O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse que a tendência do conselho diretor do órgão é não aceitar os pedidos de impugnação de itens do edital do leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G, previsto para 12 de junho. Segundo ele, se algum pedido das operadoras de telefonia for acatado, os prazos para a licitação deverão ser revistos, e não é intenção da Anatel alterar o calendário do leilão.
Anatel não deverá acatar pedidos de mudança em edital do 4G
Segundo o cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016
A Claro, Oi, TIM, Vivo, além da operadora sueca Net1 – pediram impugnação de cláusulas do edital. Claro e TIM apresentaram o mesmo questionamento referente ao repasse de 2% da receita bruta do serviço a cada dois anos para a União, conforme estabelece o edital, elas alegam há um questionamento sobre essa exigência na justiça.
A Vivo volta a pedir a exclusão da cláusula que estabelece o cap (limite) de 40 MHz de banda que cada grupo empresarial pode comprar. Com a manutenção deste teto, a Vivo terá que devolver, em 18 meses, as suas frequências de MMDS (50 MHZ em TDD e 20 MHz em FDD) se quiser participar do leilão.
A Oi, por sua vez, sugere antecipação na data em que as empresas de MMDS devem informar se irão colocar ou não à venda, no leilão, as suas faixas disponíveis, na banda P. Pelas atuais regras do leilão, as empresas terão que se posicionar sobre este assunto no dia 5 de junho, quando todas as demais operadoras já terão entregue os envelopes com suas propostas.
Rezende disse que a comissão de licitação, criada para organizar o certame, já negou os pedidos.
“Nossa intenção é não haver qualquer tipo de prorrogação. É importante cumprir o calendário e abrir as propostas no dia 12”, argumentou Rezende. Os pedidos de impugnação do leilão feitos pelas empresas já foram negados pela área técnica da agência e agora estão sendo analisados pelo conselheiro Marcelo Bechara, que foi sorteado para relatar a questão. De acordo com Rezende, o relatório deve ser votado na próxima reunião do conselho diretor, marcada para amanhã (31).
Rezende acredita que o leilão terá uma boa disputa entre as operadoras. “Há uma corrida positiva das empresas para resolver pendências fiscais com a Anatel e ficarem aptas a participar do leilão”.
A expectativa da Anatel é arrecadar pelo menos R$ 3,8 bilhões com o leilão, se todos os lotes forem vendidos. O vencedor da licitação será aquele que oferecer o maior preço pela outorga de cada um deles.
Segundo o cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas por 4G até 30 de abril de 2013, enquanto as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2014.
Operadora Virgin Mobile chega ao Brasil em 2013
Uma nova operadora de telefonia móvel está chegando ao Brasil. Em 2013, a Virgin Mobile deve entrar no mercado brasileiro. Presente em quatro continentes, a companhia está iniciando suas operações na América Latina. Os investimentos começaram no Chile há seis semanas e, agora, Colômbia e Brasil estão no alvo da empresa.
A novidade sobre a chegada da Virgin ao Brasil foi revelada pelo vice-presidente sênior do grupo na América Latina, Jeffery Buckwalker. O diretor anunciou nesta terça (29), durante o MVNO Summit Latin America 2012, que até a metade do próximo do ano as operações da companhia vão começar no Brasil.
O foco em consumidores jovens faz parte da filosofia da Virgin em seus negócios de telecomunicações mundo afora. A companhia marca presença em mercados maduros como os Estados Unidos (onde utiliza a rede da Sprint), França, Austrália, Canadá e Reino Unido.
Na América do Sul, a Virgin Mobile quer se tornar a principal operadora virtual móvel nos próximos 5 anos. Por enquanto ela está presente somente no Chile, onde a rede foi inaugurada há seis semanas. O segundo país a receber será a Colômbia, onde já está previsto o inicio de suas operações no segundo semestre deste ano. Em seguida, os olhores se voltarão para o Brasil.
Entenda como funciona uma operadora móvel virtual
Para os consumidores, a Virgin Mobile atuará como uma sexta concorrente no mercado brasileiro, oferecendo suas próprias tarifas, planos e aparelhos. A operação interna, no entanto, dependerá da infraestrutura de rede de outra empresa (Vivo, Claro, Tim ou Oi), uma vez que a operadora não investirá em infraestrutura. Em todos os países em que atua, a Virgin também aluga redes de outras empresas.
As operadoras móveis virtuais surgiram no mercado internacional por dois motivos: para utilizar parte da banda não utilizada de uma rede de telefonia robusta; ou para forçar a concorrência interna, com a diminuição das ofertas para o consumidor. Aqui no Brasil, o regulamento da Anatel prevê a presença das OMVs, as operadoras móveis virtuais. Algumas empresas têm interesse pelo negócio, mas não houve grande lançamento nessa será até o momento. Caso a Virgin Mobile realmente desembarque por aqui, será a primeira companhia a usar o modelo e oferecer o serviço de telecomunicações para um amplo público consumidor.
A Porto Seguro foi a primeira a anunciar um acordo com a TIM para se tornar a primeira “OMV” brasileira. A implementação do negócio, porém, não anda conforme o esperado.
A Virgin negocia com as demais operadoras para desembarcar no país como uma prestadora virtual de serviços móveis. Devido ao relacionamento que mantém com a Movistar no Chile, uma empresa do grupo Telefônica, é provável que a Virgin Mobile chegue ao Brasil em parceria com a Vivo (que recentemente unificou sua operação com os serviços de telefonia fixa, banda larga e televisão por assinatura do grupo espanhol). No entanto, a Virgin Mobile afirma que negocia com todas as operadoras brasileiras para definir qual infraestrutura de rede será usada na operação nacional.
Vale destacar que o Grupo Virgin é o responsável pelas companhias, mas cada país tem a sua franquia com administração própria. Sendo assim, ainda não há como realizar muitas previsões sobre a sua atuação no mercado brasileiro. De qualquer forma, a Virgin Mobile tem um posicionamento em comum em todos estes locais e que deve chegar ao nosso país: seu foco nos planos pré-pagos e controle, oferecendo pacotes com bônus de minutos e dados.
Gerente da Anatel dá dicas de como resolver problemas com a telefonia
O Gerente Regional da Anatel para a Área 10 foi o entrevistado do Bom Dia PE da Rede Globo Recife. Na entrevista ele fala sobre o que o consumidor deve fazer ao enfrentar problemas com seu celular e responde a algumas perguntas dos telespectadores. Vale a pena conferir as recomendações!
Link contendo o vídeo da entrevista: http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/gerente-da-anatel-orienta-sobre-como-resolver-problemas-com-ligacoes-de-celulares/1968475/
Operadoras reagem a ‘intervenção’ do governo
O governo deu os primeiros passos para forçar as operadoras a abrir suas redes aos concorrentes e criou um “racha” no setor.
Algumas teles dizem que está havendo “intervenção” em negócio que é privado
De um lado, está o grupo liderado por Claro e TIM, que defende a abertura. De outro, estão as concessionárias Oi e Vivo, que ameaçam ir à Justiça contra as regras aprovadas na semana passada e que servirão de base para as novas negociações.
Por que será essa divergência?
Denúncia: Trabalhadores da Telemont são tratadas sob condições sub-humanas
A terceirização implementada pela Oi é sinônimo de precarização nas relações do trabalho, penalização do trabalhador e sinal de arrocho salarial.
O Sindicato dos Trabalhadoresem Telecomunicações -SINTTEL recebeu denúncias de maus tratos e as levou à Superintendência do Trabalho e Emprego. Os auditores fiscais da SRTE/RO estiveram no local e autuaram a empresa, que mantinha trabalhadores ao longo da BR364, próximos a hidrelétrica de Girau e a Cidade de Nova Mutum, em condições sub-humanas. O local conhecido como PAU-A-PIQUE, não oferecia as mínimas condições previstas na NR18.
Trabalhadores da Oi/Telemont são tratados como cidadãos de segunda classe. Tem de trabalhar debaixo de sol sem proteção adequada, água potável, protetor solar e sem banheiro químico para suas necessidades. O caminhão para se deslocarem dispõe de uma cabina anexa com duas pequenas janelas para ventilação, onde 4 homens tem de viajar aproximadamente 2 horas debaixo de um calor insuportável.
A Água para beber vinha de um poço onde em cima era acomodado um galão de combustível. Esta água abastecia o banheiro de onde os trabalhadores enchiam os garrafões na pia instalada do lado de fora. Além de não ter copos descartáveis, a água era ingerida quente, o que causava problemas estomacais.
A empresa mesmo tendo sido notificada pelos Auditores do Trabalho dia 22/05, só tomou providências para atender minimamente as condições de trabalho (NR18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de: a) instalações sanitárias; b) vestiário; c) alojamento; d) local de refeições; e) cozinha, quando houver preparo de refeições; f) lavanderia; NR18.4.1.2. As áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza)dia 25/05, após divulgação da notícia nos principais meios de comunicação.
Os trabalhadores da Oi/TELEMONT Permanecem Mobilizados por melhores salários e condições de Trabalho
Mesmo com a entrega da Pauta de reivindicações dentro do prazo legal a empresa agendou reunião apenas para este dia 28 de maio, no Acre. O SINTTEL-RO oficializou a empresa a impossibilidade de deslocar-se até o estado vizinho, e desta feita espera que até o dia 31 de maio as partes se reúnam para tratar do ACT2012_2013. Em caso de recusa por parte da empresa os trabalhadores retornarão o movimento de greve já aprovado em assembléia e comunicado a empresa dentro do prazo legal.
A concorrência acirrada e (re)-desenhada
Executivos da operadora de telefonia Vivo estiveram esta semana em Natal para lançar novos serviços. A empresa, a última a aportar no setor potiguar, busca mais espaço em um campo disputado e que vem se redesenhando.
Em abril de 2009, pouco após a Vivo começar a operar no RN, a liderança do mercado estava com a Oi, com 33,73% do total de clientes. Em seguida, no ranking, vinham a TIM (32,82%), a Claro (32,76%) e a Vivo (0,68%).
Em 2012, o cenário é outro…
Nesse intervalo de três anos, a Claro e a Oi perderam mercado. A TIM e a Vivo avançaram.
A Oi, além de perder espaço, foi a operadora que menos aumentou a base de usuários. O número avançou 54,90%, chegando a 1.221.543 – isso representa 28,76% do total do RN. O ritmo de crescimento foi, entretanto, insuficiente para mantê-la no topo do ranking. A TIM, com expansão de 83,76% entre 2009 e 2012, abocanhou o primeiro lugar e fechou abril deste ano com mais de 1,4 milhão de clientes, 33,2% do bolo total no estado.
A Claro, com crescimento de 65,33%, chegou a aproximadamente 1,26 milhão de usuários e assumiu a vice-liderança do setor, embora tenha perdido participação. Se em 2009 tinha 32,76% do total de clientes, agora, sua fatia não passa de 29,82%. Já a Vivo, que continuou em quarto lugar, registrou o maior crescimento do setor: Sua base de usuários cresceu 2.082%. Em três anos, a participação da operadora alcançou 8,21%.
Recarregue seu celular pelo Facebook
Já está no ar a primeira loja-aplicativo do Facebook no Brasil a vender recarga para aparelhos de celulares. A Loja Alô oferece as opções Faça sua recarga, onde é possível comprar créditos para o próprio telefone;Recarga para um amigo, para presentear contatos do Facebook; e Peça uma recarga, para aqueles que estão sem dinheiro e precisam da boa vontade de um amigo. O processo, em todas as opções, tem início com a escolha do valor da recarga. No segundo passo, o usuário passa os dados do telefone, enquanto o pagamento, pode ser escolhido entre mais de 15 bandeiras.
Com opções de recarga em valores entre R$ 12 e R$ 50, o serviço funciona com aparelhos de celular pré-pagas da operadora TIM. Outras operadoras devem ser oferecidas nos próximos meses. O serviço foi desenvolvido pela LikeStore, plataforma de comércio eletrônico dentro do Facebook, prática conhecida também como Social Commerce, em parceria com as empresas Moip, Minutrade e Digital Box. “O serviço não pretende substituir os canais existentes, mas abrir uma nova opção para quem utiliza o Facebook recorrentemente”, diz Ricardo Grandinetti, da LikeStore.
63 Municípios contam apenas com uma empresa de telefonia móvel
O que Ararendá, Parambu, Arneiroz, Umari, São João do Jaguaribe, Itatira, Pereiro e Tarrafas têm em comum? Os moradores destas cidades cearenses, que quiserem usufruir dos benefícios da tecnologia do celular, têm apenas uma opção de operadora para “escolher”. Apesar de o serviço já existir em cada um dos 184 municípios, no Estado; em 63 deles, o aparelho (ainda) só pode ser vinculado a uma única empresa de telefonia.
É o mesmo que dizer que em um de cada três municípios do Ceará não há concorrência no segmento. O consumidor insatisfeito com a empresa responsável pelo serviço não tem sequer o direito de trocar de companhia porque as opções inexistem para esses cearenses.
Outros 66 municípios contam com apenas duas empresas de telefonia. Ao todo, 70% dos municípios do Ceará têm um ou até duas operadoras como opção. No outro extremo, 48 cidades contam com a presença das quatro principais companhias atuantes no Estado: TIM, Oi, Claro e Vivo. Não por coincidência são as localidades com o maior número de habitantes. É o caso da Capital cearense; municípios da Região Metropolitana de Fortaleza; cidades que detêm o código (85), como Guaramiranga e Canindé, por exemplo; e os maiores centros urbanos no Interior, como Sobral, Juazeiro do Norte, e Iguatu. Juntas, elas correspondem a 26% do total de municípios do Estado.
Os dados são relativos ao mês de abril deste ano e estão disponíveis no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desde a semana passada.
Número de clientes
O mais curioso é que, com exceção da Vivo, que foi a última a entrar no mercado local, as menores coberturas em relação à quantidade de municípios são justamente das duas empresas que disputam cabeça-a-cabeça, ou melhor, “chip-a-chip”, a liderança do setor em relação à quantidade de clientes no Estado.
TIM e OI estão praticamente empatadas tecnicamente na disputa acirrada para ver quem habilita mais linhas (pré ou pós pagas). Até 30 de abril de 2012, conforme a Anatel, a primeira detinha 34,83% do market share local, com 3.423.248 linhas. Já a segunda, cravara 34,80%, com 3.420.536. Uma diferença de somente 2,7 mil chips – número sem expressão alguma considerada a proporção de 9,8 milhões de habilitações no Estado. Claro e Vivo, estão, respectivamente, com 23,90% e 6,47% da quantidade de clientes.
Cobertura no Estado
Contudo, o quadro se inverte quando se leva em consideração a presença dessas quatro operadoras no território cearense. A Claro lidera com 82% das cidades cobertas pelo seu serviço de telefonia móvel. A empresa só não está em apenas 34 municípios, no Ceará.
A Vivo, que entrou no Estado em 2008, cobre apenas 33%, ou seja, moradores de 123 municípios ainda não conhecem os serviços da empresa.
TIM e Oi, empatadas nas vendas, estão mais afastadas em relação à cobertura das cidades. Enquanto a primeira cobre 68% do Estado, a última só está presente em 40%.
O que elas dizem
Para tentar se recuperar nesse quesito de cobertura da telefonia móvel no Estado, a OI afirmou que pretende investir R$ 180 milhões, no Ceará, em 2012. A estimativa é 50% superior ao valor investido no ano passado. “A companhia planeja instalar mais 144 sites de telefonia móvel e abrir quatro lojas próprias no estado. Em maio, a empresa levará a mais 12 cidades do Ceará ofertas do Oi Velox nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), ampliando para 25 o total de municípios cearenses atendidos”, disse em resposta ao jornal.
Apesar dos números evidenciados da Anatel terem mostrado que a TIM atua em 125 cidades cearenses, a empresa informou que “está presente em 142 municípios cearenses, levando seus serviços a 96,4% da população urbana em 2G”, disse, ressaltando que existem “mais de 10 mil pontos de vendas em todo o Estado – entre lojas próprias, revendas, grandes varejistas e pequenos comerciantes”.
A Claro, presente em oito de cada dez municípios do Estado, afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que atende 8,1 milhões de pessoas em 150 cidades cobertas.
“A operadora investe constantemente para oferecer a maior e melhor cobertura do Ceará. Já a Vivo informou que os 61 municípios em que está presente no Ceará são cobertos também pela a tecnologia 3G.
Pré e pós-pago
A modalidade pré-pago é a preferida do público de Fortaleza e do Estado. No Ceará, ao todo, 8,7 milhões de consumidores utilizam esse tipo de tecnologia para telefonia móvel. Isso representa 89% dos clientes do Estado.
Por outro lado, apenas 1,1 milhão, o mesmo que 11%, têm predileção pelo método pós-pago, o que gera uma conta mensal para o cliente. No País, essa diferença é um pouco menor. 81,79% usam celulares pré-pagos contra 18,21% de linhas pós.
TIM e Claro questionam a Vivo
TIM e Claro terão de pagar ônus de cerca de R$ 60 milhões referentes a torpedos de usuários para concorrente Vivo. A informação foi divulgada por fontes especializados, na manhã desta segunda-feira (28). De acordo com os sites, as empresas de telefonia acham desleal a promoção da concorrente e abriram queixas contra a exigência na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo os sites, a Vivo garante que a oferta – iniciada no final do ano passado, e que possibilita o ganho de R$ 0,05 por torpedo recebido de outras operadoras para clientes da empresa, permitindo ao final do acúmulo de valores, trocá-los por produtos da empresa – é regularizada pelo órgão nacional.
De acordo com o que foi repassado pelas fontes, somente um dos clientes da Vivo já teria recebido mais de um milhão de torpedos das concorrentes, o que ocasionaria um saldo para compras na casa dos R$ 70 mil. Fato este, que gerou suspeitas por parte da TIM e Claro com relação à procedência e credibilidade da concorrente, que, por sua vez, argumentou em favor da validade da promoção pela própria Anatel. Esta, que não se pronunciou até o momento.
Vivo é líder nos sete indicadores da consultoria Teleco
A Vivo apresentou um desempenho exemplar no 1º trimestre de 2012 (1T12) liderando nos sete indicadores do celular acompanhados pela consultoria Teleco. Esta é a primeira vez que isto ocorre desde 2007, quando o Teleco passou a acompanhar o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes sete indicadores.
| Indicador | Líder no | ||
| 4T11 | 1T12 | ||
| Celulares | Market Share | Vivo | Vivo |
| Crescimento | Adições Líquidas | TIM | Vivo |
| Receita | Receita Líquida | Vivo | Vivo |
| Receita p/ Cliente | ARPU | Vivo | Vivo |
| Rentabilidade | Margem EBITDA | Vivo | Vivo |
| Qualidade | Metas da Anatel | TIM | Vivo |
| Cobertura | População Atendida | Vivo | Vivo |
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores no 1T12.
Market Share: Vivo lidera e ganha market share no trimestre.
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 1T12 com 74,8 milhões de celulares e market share de 29,81%.
![]() |
Vivo e TIM ganharam market share no 4T11, Claro e Oi perderam.
| – | Market Share | Variação do Market Share (pontos percentuais) |
|||||
|
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
p.p. (TRI) | p.p. (1T12/1T11) | |
| Vivo |
29,48%
|
29,47%
|
29,49%
|
29,54%
|
29,81%
|
0,27
|
0,31
|
| TIM |
25,11%
|
25,55%
|
26,04%
|
26,46%
|
26,80%
|
0,34
|
1,69
|
| Claro |
25,39%
|
25,55%
|
25,30%
|
24,93%
|
24,56%
|
-0,37 |
-0,83
|
| Oi |
19,69%
|
19,10%
|
18,84%
|
18,78%
|
18,53%
|
-0,25
|
-1,16
|
A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 13 das 27 unidades da federação e em 30 das 67 áreas locais (DDD). No 1T12, a Vivo ganhou a liderança no Pará da TIM e na área local 73 (Ilhéus) da Claro.
| – | Líder em Market Share em 2011 | ||
|
Região
|
UF*
|
áreas locais (DDD)
|
|
| Vivo | I, II e III | 13 (+1) | 30(+1) |
| Claro | – | 6 | 15 (-1) |
| Tim | – | 4 (-1) | 16 |
| Oi | – | 4 | 6 |
* Unidade da Federação
A Vivo perdeu market share no pós-pago no 1T12, apesar de ter liderado em adições líquidas neste segmento no trimestre. Oi e TIM ganharam market share.
![]() |
| Pós-pago |
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
| Vivo |
35,5%
|
36,1%
|
36,8%
|
36,6%
|
36,5%
|
| Claro |
29,1%
|
29,3%
|
28,9%
|
28,8%
|
28,2%
|
| TIM |
20,5%
|
20,3%
|
20,7%
|
21,1%
|
21,2%
|
| Oi |
14,2%
|
13,7%
|
12,9%
|
13,0%
|
13,6%
|
Tim e Vivo ganharam market share no pré-pago e a diferença que separa as duas operadoras neste segmento caiu para 599 mil no 1T12. A TIM pode ultrapassar a Vivo no pré-pago em 2012.
![]() |
| Pré-pago |
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
| Vivo |
28,2%
|
28,0%
|
27,8%
|
28,0%
|
28,34%
|
| TIM |
26,1%
|
26,7%
|
27,2%
|
27,6%
|
28,05%
|
| Claro |
24,6%
|
24,7%
|
24,5%
|
24,1%
|
23,7%
|
| Oi |
20,9%
|
20,3%
|
20,2%
|
20,1%
|
19,6%
|
Crescimento: Vivo assume a liderança
A Vivo liderou o crescimento do celular no trimestre (3,2 milhões) superando a TIM (3,1 milhões).
|
– |
Adições Líquidas (milhares)
|
||||
|
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
|
| Vivo |
1.769
|
1.988
|
2.989
|
4.515
|
3.230
|
| TIM |
1.821
|
2.676
|
3.685
|
4.873
|
3.134
|
| Claro |
1.800
|
2.096
|
1.979
|
2.866
|
1.217
|
| Oi |
2.170
|
67
|
1.332
|
1.642
|
986
|
A Vivo liderou em adições líquidas totais e de pós-pago. A TIM no pré-pago.
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Merece destaque o desempenho da Oi que ficou em segundo em adições líquidas de pós-pago.
Receita líquida: Vivo mantém a vantagem em relação às demais operadoras
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Nota: Oi só divulga receita para celulares no mercado de varejo (mobilidade pessoal)..
A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,1 bilhões no 1T12 e crescimento de 9,3% na comparação com o 1T11.
| R$ Bilhões | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | Cresc. tri | Cresc. 1T12/1T11 |
| Vivo | 4.671 | 4.732 | 4.923 | 5.261 | 5.106 |
-2,9%
|
9,3%
|
| TIM |
3.501
|
3.983
|
4.114
|
4.431
|
4.187
|
-5,5%
|
19,6%
|
| Claro | 3.092 | 3.060 | 3.138 | 3.235 | 3.255 |
0,6%
|
5,3%
|
| Oi* |
1.703
|
1.896
|
1.947
|
2.062
|
2.106
|
2,1%
|
23,6%
|
* não inclui a receita dos celulares da Oi no mercado corporativo.
A Oi teve o maior crescimento de receita no período (23,6%). A Oi passou a divulgar apenas a receita para o varejo (mobilidade pessoal), que não inclui os celulares do mercado empresarial/corporativo.
ARPU: Vivo amplia a liderança no 1T12
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Nota:Oi varejo não inclui a receita dos celulares da Oi no mercado corporativo.
O crescimento da receita de dados, estimulada pelos investimentos em 3G, ajudou a Vivo a ampliar a liderança em ARPU. O ARPU de dados da Vivo (R$ 6,4) representou 26,0% do ARPU total (R$ 24,6) no 4T11.
| ARPU (R$) | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
| Vivo |
23,8
|
23,5
|
23,9
|
24,6
|
22,4
|
| TIM | 20,8 | 21,6 | 21,2 | 21,9 | 19,1 |
| Claro | 19,0 | 17,0 | 17,0 | 17,0 | 17,0 |
| Oi | 20,7 | 21,6 | 22,2 | 22,3 | 21,3 |
| ARPU Brasil | 21,2 | 21,0 |
21,1
|
21,5
|
20,0
|
| Oi Varejo |
17,1
|
16,7
|
17,3
|
16,7
|
16,1
|
Nota:Oi varejo não inclui a receita dos celulares da Oi no mercado corporativo.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil cresceram 4,5% no 1T12 em relação ao 1T11.
| Minutos | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
| TIM |
126
|
127
|
130
|
131
|
126
|
| Vivo | 114 | 119 | 124 | 119 | 114 |
| Claro | 90 | 84 | 109 | 109 | 105 |
| MOU Brasil | 110 | 110 | 121 | 120 | 115 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
Rentabilidade: Telefônica/Vivo lidera em Margem EBITDA
O Grupo Vivo/Telefônica liderou em rentabilidade no 1T12, colhendo frutos da integração das operações fixa e móvel.
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O Grupo Oi ficou com a segunda colocação.
| Margem EBITDA | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 4T11 |
| Vivo/Telefonica |
35,4%
|
37,1%
|
34,1% |
38,5%
|
34,2%
|
| Oi |
28,6%
|
35,0%
|
35,5%
|
26,4%
|
29,6%
|
| TIM | 27,5% | 26,8% | 26,4% | 27,8% | 26,2% |
| Claro/Embratel/Net |
27,1%
|
28,0%
|
26,7%
|
24,5%
|
25,6%
|
Nota:A partir do 2T11 foi feita uma modificação no critério de apuração da rentabilidade dos indicadores calculados pelo TELECO, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis. Foi necessário fazer esta modificação pois Vivo, Claro e TIM só divulgam este indicador desta forma.
Qualidade: Vivo lidera no 1T12
A Vivo liderou no atendimento de metas de qualidade da Anatel no 1T12, superando a TIM.
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Metas de Qualidade Atendidas
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| – |
1T11
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2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
| Vivo |
99,7%
|
100%
|
99,4%
|
98,7%
|
99,9%
|
| TIM |
99,8%
|
99,9%
|
99,9%
|
99,8%
|
98,6%
|
| Oi | 74,2% | 91,4% | 86,9% | 88,9% | 92,4% |
| Claro | 97,0% | 95,5% | 92,8% | 83,3% | 79,8% |
Entre as quatro operadoras, a Vivo apresentou no 1T12 o menor índice de reclamações na Anatel e o melhor desempenho no atendimento destas reclamações (IDA).
Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo se manteve na liderança em população atendida (90,7%), superando a Claro, mas a diferença entre as duas operadoras continua sendo de décimos.
| População atendida | |||||
| Operadora | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
| Vivo | 90,3% | 90,3% | 90,5% | 90,7% | 90,7% |
| Claro | 90,2% | 90,6% | 90,6% | 90,6% | 90,6% |
| Tim | 89,5% | 89,5% | 89,6% | 89,6% | 89,6% |
| Oi | 83,2% | 83,2% | 83,3% | 87,9% | 87,9% |
Fonte: Anatel
A Vivo continua liderando em quantidade de municípios atendidos.
| Municípios atendidos | |||||
| Operadora | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 |
| Vivo | 3.659 | 3.665 | 3.683 | 3.702 | 3.704 |
| Claro | 3.486 | 3.568 | 3.568 | 3.568 | 3.568 |
| Oi | 2.913 | 2.913 | 2.979 | 3.316 | 3.316 |
| Tim | 3.209 | 3.209 | 3.212 | 3.212 | 3.212 |
A Vivo liderou em cobertura 3G no 1T12, terminando o trimestre atendendo a 2.727 municípios, seguida pela Claro (866), TIM (512) e Oi (308).
A Vivo apresentou resultados excelentes no 1T12 liderando nos sete indicadores acompanhados pelo Teleco. Mas s competição no celular no Brasil continua acirrada e em abril ela foi superada em adições líquidas acumuladas no ano pela TIM (total de celulares) e pela Oi (pós-pago).
* Os dados da matéria foram cedidos através de parceria com a consultoria Teleco em Telecomunicações.












