26/04/2024

Polícia Civil recupera 2 mil metros de cabos furtados em Boa Vista/RR

Cabos de fibra óptica eram de uso exclusivo da Oi, e estavam sendo utilizados indevidamente por diversos provedores de internet.

Em uma ação realizada nesta quinta-feira (28), a PCRR (Polícia Civil de Roraima) apreendeu mais de 2 mil metros de cabos que estavam sendo utilizados indevidamente por diversas empresas provedoras de internet em Boa Vista. A Operação Gato-Net teve como objetivo apreender e recuperar cabos de fibra óptica de uso exclusivo da Oi.

A ação foi coordenada pelo 2º DP (Distrito Policial), e contou com o apoio dos agentes do 1º e 5º DPs, além do DPJC (Departamento de Polícia Judiciária da Capital). Divididos em cinco equipes, os policiais estiveram em 15 endereços, sendo três no bairro Jardim Equatorial, quatro locais no bairro Nova Cidade, um no Joquei Clube, um no Centenário, um no Aracélis, um no Jardim Floresta, um no Caranã, também no Pedra Pintada, Said Salomão e a região do Monte Cristo.

De acordo com a delegada titular do 2° DP, Miriam Di Manso, cada equipe , juntamente com peritos do ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida), o representante da Oi e técnicos da Serede, empresa terceirizada que presta serviços para eles, foram nos locais identificados para cortar os cabos e fazer a retirada de onde estavam instalados. “Entendemos que estes cabos foram furtados e repassados às empresas que são provedoras de sinais de internet”, detalhou.

Infelizmente, a ação acabou ocasionando a interrupção do fornecimento de internet a alguns usuários. “Muitas pessoas hoje ficaram sem sinal de internet. Mas é importante dizer que todos os responsáveis por essas empresas vão ser identificados”, disse a delegada.

Nós ainda não temos a identificação de quem efetivamente subtraiu esses cabos da empresa Oi. A princípio, como o material receptado está sendo usado no comércio, isso qualifica o crime”, revelou afirmando que os cabos de fibra óptica foram comprados ou alugados pelos representantes dessas empresas.

“Acreditamos que algumas pessoas possam realmente estar incorrendo em erro, dependendo da pessoa que cedeu esses cabos, que vendeu ou que os doou, não sabemos ainda, mas são de propriedade exclusiva da Oi e, por isso, o uso deles por outras empresas caracteriza o crime de receptação qualificada”, disse.

Aqueles que foram prejudicados com a falta de internet por causa da operação, a delegada orienta que procurem a PCRR e registrem BO. “Se o usuário teve o sinal de internet interrompido durante a manhã desta quarta-feira, foi por esta razão. A empresa provedora do sinal desse usuário foi identificada utilizando os cabos indevidamente e esses cabos foram recolhidos. Orientamos o consumidor que registre um Boletim de Ocorrência e tome as providências contra a empresa, para que ela possa ser responsabilizada”, concluiu.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários