08/04/2024

Elon Musk diz que IA vai superar a inteligência humana até 2026

Sempre com falas polêmicas, Elon Musk fez alguns comentários sobre o avanço da inteligência artificial no futuro mais próximo.

Elon Musk, o presidente-executivo da Tesla, expressou uma previsão ambiciosa e provocadora em relação ao desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Em uma declaração feita nesta segunda-feira, Musk afirmou que antecipa o surgimento de uma IA que superará a inteligência humana mais avançada, possivelmente até o próximo ano ou até 2026.

xr:d:DAFM9cUtXWQ:3850,j:3532372269885748977,t:24040821

A declaração de Musk aponta para uma visão futurista e desafiadora do potencial da IA em superar as capacidades cognitivas humanas.

Durante uma extensa entrevista realizada no programa Spaces do X, Elon Musk enfrentou uma série de falhas tecnológicas, mas ainda assim conseguiu abordar diversos temas importantes.

Uma das discussões significativas ocorreu com o CEO norueguês do fundo de investimentos, Nicolai Tangen, onde Musk abordou o papel crucial da disponibilidade de eletricidade no desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Ele enfatizou que, atualmente, a IA está limitada pela quantidade de energia elétrica disponível para sustentar seus processos computacionais.

Além disso, Musk mencionou os avanços planejados para o Grok, o chatbot de IA desenvolvido pela sua startup xAI. Ele revelou que a próxima versão do Grok está programada para ser treinada até maio, sugerindo um compromisso contínuo com o desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia.

Quando abordado sobre o cronograma para o desenvolvimento da Inteligência Artificial Geral (AGI), Musk expressou suas opiniões sobre a possível superação da inteligência humana.

Ele sugeriu que AGI, definida como uma inteligência artificial mais avançada do que o ser humano mais inteligente, poderia se tornar uma realidade “provavelmente no próximo ano, dentro de dois anos”, refletindo sua crença no rápido progresso tecnológico nesse campo.

O bilionário, cofundador da OpenAI, mencionou que a escassez de chips avançados está afetando o treinamento do modelo Grok versão 2. Musk estabeleceu a xAI como concorrente da OpenAI, alegando que a empresa abandonou sua missão original de desenvolver IA para o benefício humano, negada pela OpenAI.

Elon Musk também revelou que o treinamento do modelo Grok demandou 20.000 GPUs H100 da Nvidia, e futuras iterações exigirão 100.000 desses chips. Ele enfatizou que, embora a escassez de chips tenha sido uma grande limitação para o desenvolvimento de IA até agora, a disponibilidade de energia será crucial nos próximos um ou dois anos.

Quanto aos veículos elétricos, Musk destacou que as fabricantes chinesas são as mais competitivas globalmente e representam os desafios mais significativos para a Tesla.

Para o bilionário rivais chinesas podem dominar o mercado global se não houver proteção comercial, alerta. Tesla enfrentou uma greve na Suécia, mas Musk acredita que o pior já passou. O fundo soberano norueguês, um acionista da Tesla, se encontrou com o presidente da empresa para discutir a situação no último ano.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários