30/04/2024

Para usar a marca TIM, operadora terá que pagar à Telecom Italia

A TIM precisou fechar um contrato de licenciamento de uso de marca com a controladora italiana, com pagamento de 0,5% da receita até 2020.

Depois da Telecom Italia apresentar seus resultados negativos no trimestre, a TIM precisou fechar, nesta quinta-feira (17), um Contrato de Licenciamento de Uso de Marca com a sua controladora. A duração do contrato vai até 31 de dezembro de 2020.

O que significa que, se antes a TIM Part e as subsidiárias TIM S.A, TIM Celular S.A e o Instituto TIM usavam livremente a marca, sem pagar nada à Telecom Italia, que é quem detém os direitos da marca “TIM” no Brasil, agora elas terão que pagar royalties para continuarem operando com o mesmo nome.


De acordo com o comunicado enviado hoje, a Telecom Italia foi questionada por autoridades fiscais italianas, com base nas leis italianas de preço de transferência (transfer pricing), justamente por essa utilização livre da TIM. Por conta disso, a empresa teve que entrar em um acordo com as autoridades para pagar, em dezembro de 2017, uma soma considerável em impostos, juros e multa ao governo italiano.
O contrato com a TIM agora vai regularizar as obrigações da controladora italiana quanto às autoridades fiscais, mas passa a ser uma obrigação da empresa aqui no Brasil. O valor a ser pago será de 0,5% da receita líquida total da TIM e de cada licenciada.
LEIA TAMBÉM:
A possibilidade de aumentar o percentual cobrado para até 0,7% entre 2019 e 2020 foi excluída do contrato, em comum acordo, o que deixa o percentual fixo de fato até 2020.
A TIM também comentou, no comunicado, que não há seguros ou garantias envolvidas, somente penalidades caso os pagamentos não sejam efetuados. A qualquer momento, a Telecom Italia poderá rescindir o contrato, caso as obrigações não sejam cumpridas pelos quatro licenciados no Brasil.
Por fim, afirmou que o “contrato não possui previsões para pagamento retroativo de royalties referentes ao período anterior à assinatura do Contrato, durante o qual a marca “TIM” foi livremente utilizada pela Companhia e suas subsidiárias, sem qualquer contrapartida à Telecom Italia”
De acordo com a empresa, os pagamentos retroativos relacionados a contratos de licença de uso de marca registrada não são permitidos pelas leis brasileiras, de acordo com os regulamentos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários