17/12/2025
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Após cinco anos, portabilidade numérica só foi solicitada por 6% dos usuários

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De cada 100 clientes de operadoras de telefonia celular de Minas Gerais, seis já solicitaram a mudança de operadora com manutenção de número. No Brasil, o percentual de consumidores que aderiram à portabilidade numérica é de 5 em cada 100. No Estado, do dia 1º de setembro de 2008 (data em que a portabilidade foi autorizada pela Anatel) até o dia 21 de novembro de 2013, 1,6 milhão de clientes levaram seus números de telefone para outras operadoras.

Usando como referência o ranking de reclamações da Anatel, o serviço parece funcionar, já que o item não aparece na lista das 15 principais queixas dos consumidores. O problema é que falhas na portabilidade acabam mascaradas em reclamações mais genéricas, como cobranças indevidas e ofertas prometidas e não cumpridas.

“Pelo que percebemos, o problema não é operacional, mas da má qualidade do atendimento e do serviço prestado ao cliente”, diz o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. Segundo ele, mesmo que a operadora tenha condições técnicas de cumprir as determinações impostas pela Anatel para a portabilidade, o mau atendimento nas lojas ou nos canais de atendimento pode fazer com que o cliente não seja atendido.

Foi o que aconteceu com a psicóloga e educadora física aposentada Dora Malaquias da Silva, 70. Apesar de a Anatel determinar um prazo máximo de três dias úteis para a realização da portabilidade, Dora já está há 13 dias sem conseguir transferir seu número de telefone da Oi para a Vivo. “Queria mudar meu telefone para a Vivo para poder falar com a minha família em alguma promoção, já que ela também é cliente Vivo”, conta. “Ainda não consegui, ninguém me dá uma resposta satisfatória e, com certeza, vou receber duas contas de telefone sem ter conseguido usar nenhum dos dois”, desabafa.

Ela diz que no pedido da portabilidade, foi convencida pelo atendente a levar um novo aparelho com preço promocional. A promessa era de que o número seria desabilitado na Oi e, em no máximo três dias, religado na Vivo. “Isso não aconteceu”, diz Dora. “O pior foi que liguei várias vezes para a central de atendimento e ninguém conseguiu me ajudar. Cheguei a fica uma hora e 27 minutos numa mesma ligação, sendo transferido de atendente pra atendente até alguém desligar na minha cara”.

Segundo as regras do órgão regulador, cabe à empresa que está recebendo o cliente entrar em contato com a operadora antiga e avisar da migração. Ao cliente basta estar com as contas em dia para pedir a portabilidade, que não pode ser negada. “Quando essa regra começou a valer, eram comuns reclamações contra operadoras que se negavam a fazer o serviço. Hoje em dia, isso é bem raro”, diz Barbosa, do Procon.

Procurada para comentar sobre o problema de sua cliente, a Vivo se manifestou por meio de nota:

“A Telefônica Vivo informa que houve um problema específico relacionado à sra. Dora Malaquias da Silva, cliente com a qual estamos em contato para encontrar a solução no menor prazo possível. A Telefônica Vivo pede desculpas pelos transtornos que possam ter sido causados e permanece à disposição da cliente”.

Claro instala rede 4G no ABC Paulista

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As cidades de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo acabam de receber Internet móvel com a tecnologia mais rápida do Brasil

A partir de agora os clientes da Claro de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo poderão usufruir da velocidade do 4GMax, que permite o acesso à internet em altíssima velocidade e a experiência diferenciada de aplicações, como games multiplayers, videoconferência ou streaming de vídeo. A operadora foi pioneira ao disponibilizar a tecnologia 4G no Brasil e em São Paulo, e hoje tem o melhor desempenho, pela terceira vez consecutiva, nos indicadores de qualidade de banda larga móvel, segundo a Anatel.

“Estamos muito empenhados em expandir o 4G no estado para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência em internet móvel do país, com acesso em alta velocidade nas principais cidades”, diz Márcio Ramos, diretor executivo da Claro para São Paulo. 

A operadora sempre acreditou na tecnologia 4G e antecipou o seu lançamento em todas as cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. O 4GMax foi o nome escolhido pela Claro para denominar a nova tecnologia que tem 40Mhz, o dobro de frequência de outras disponíveis. 

Atualmente a rede 4GMax da Claro está presente em 27 cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Barueri (SP), Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Búzios (RJ), Paraty (RJ), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Natal (RN), Belém (PA), Contagem (MG), Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Osasco (SP), Guarulhos (SP), Nova Iguaçu (RJ), São Caetano (SP), Santo André (SP) e São Bernardo (SP).

Claro foi a companhia telefônica mais reclamada na Anatel em julho

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Ultimamente é bem perceptível que a Claro vem se gabando em seus comerciais com a informação de que atinge os melhores índices de qualidade de sinal e internet “de acordo com dados da Anatel”, como esse comercial com a Bruna Marquezine, repare na mensagem que aparece no rodapé em 0:18. Mas, existe agora um dado que a empresa de Carlos Slim não vai querer nenhum pouco que se divulgue.

A prestadora Claro foi a que registrou o maior número de reclamações em julho, com 31 queixas a cada 1000 usuários. A informação foi dada pela Anatel nesta semana ao divulgar a avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, de maio a julho de 2013.

As demais operadoras registraram índices de reclamação dentro do limite de dez reclamações: Vivo (10 em cada 1000), Oi (9 em cada 1000) e TIM (6 em cada 1000).

Os principais motivos das reclamações apresentadas contra as operadoras são:
  1. Cobrança, 25%;
  2. Promoções, 14%;
  3. Serviços adicionais, 11%;
  4. Cartão pré-pago, 11%;
  5. Rede, 11%;
  6. Atendimento, 7%;
  7. Área de cobertura, 4%;
  8. Planos de serviço, 4%;
  9. Habilitação, 4%.
Segundo a Anatel, as operadoras realizaram até julho, 47% do total de R$ 31,8 bilhões em investimentos para o período de 2012 a 2014, previstos no Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. A Tim se comprometeu com um valor maior de investimento, R$ 10,8 bilhões, sendo que o valor inicial era R$ 9,5 bilhões.

A Oi já desembolsou 35% em relação ao total previsto de 5,4 bilhões. A Claro se comprometeu em investir R$ 8,2 bilhões, tendo realizado 51% até julho. A Vivo previu investir R$ 7,1 bilhões, e já aplicou 55% do total. O restante do investimento ficou por conta da CTBC (R$ 36 milhões) e da Sercomtel (R$ 10 milhões) que executaram, respectivamente, 70% e 40% do investimento.

O investimento está voltado para o aumento da capacidade das redes de serviços, com a expectativa de uma possível migração de usuários para a rede 3G.

Divulgados resultados das medições de outubro da banda larga

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Estão disponíveis os resultados das medições da banda larga realizadas em outubro.

Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), além das prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, foram avaliadas as prestadoras de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.

Confira os resultados das medições realizadas em outubro.

Prestadoras aproveitam o final do ano para lançar novidades e capturar novos clientes

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A um mês do Natal, as maiores operadoras de telefonia iniciaram uma caça a novos clientes e também aos preciosos créditos de celulares pré-pagos de mais de 211 milhões de aparelhos ativos no Brasil. E, ao contrário dos anos anteriores, a novidade agora é o investimento em produtos e promoções voltadas para os smartphones.

A aposta se justifica pela quantidade de smartphones vendida no país, que neste ano superou a do aparelho tradicional pela primeira vez. Dados do empresarial IDC, consultoria especializada na área de TI (tecnologia da informação), mostram que 54% das vendas são de smartphones. “No fim do ano, esse número pode ser maior. Projetamos que a venda pode representar até 60% do total no Natal”, disse o consultor Leonardo Bueno Munin.

Segundo Munin, além das medidas do governo federal que baratearam o preço do celular, a opção pelo aparelho na versão pré-pago se deu pelo crescente desejo das pessoas em estar plugadas no Facebook ou Twitter. Mas o aparelho não pode ser muito caro. “Para se ter uma ideia, 74% dos aparelhos vendidos neste ano tinham um custo de até R$ 800”, exemplifica Munin.

De olho na crescente quantidade de donos de smartphones, as empresas apostam em promoções, especialmente no pré-pago. A Vivo, por exemplo, lançou na última quinta-feira o projeto Vivo Renova, cuja ideia é oferecer desconto de até R$ 700 na troca do smartphone usado por um novo. E não importa se o cliente vem de outra operadora.

Na TIM, a aposta é um plano híbrido (mistura de pré-pago com pós-pago) chamado Liberty Controle Express, no qual o cliente paga R$ 28 e tem direito a um pacote com telefone, internet e SMS. “Desse total, ele tem R$ 10 em crédito para realizar chamadas ilimitadas para qualquer fixo do país por apenas R$ 0,60 e acessar a internet e enviar torpedos ilimitados pagando R$ 0,75 ao dia”, explicou Lisa Folkerts, diretora comercial da TIM São Paulo.

Na operadora Oi, a oferta Oi Galera visa atrair os mais jovens com telefone, internet e até música sem limite para baixar por R$ 0,99 ao dia.

Na Claro, o 3G Max, uma espécie de 3G turbinado, foi lançado em outubro e oferece 15 MB de dados por dia e ao custo de R$ 0,99.

Claro confirma que demitiu funcionários envolvidos no caso “Otário Chorão”

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A Claro TV demitiu dois funcionários que seriam responsáveis por alterar o nome de um cliente para “otário chorão” na sua fatura. O caso foi repercutido aqui no Minha Operadora.

César de Medeiros, de Campo Grande, afirmou que, a princípio, pensou que era uma brincadeira, mas depois ficou indignado porque lembrou que havia ligado para a companhia pedindo redução da sua mensalidade.

Ele tinha feito a solicitação após ver uma promoção que oferecia a mesma assinatura por um preço menor. Medeiros então questionou se não poderia pagar o valor mais baixo e precisou cancelar o plano que tinha e fazer um outro contrato para obter o desconto, que só era válido para novos clientes, segundo o empresário contou. 

Em nota, a Claro TV informou que “este tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores” da empresa. O texto diz ainda: “por esse motivo, fizemos o desligamento de dois atendentes e adotamos todas as providências necessárias para solucionar a questão.”

Possível rompimento de fibra interrompe telecomunicações no Maranhão

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Vários usuários das operadoras de telefonia móvel de algumas regiões do Maranhão reclamaram de problemas nos serviços de voz e dados, alegando não conseguir completar ligações ou acessar a internet por volta das 11h desta sexta-feira (22).

As operadoras informaram que o problema, que durou cerca de 6h, partiu da Embratel, responsável pelo link de TV, telefonia e internet.

Por meio de nota, a Embratel confirmou que foi detectada uma instabilidade nos serviços de telefonia e internet, por conta da ruptura de cabo de fibra óptica entre as cidades de São Luís e Santa Rita, a 81 km da capital. Mas, segundo a empresa, os serviços já voltaram ao normal ainda na tarde desta sexta-feira.

Entretanto, a Embratel não informou o número exato de usuários atingidos pelo problema.

Veja a íntegra da nota da Embratel:

Informamos que, no dia 22/11, foi detectada uma instabilidade nos serviços de voz e dados, em parte do Estado do Maranhão, ocasionada por ruptura de cabo de fibra óptica entre as cidades de São Luís e Santa Rita. Nossas equipes de operação agiram prontamente e os serviços já estão operando normalmente.

Oi vai dar R$ 5 mil para quem atender ligação do Caio Castro

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A Oi apresenta mais uma novidade para seus clientes neste final de ano. A operadora vai distribuir R$ 5 mil reais para quem atender uma chamada do ator Caio Castro. Por ser o Minha Operadora o primeiro site especializado em Telecomunicações a divulgar a oferta, até o momento, a companhia não divulgou nenhum regulamento com as regras da nova promoção. Mas um vídeo publicitário divulgando a campanha já circula pela internet.

Ao que tudo indica, a promoção “Sorte na palma da mão”, como é chamada, deve funcionar nos mesmo moldes da promoção que a TIM realizou recentemente, a “TIM Chamada Premiada”.

Abaixo, você confere o comercial de divulgação da promoção:

Vivo divulga lista de aparelhos que poderão ser trocados por descontos

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A Vivo liberou hoje (22) a lista dos 20 modelos de smartphones usados que podem render dinheiro na troca por um novo nas lojas da operadora. O programa de desconto, aberto a clientes de outras empresas, foi lançado nessa quinta-feira (21) inicialmente na Grande São Paulo e Rio de Janeiro e deverá ser estendido em breve a todo o país.

O bônus varia de R$ 90 a R$ 700, valor oferecido exclusivamente para o iPhone 5. O Galaxy S3, por sua vez, pode valer até R$ 370. Para conceder o desconto, a operadora avalia o estado de conservação do aparelho, com foco principalmente na qualidade da tela e no correto funcionamento do recurso liga e desliga. O usuário precisa, ainda, apresentar a nota fiscal original do produto em seu nome. 

Confira todos os modelos que participam do programa:

Samsung Galaxy SIII
Samsung Galaxy S III Mini
Samsung Galaxy Note
Samsung Galaxy Grand Duos
Samsung Galaxy S II
Samsung Galaxy S
Samsung Galaxy S Duos
Samsung Galaxy S Advance

iPhone 5 16GB
iPhone 5 32GB
iPhone 5 64GB
iPhone 4S 16GB
iPhone 4S 32GB
iPhone 4S 64GB
iPhone 4 8GB
iPhone 4 16GB
iPhone 4 32GB

Nokia N8-00
Nokia E5-00

Motorola M0C2E XT910

Sony Ericsson Xperia U (ST25a)

Filas marcam o lançamento do iPhone 5S e 5C em todo o Brasil

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A primeira pessoa da fila de venda dos novos iPhones na loja da TIM no Shopping Eldorado, na Zona Oeste de São Paulo, não irá comprar nenhum smartphone da Apple nesta quinta-feira (21). Na verdade, Franciele Vieira, moradora do Capão Redondo, na Zona Sul, está desde as 6h guardando lugar para o vizinho Lucas Amaral, que não pôde chegar cedo por causa do trabalho. Em troca, ela pôde arriscar ganhar um iPad do amigo.


Isso porque a TIM sorteou um tablet entre aqueles que preencheram um pré-cadastro de interesse nos novos iPhones. Caso Amaral vencesse o sorteio, o iPad seria de Franciele.

Os dois amigos pegaram o primeiro trem do dia no Capão Redondo às 4h. Franciele chegou às 6h ao shopping e precisou esperar duas horas pela abertura do local. No momento em que os novos iPhones começaram a ser vendidos oficialmente no Brasil, à 0h desta sexta-feira (22), ela já completava 18 horas na fila.
O lançamento dos iPhones 5S e 5C no Brasil movimentou os corredores do Shopping Iguatemi, na Zona Norte de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (21) . Apesar de a venda dos aparelhos ter iniciado à meia-noite da sexta-feira (22), alguns clientes começaram a chegar ainda na manhã anterior.



As operadoras Claro e Tim promoveram pequenas festas para receber os clientes, com direito a comida e bebida. Na iPlace, loja especializada em produtos da Apple, cerca de 20 pessoas estavam na fila. Segundo estimativas das empresas, cerca de 200 pessoas aguardavam para fazer a compra.

“Quero um novo porque meu antigo quebrou”, diz o estudante Felipe Oliveira, de 24 anos, o primeiro da fila da iPlace. Ainda na noite de quinta, ele foi avisado pela mãe, a psicóloga Doriane Mechereffe, de 52 anos, que o novo modelo seria vendido.



“Visitei a loja e os vendedores falaram que iam fechar para abrir para o iPhone. Liguei para o Felipe, que saiu da aula e veio esperar comigo”, contou.

O gerente de projetos de tecnologia da informação Carlo Giorgi, de 38 anos, chegou à fila por volta das 20h. Ele diz que desde o lançamento do iPhone 3G no Brasil, em 2008, comparece às lojas no primeiro dia das vendas de cada modelo.



“Possuo diversos equipamentos da Apple, além do telefone. A interatividade e velocidade proporcionadas pelos aparelhos da marca são incomparáveis”, afirmou.

Segundo o diretor da Tim no Rio Grande do Sul, Christian Krieger, a expectativa é de que o estoque do aparelho seja comercializado até o fim da madrugada. “Nos preparamos para o lançamento, possibilitando que nossos clientes se cadastrassem no site. É uma tradição da marca”, destaca.



A concorrente Claro também aguarda bons resultados. “Cerca de 60% do estoque já foi reservado por clientes com antecedência, e temos, ainda, as pessoas que aguardam na fila. A tendência é de que vendamos todos os aparelhos”, salienta o diretor Marcelo Repetto.

Como era de se esperar, o lançamento dos novos celulares da Apple movimentou o Shopping Recife com grandes filas, já na noite dessa quinta-feira (21). “Cheguei aproximadamente às 20h e não tinha ninguém, fui o primeiro da fila e estou muito feliz em poder pegar no iPhone 5S pela primeira vez”, comemorou o empresário Levi Soares.



Esta já é a terceira vez que Soares consegue essa façanha. “Sempre venho para os lançamentos. Acho a Apple simplesmente fantástica. Muitos dizem que não há necessidade de vir ao lançamento, mas eu gosto bastante. Para mim virou uma tradição”, afirma. Sobre a paixão pela Apple o empresário é categórico: “Não encontrei ainda uma marca igual a Apple. Tive um android e um blackbarry, mas depois que conheci a Apple não consigo mais largar”, afirma.
O segundo comprador foi o estudante, Henrique Magalhães, 19.”Tenho todos os produtos da Apple e assumo que não poderia ficar de fora desse lançamento. Meus amigos me pediram pra não vir, minha mãe também, mas não adianta. Vim com meu pai, que também é fã de tecnologia, e vou levar meu iPhone 5S”.



Outro comprador que foi feliz para casa com o iPhone debaixo do braço foi o estudante Bernardo Sampaio, “Sempre estou nos lançamentos do iPhone”. Sampaio já sabia que a espera seria árdua, e providenciou um 3DS, da Nitendo, para se distrair. “Ano passado eu vim, mas fiquei sem paciência para esperar, por isso que neste ano trouxe o 3DS”, afirmou.

O gerente de marketing da Claro, Sandro Rabelo, afirma que está muito feliz com o lançamento e acredita que o iPhone 5S terá uma maior procura que o 5C. “Mesmo sendo mais caro, acredito, pelas primeiras impressões das vendas, que o iPhone 5S terá uma melhor saída que o 5C”.



O shopping Recife foi o ponto de encontro dos applemaníacos. Não importa o dia e a hora, o legal e importante no lançamento é garantir o aparelho. Porém, nem todos conseguiram esse feito na noite desta quinta. Os clientes da operadora TIM, por exemplo, terão que esperar algumas semanas para que a entrega do gadget. Motivo da não entrega? O link que consolidaria a venda não estava disponível no sistema. 
A assessoria da TIM entrou em contato e afirmou que os iPhones já estão disponíveis nas lojas.


O que você acha de todas essas pessoas que esperam em longas filas, muitas no chão, de madrugada, a procura de um iPhone: Bons apreciadores da tecnologia ou apenas fanáticos alienados pelo marketing? Queremos saber a sua opinião! Participe votando em nossa enquete da próxima semana. Fique ligado.