18/04/2024

Android 15 virá com verificação de segurança ao conectar com PC

Sistema operacional Android 15 virá com um novo recurso de segurança que vai exigir verificação de usuário para conectividade em PC.

O Google lançou o Android 15 Developer Preview 2, que inclui um novo recurso exigindo verificação ao conectar dispositivos via USB ao PC. Trata-se de uma função de segurança.

O Android 15 Developer Preview 2 introduziu uma atualização de segurança que impede que pessoas não autorizadas alterem configurações USB e acessem dados quando o telefone está desbloqueado e conectado a um PC.

A empresa eliminou uma vulnerabilidade ao implementar uma mudança no DP2. Agora, para fazer alterações, os usuários devem autenticar-se por meio de biometria, reconhecimento facial ou código de desbloqueio do dispositivo.

Brechas do desenvolvedor

A medida de segurança implementada pelo Google visa evitar o acesso não autorizado aos dados do telefone quando conectado a um computador. Essa medida proporciona uma camada adicional de segurança para os dispositivos dos usuários.

Especificamente, é útil quando os dispositivos são conectados a computadores de terceiros, como frequentemente ocorre em visitas técnicas, garantindo a proteção dos dados contra acessos não autorizados.

A funcionalidade de autenticação abrange diversas modalidades de conexão USB, abrangendo transferência de arquivos/Android Auto, tethering via USB, MIDI, PTP e opções de webcam.

Isso significa que a segurança não compromete a funcionalidade do dispositivo, pois as diversas formas de conexão USB são cobertas pelo processo de autenticação. Essa flexibilidade é fundamental para garantir que os usuários possam aproveitar todas as capacidades do dispositivo sem comprometer sua segurança.

No entanto, apesar do avanço na segurança proporcionado por essa funcionalidade, foi identificado um ponto fraco. Dispositivos nos quais as opções de desenvolvedor estão ativadas ainda podem apresentar uma brecha de segurança.

Isso ocorre porque, mesmo com a autenticação implementada, a autorização de depuração USB pode ser concedida, o que permite o acesso aos dados do dispositivo. Esse aspecto ressalta a importância contínua de manter a segurança como um ponto de atenção, mesmo diante de melhorias significativas no sistema.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários