formato do Claro Clube para o pré-pago, a operadora fechou parceria exclusiva com a rede de alimentação Giraffas, válida para todo o Brasil a partir de hoje. Todos os dias, o cliente Claro Clube terá desconto no Trio Possante Galo de Briga (refrigerante + sanduíche + batata) ou prato Steak Bovino (steak bovino + refrigerante + sorvete de casquinha) que sai de R$ 13,90 por R$ 9,99. Semanalmente, a operadora vai enviar um torpedo aos clientes com estas ofertas e, para desfrutar do benefício, basta apresentar a mensagem recebida em qualquer restaurante da rede Giraffas.

“O segmento pré-pago é extremamente importante para a Claro, já que corresponde a cerca de 80% de nossos clientes. Com a ampliação do Claro Clube para este segmento, nos reconhecemos o valor desses clientes e oferecemos vantagens e benefícios relevantes para toda a base. E nossos parceiros ganham potencial de fidelização entre mais de 61 milhões de clientes”, afirma o diretor de Marketing da Claro, Erik Fernandes.

Além de descontos em estabelecimentos nacionais e regionais, o cliente Claro Clube pré sempre vai ter vantagens enquanto permanecer na base da operadora. A partir do primeiro momento como cliente, já participa de sorteios diários de prêmios (aparelhos de TV, pacotes de Claro TV e passagens aéreas). Também vai contar com degustações de serviços (hit chamada, notícias agora e Quiz Super) a cada dois meses e bônus crescentes de SMS a cada três meses. E quando completar o primeiro ano como cliente Claro Clube pré ganha benefícios diferenciados, como o cadastramento de um outro número de celular Claro para falar de graça durante um ano.

A operadora vai programar divulgações frequentes por SMS das ofertas e parcerias. Basta o cliente apresentar o SMS no estabelecimento parceiro para aproveitar os descontos. A adesão ao programa é gratuita e pode ser feita pelo www.claro.com.br.

Oi fecha contrato com a Nokia Siemens para expansão da rede

1
Os principais estados a serem investidos foram os mesmos que a operadora saiu do ar na semana retrasada


A Oi estabeleceu um novo contrato com a Nokia Siemens Networks para melhorar a qualidade de sua rede móvel nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. O acordo inclui a expansão das redes de acesso 2G e 3G e das redes de core de voz e dados da operadora, bem como a modernização de sua rede 2G em sete estados (seis no Nordeste e um no Sudeste).

A tecnologia fornecida pela Nokia Siemens Networks permitirá ainda ampliações e expansões, além de novos serviços associados à banda larga móvel. Os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Alagoas, além do Espírito Santo, na região Sudeste, serão contemplados com a modernização do 2G. Cerca de 2.200 sites Flexi MultiRadio em 1800 MHz serão adicionados à rede móvel da operadora. É a primeira vez que a Nokia Siemens Networks implementa essa tecnologia na Oi. A solução FlexMultiRadio introduz uma plataforma compacta e flexível de múltiplos-usos, possibilitando uma futura introdução de novos serviços, além de reduzir o custo com manutenção e gerenciamento de rede e também gastos com obras e consumo de energia.

Oi é a marca mais lembrada na Internet

0

A Oi foi eleita a marca mais lembrada pelos internautas (categoria Telefonia Celular/Operadora) em levantamento realizado pelo instituto DataFolha para a 6ª edição do Prêmio Top of Mind Internet. 

A pesquisa ouviu pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a Internet em casa pelo menos três vezes por semana. 

A Oi tem como estratégia utilizar a internet e as redes sociais para se relacionar com os clientes e um de seus cases de sucesso é o portal de relacionamento Minha Oi , que foi lançado no ano passado e hoje é referência para outras empresas do setor. 

Através do Minha Oi, clientes podem acessar a conta, checar gráficos de consumo, monitorar ligações, entre outros. O número de visitas no portal ultrapassou 20 milhões somente em abril e os usuários já conseguem gerenciar 6,6 milhões de produtos online. Recentemente, a companhia contratou as agências internacionais Naked e Huge para cuidar de sua área de relacionamento digital.

Novo CEO da TIM Brasil deve ficar apenas por três meses

0
A conferência com os analistas de Franco Bernabé, CEO da Telecom Italia, na semana passada, fortaleceu a convicção no mercado de que Andrea Mangoni, indicado para o lugar de Luca Luciani, ficará no cargo somente o tempo necessário para a holding escolher um novo presidente para a TIM Brasil. Ou seja, em no máximo três meses, um novo executivo irá tocar as operações brasileiras.

Na conversa com os analistas Bernabé havia explicado que a saída de Luciani do comando da operadora brasileira foi decidida para “blindar” a TIM Brasil – o executivo responde a um processo de fraude de chip na Itália. Além disso, o principal executivo do grupo italiano havia reforçado o argumento de que Mangoni está respondendo interinamente pela empresa. Mangoni é o CFO – o diretor financeiro – da Telecom Italia e já participa do conselho de administração da operadora brasileira, uma solução caseira para uma situação de emergência.

Fontes do mercado dizem que o governo brasileiro chegou a sinalizar para a operadora italiana que preferia ter um brasileiro à frente da segunda maior empresa brasileira de celular. Oficialmente o governo diz apenas que não interefere em negócios privados.

A TIM Brasil, antes do ingresso de Luciani, foi dirigida durante muitos anos por Mario Cesar Pereira Araujo, execeutivo de telecom que se formou no grupo nacional Splice, dirigindo as operadoras de celular do Distrito Federal e estados do Centro-Oeste.

Hoje, conta com Manoel Horácio, ex-presidente da Oi, como presidente de seu Conselho de Administração. Mas Horácio, que adora o setor de telecom, neste caso, representa um acionista minoritário, o banco Fator.

Tim confirma para junho lançamento do Samsung Galaxy S III

0

A Tim anunciou para junho o lançamento no Brasil do smartphone mais esperado do semestre, o Samsung Galaxy S III, anunciado semana passada. O aparelho já foi homologado pela Anatel, ou seja, já está pronto para ser vendido por aqui.

A Tim ainda não revelou o preço que será trabalhado em suas lojas, mas disse que o Galaxy S III chega no mês de junho. No comunicado enviado à imprensa, a operadora disse que está trabalhando em conjunto com a companhia sul-coreana para disponibilizar o aparelho em suas lojas.

O aparelho é grande concorrente do iPhone, da Apple e tem processador quad-core de 1,4Ghz. Sua tela de Super Amoled tem 4.8 polegadas, maior que a versão anterior, de 4,2. Mas, é a câmera o grande destaque. A traseira de 8 megapixels é capaz de tirar fotos em sequência e filmar em HD. Já a dianteira de 1.3 MP é inteligente e consegue reconhecer o usuário.

O aparelho ainda vem com um assistente pessoal semelhante ao Siri, do iPhone 4S. O sistema operacional é o novo Android 4.0.