05/12/2025

Após Oi, Fitch Rating atribui nota nacional para a TIM Brasil

Rating da operadora reflete seu forte perfil de negócios, como veículo de controle da terceira maior operadora de telefonia móvel do Brasil.

Salvar post

Depois da Oi, agora foi a vez da TIM Brasil receber a sua nota da Fitch Ratings, agência de classificação de risco. A empresa venceu a nota nacional “AAA(bra)”, com perspectiva estável, baseada na expectativa de que a alavancagem líquida permanecerá abaixo de 1,0 e que a companhia continuará a reportar fluxos de caixa operacionais sólidos, com forte capacidade de distribuir dividendos que servirão às debêntures.

De acordo com a Fitch, o rating da TIM Brasil reflete seu forte perfil de negócios, como veículo de controle da terceira maior operadora de telefonia móvel do Brasil, com 24% de participação de mercado, e presença em serviços de telefonia fixa e banda larga.

“O rating também incorpora indicadores de crédito conservadores, com baixa alavancagem e robusta liquidez, bem como expectativas de sólido fluxo de caixa livre antes da distribuição de dividendos nos próximos cinco anos, sustentados pelo crescimento da base de clientes pós-pagos e pela receita média por usuário (ARPU – Average Revenue Per User)”, afirma a agência.

A Fitch afirma que a TIM Brasil está bem preparada para lidar com o competitivo e regulado setor de telecomunicações, caracterizado pelo uso intensivo de capital e pela exposição às constantes mudanças tecnológicas.

Para estabelecer a nota da companhia, a agência os seguintes fundamentos principais: Intensa Concorrência, Crescimento Moderado, Forte Perfil de Negócios, Robusto FCF Antes dos Dividendos, Gerenciável Necessidade de Investimentos, Cobertura de Dividendos e Margem de Alavancagem Adequadas e Vínculo com a Telecom Italia.

Embora a operação brasileira esteja com perspectiva estável, a sua controladora Telecom Italia tem no “BB”, com perspectiva negativa, de acordo com a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias da Fitch. Atualmente, a empresa italiana, que detém 100 % da TIM Brasil e controla 67% do Grupo TIM, enfrenta questões financeiras, e está passando por reestruturação para quitar dívidas.

A Fitch compara o rating nacional da TIM, que é a terceira operadora brasileiro com o maior market share (24%), com a Localiza Rent a Car S.A. (‘AAA(bra)’/Estável), a empresa líder no setor brasileiro de locação de frotas e veículos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários