16/06/2024

Conectividade do Norte e nas escolas são tema de reunião do G20 com MCom

Reunião contou com lideranças diversas do Brasil e internacionais para tratar de projetos de conectividade do país.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inaugurou a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG) do G20 em São Luís (MA). Onde também estiveram o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius; e o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira.

Ele enfatizou dois projetos do governo para expandir a conectividade nacional: o Norte Conectado, que instala cabos de fibra ótica nos rios amazônicos para fornecer internet de alta velocidade à região Norte, beneficiando 60 municípios e mais de 10 milhões de pessoas com um investimento de R$ 1,3 bilhão; e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que visa fornecer internet de qualidade a cerca de 140 mil escolas públicas urbanas e rurais, impulsionando a transformação digital da educação no Brasil.

Juscelino destacou os avanços do Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20 desde a última reunião em Brasília. Documentos preliminares foram desenvolvidos sobre quatro temas prioritários acordados para 2024.

Além disso, três eventos foram realizados com sucesso em abril: um Seminário sobre Inteligência Artificial, um Workshop sobre Conectividade Significativa e um Seminário sobre Integridade da Informação.

“Já temos uma primeira versão dos documentos relacionados aos quatro temas prioritários, que acordamos desenvolver neste ano de 2024. Paralelamente, realizamos com grande sucesso três eventos ao longo do mês de abril: um Seminário em Inteligência Artificial, um Workshop em Conectividade Significativa, e um Seminário em Integridade da Informação”.

Ele ainda compartilhou que em São Luís, está em andamento a discussão da minuta da Declaração Ministerial sobre economia digital, que será finalizada em setembro em Maceió. O DEWG do G20 está abordando tópicos como inclusão digital, governo digital, integridade da informação, confiança digital e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.

A colaboração das organizações internacionais UIT, OCDE e Unesco é essencial para esses debates. A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital continua até quinta-feira na cidade.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários