19/12/2025
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Sercomtel tem os clientes mais satisfeitos, aponta Anatel

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Na noite de ontem (03) publicamos o ranking das empresas com mais queixas registradas no Procon-SP. Sendo que esse ato de reclamar é tão frequente que quase sempre esquecemos de dar valor as menos reclamadas. Queremos fazer diferente com essa postagem e parabenizar a Sercomtel, empresa de Londrina (PR), que foi a operadora que teve o menor índice de reclamações de clientes registradas na Anatel entre os meses de janeiro e novembro de 2013. O ranking está publicado no Portal do Consumidor, lançado pela Anatel na última sexta-feira (31).

Segundo a agência reguladora, na telefonia celular a Sercomtel teve apenas 0,045 reclamações por mil acessos/mês. Na telefonia fixa local, a operadora também aparece como a melhor do País, com 0,341 reclamações por mil acessos/mês.

A fonte da Anatel são os relatórios do Índice de Desempenho no Atendimento (IDA), que também estão disponíveis no Portal do Consumidor. O IDA possibilita ao cidadão comparar as operadoras no que se refere à sua capacidade de resolver, com agilidade e qualidade, os problemas apontados por seus clientes.

No IDA da telefonia celular, a Sercomtel ficou em primeiro lugar no País de janeiro a novembro e obteve nota 100 em todos os meses, com exceção de agosto. A nota 100 significa o cumprimento total das metas estipuladas pela agência e prestação de serviços eficientes para os seus clientes.

No segmento de telefonia fixa local, a Sercomtel também aparece em primeiro lugar em todos os meses, com exceção de novembro, quando ficou na segunda colocação.

“Historicamente, a Sercomtel sempre aparece como a operadora que atende de forma mais satisfatória às metas de qualidade e de prestação de serviços de atendimento eficientes para seus assinantes”, enfatiza o presidente da companhia, Christian Schneider.

Portal do Consumidor é lançado pela Anatel

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou à sociedade nesta sexta-feira (31) em Brasília, o Portal do Consumidor – espaço destinado à divulgação de informações de interesse dos usuários de serviços de telecomunicações, como direitos e deveres, dados estatísticos e indicadores de atendimento. Navegue pelo Portal em http://www.anatel.gov.br/consumidor.

No portal, você terá informações sobre os canais disponíveis de atendimento ao usuário, sobre encaminhamento de reclamações, sobre os seus direitos como cliente dos serviços de internet, telefonias móvel e fixa, e TV por assinatura, bem como acesso a dados e rankings que permitem comparar o desempenho das prestadoras, entre eles o Índice de Desempenho de Atendimento, calculado pela Agência, e as estatísticas de reclamações que chegam à Anatel.

Funcionários da NET mantêm atividades paralisadas em Manaus

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Funcionários da MSB Telecon, que presta serviços para a NET, procuraram a mídia local do Amazonas, na manhã desta segunda-feira (03), para denunciar o atraso e falta de reajuste nos salários, que estão irregulares na empresa há mais de dois meses.

A MSB, localizada na rua Marizal, bairro Santo Antonio, Zona Oeste da capital Manaus, está com os serviços de internet paralisados desde o último dia 27 de janeiro, quando os 30 funcionários, responsáveis pela manutenção e instalação de equipamentos de internet, resolveram paralisar suas atividades. Com o descaso, mais de 70 pessoas estão sendo prejudicadas por dia com a falta do serviço.

Segundo os funcionários, que não quiseram ser identificados, eles trabalham na empresa há mais de dois anos e está é a primeira vez que isso acontece. Além do pagamento dos salários, o auxílio alimentar também está atrasado.

Equipes de reportagem tentaram entrar em contato com a administração da empresa, mas não obtiveram sucesso.

Vivo Tudo é considerado uma péssima promoção pelos leitores do Minha Operadora

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A promoção Vivo Tudo não surpreendeu os visitantes do Minha Operadora. Pelo contrário, os votantes na enquete da semana passada (26/01-01/02) odiaram as tantas limitações que a operadora impõe tanto para efetuar ligações em algumas regiões, quanto a franquia e velocidade da internet, que ao ser reduzida chega a míseros 16 kbps. Além disso, o envio de torpedos continua sendo restrito a celulares Vivo, coisa que na concorrência existem mensagens disponíveis para celulares de outras empresas.

Veja o gráfico da enquete em detalhes:

Nesta semana estaremos fazendo um mapeamento para saber a quantidade média de visitantes do nosso site que mora numa região já atualizada com a nova numeração com nove dígitos. Deixe sua opinião até este sábado (08). Agradecemos desde agora seu voto, que como sabe, não custa nada!



As enquetes do Minha Operadora não tem valor científico, mas podem ser usadas por operadoras parceiras para fins de estudo.

Procon-SP divulga lista com as empresas mais reclamadas em 2013

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O setor de telecomunicações ultrapassou o de instituições financeiras e liderou em 2013 o ranking do número de demandas de consumidores nos canais de atendimento da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. As companhias do segmento de telecomunicação, que inclui telefonia, banda larga fixa e móvel e TV por assinatura, registraram em todo o ano passado 75.401 atendimentos no Procon-SP. Já as instituições financeiras (bancos, financeiras, administradoras de cartão e seguros) foram responsáveis por 66.929 queixas. Em 2012, as instituições financeiras eram líderes com 74.987 reclamações. Já as empresas de telecomunicações haviam causado 66.618 atendimentos.

A empresa líder no ranking do Procon-SP em 2013 foi o Grupo Telefônica/Vivo, com mais 11.894 atendimentos, e com resolução de 93% dos casos, segundo o órgão de defesa do consumidor. O Procon-SP destaca que, apesar de registrar o mais alto índice de solução, os consumidores ainda reclamam da Vivo por conta de problemas básicos como demora para realizar reparos ou atender pedidos de transferência de linha.

Além da Telefônica, outras grandes representantes do setor de Telecom se destacam no ranking. A Claro ocupa a terceira posição, com 6,8 mil reclamações e 85% de resolução. A TIM aparece na sexta posição (4,1 mil queixas e 84% de solução). Na sequência está a Net, no 7º lugar, com 4 mil atendimentos e 91% de resoluções. Oi e Sky também ocupam a lista das mais empresas com mais reclamações, sendo respectivamente oitava e décima colocadas. Já a Nextel ocupa a 25º posição, com 948 atendimentos e 88% de solução.

Claro TV atualiza software e desativa sinais piratas por todo o país

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Uma operadora de televisão por assinatura nesta semana cortou o sinal de aparelhos clandestinos de todo o Brasil. A iniciativa ocorreu como resposta a pirataria no setor, que vem sendo combatida pelas empresas, Ministério Público e a Polícia Federal.

Foi divulgado na imprensa na última quinta-feira (30) que a operadora responsável pela ação direta de combate foi a Claro TV. Segundo a publicação de blogs especializados em TV por assinatura a companhia do Grupo América Móvil irá “derrubar todos os acessos ilegais aos canais HD distribuídos pela empresa”.

A Claro HDTV preferiu não se manifestar sobre o assunto que estaria sendo divulgado por um boletim comercial de informações técnicas da empresa número 0045/14. O documento estabeleceria novos padrões de instalação dos receptores que dependeriam agora de uma atualização para o acesso dos canais de alta definição.

A última etapa da atualização de sistema teria ocorrido na madrugada desta sexta-feira (31). A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, preferiu manter sigilo sobre a identidade da empresa que realizou entre os dias 22 e 31 de janeiro as ações de combate aos sinais irregulares, porém confirma o ‘apagão’.

A entidade, por meio de uma nota sobre o assunto, relata que a luta das empresas contra a Pirataria. vêm se intensificando desde o ano passado, quando a Polícia Civil e o Ministério Público realizaram apreensões de decodificadores ilegais em diversos estados. Na cidade de São Paulo, já foram realizadas cinco batidas que apreenderam centenas de decodificadores na rua Santa Ifigênia, tradicional ponto comercial de eletrônicos do Centro da capital.

A ação paulista é resultado de uma solicitação de inquérito policial registrada em 2012 pelo Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado (SETA).

Em dezembro, a polícia de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), prendeu o dono de um site que vendia decodificadores piratas e que, nos últimos três meses, foi acessado por 377 mil usuários.

No local, foram encontrados 129 decodificadores piratas. Em depoimento na delegacia, o proprietário do site admitiu que vende os equipamentos para diversas regiões do Brasil e que mantém a atualização dos mesmos, via satélite, para continuar violando os novos códigos das operadoras de TV por assinatura.

A denúncia contra a loja virtual foi feita pela Aliança Internacional contra a Pirataria, lançada no início deste ano e que reúne representantes de operadoras de TV por assinatura de vários países da América Latina.

Também no final de 2013, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal aprovou projeto que constitui como crime a interceptação ou recepção não autorizada dos sinais de TV por assinatura. Se a lei for aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Executivo, casos de violação serão punidos com detenção de seis meses a dois anos.

NET lança banda larga de fibra ótica com velocidade de 500 Mb/s

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Com preços a partir de R$ 800, moradores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro poderão contratar serviço de internet banda larga com velocidade de 500 Mbps, considerada ultrarrápida. O plano, tanto para residências e empresas, foi lançado nesta segunda-feira (03) pela NET.

O valor da banda larga fixa é 500 vezes a velocidade utilizada, por exemplo, em conexões 3G, que atingem em média 1 Mbps.

Segundo a empresa, essa é “a maior velocidade de acesso à internet disponível no Brasil”, possível graças à transmissão de dados via fibra óptica. A operadora alerta que para usar o serviço, chamado Net Vírtua 500 Mega, o usuário deve ficar atento às configurações dos equipamentos que utiliza para acessar a rede.

“Além de configurações atualizadas de hardware, é necessário que os equipamentos suportem conexões Gigabit Ethernet. No caso de Wi-Fi, recomendamos a versão 802.11 AC, a mais recente, que deve estar presente no roteador e no dispositivo conectado através da rede sem fio”, explicou Marcio Carvalho, diretor de marketing da Net, em comunicado da empresa.

Para consumidores residenciais, o plano custará R$ 799,90, mas o valor se aplica a quem contratar também o serviço de TV e telefone da empresa. A velocidade de upload é de 100 Mbps e a franquia mensal é de 500 GB.

Já para pequenas e médias empresas, o plano custará R$ 999,90 no combo, com velocidade de upload de 250 Mbps e franquia de 1 TB por mês.

A NET afirma que fornece o modem e realiza a instalação interna da fibra óptica até o ponto de conexão. No entanto, a instalação está sujeita à análise de viabilidade técnica, o prédio ou casa podem precisar da instalação de novos cabos.

Clientes da Vivo receberão aplicativo Pinterest com exclusividade

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Nesta quarta-feira, 29, no meio da Campus Party, a Pinterest anunciou que fará parceria com a Telefônica|Vivo. O principal foco de ambos é a Copa do Mundo. Com o novo aplicativo, os clientes da Vivo poderão acessar a ferramenta, que é disponibilizada de forma gratuita, para facilitar o uso das redes sociais. Porém, essa possibilidade é exclusiva para smartphones Android. Com o Pinterest, os usuários terão acesso ao feed pessoa, notificações e pins mais populares já na tela inicial do smartphone.

Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Pinterest, Gene Alston, a marca ainda não sabe exatamente quais são os planos para o Brasil, porém, afirmou que eles têm plena certeza da importância do país no tráfego internacional. Além disso, o diretor também anunciou que as expectativas deles são boas para este ano, justamente por conta da Copa do Mundo que acontecerá por aqui.

Está ação faz parte de um projeto mundial entre a Telefônica e a Pinterest, e a negociação estava sendo feita há mais ou menos sete meses. Na América Latina, o Brasil foi o primeiro a receber a novidade, além de também ser o segundo no mundo. Porém, os representantes das companhias afirmam que todos os 20 países que recebem o sinal da Vivo também terão a novidade. No mundo, o primeiro país que ganhou o Pinterest foi o Reino Unido.

O diretor da Telefônica esclareceu que o widget não está disponível para o iOS, sistema exclusivo da iPhone, porque ele não permite que os aplicativos façam atualizações constantes, por isso, somente aparelhos com sistema Android poderão se beneficiar. Ainda segundo Alston, a ferramenta permite que a descoberta de um conteúdo de interesse seja feito pelos dispositivos móveis, já que cerca de 75% das pessoas já os usam para ter acesso as informações das redes sociais.

Parta a operadora, está parceria é perfeita, já que condiz com a estratégia da Vivo, que é ser uma tecnologia digital.

Oi é processada pelo Cade por suposta conduta anticompetitiva

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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu abrir processo administrativo contra as empresas Telemar Norte Leste e Brasil Telecom, ambas do Grupo Oi, para investigar supostas infrações à ordem econômica. A decisão consta de despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 30.

A denúncia foi representada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento no Diário Oficial cita que a instauração do processo está baseada nas leis que regulam a concorrência no País, mas não especifica as ações que poderiam caracterizar a conduta anticompetitiva das operadoras. As empresas têm 30 dias para apresentar sua defesa ao Cade.

Via Agência Brasil

Dezembro também foi um mês ruim para as operadoras de celular

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A ativação de novas linhas celulares em dezembro de 2013 ficou abaixo do volume registrado no mês anterior. Foram praticamente 14 mil linhas a menos. Ainda assim, com as 580,92 mil linhas ativadas em dezembro, o Brasil encerrou 2013 com 271,10 milhões de linhas ativas. Deste total, os acessos pré-pagos totalizam 211,58 milhões (78,05% do total) e os pós-pagos 59,52 milhões (21,95%). O crescimento anual foi de 3,55%, segundo dados da Anatel. As expressivas limpezas de base realizadas pelas operadoras ao longo do ano pesaram para o registro de uma taxa tão baixa.

A banda larga móvel totalizou 103,11 milhões de acessos em 2013, dos quais 1,31 milhões 4G, também confirmando a expectativa dos analistas de mercado, ficando bem abaixo dos números previstos pelo governo. Quando o 4G foi lançado, em meados de 2013, a previsão da Anatel era a de que que até o fim do ano a quarta geração ultrapassasse a marca de 4 milhões de clientes. Na época, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, chegou a fazer uma aposta com o presidente da Anatel, João Rezende, de que o número seria ainda maior. Os terminais de dados M2M já somam 8.2 milhões.

A Vivo mantém a liderança, com 77.2 milhões de linhas ativas e participação de 28,49%. Em segundo lugar permanece a TIM, com 73.4 milhões de linhas e 27,09% de share. A Claro encerrou 2013 com 68.7 milhões de linhas (25,34%) e a Oi com 50.2 milhões (18,52%).

No balanço final do ano, a Vivo e a Oi perderam participação de mercado. Tinham 29,08% e 18,81% de share no fim de 2012, respectivamente. Já TIM e Claro viram suas fatias aumentarem um pouco. A TIM havia encerrado 2012 com participação de 26,87% e a Claro, 24,92%.