15/04/2024

Google Play Protect: sistema atualiza segurança contra apps maliciosos no Android

Camada de segurança do Android ganha atualização e se mostra como uma opção a mais para proteção do sistema.

O Android possui uma funcionalidade de segurança incorporada conhecida como Google Play Protect. Essa ferramenta recebeu recentemente uma atualização que introduziu um novo recurso de análise em tempo real de códigos de aplicativos, com o objetivo de prevenir possíveis ameaças em seu dispositivo móvel.

Android

Essa novidade foi anunciada em outubro e, de acordo com o Google, tem a capacidade de identificar aplicativos maliciosos ou falsificados que tenham sido baixados e instalados fora da loja oficial de aplicativos do Android, conhecida como a Play Store. Esse recurso é uma adição importante para proteger os usuários de possíveis riscos associados à instalação de aplicativos de fontes não confiáveis, garantindo uma experiência mais segura ao utilizar dispositivos Android.

A partir de agora, o Google Play Protect incorpora uma verificação em tempo real para cada novo aplicativo que é instalado em dispositivos Android. Esse processo envolve uma análise de código que identifica “sinais cruciais dentro do aplicativo” com o propósito de detectar possíveis ameaças à segurança.

Esta atualização é particularmente relevante para aqueles usuários que frequentemente realizam o sideload de aplicativos Android, ou seja, a prática de baixar e instalar aplicativos a partir de fontes externas à loja oficial do sistema. Embora o sideload seja popular entre alguns usuários, é importante ressaltar que isso envolve confiar em arquivos que podem ser maliciosos, tornando a verificação em tempo real oferecida pelo Google Play Protect um recurso valioso para garantir a segurança de seus dispositivos.

O Google introduziu um aprimoramento no recurso de verificação em seu sistema Android com o objetivo principal de combater a crescente proliferação de aplicativos maliciosos que facilitam golpes e o roubo de dados dos usuários. A necessidade de tomar medidas adicionais foi destacada por Saikat Mitra, chefe de segurança do Google, ao anunciar essa atualização no Play Protect.

De acordo com informações do TechCrunch, o novo recurso já bloqueou mais de 30 tentativas de instalação de aplicativos maliciosos no Android 14. O Google Play Protect agora emite alertas, indicando que um aplicativo pode representar uma ameaça à segurança do usuário, como a possibilidade de espionagem de dados pessoais, incluindo mensagens, fotos e histórico de chamadas.

Scott Westover, porta-voz do Google, explicou que essa melhoria inclui a adição de verificação em tempo real em nível de código ao Google Play Protect, o que permite combater aplicativos maliciosos, independentemente de terem sido baixados da loja oficial do Google Play ou de outras fontes não verificadas.

A empresa também enfatizou que esses recursos continuarão a evoluir com o tempo à medida que o Google Play Protect coletar e analisar novos tipos de ameaças que surgem no ecossistema Android. Isso demonstra o compromisso do Google em manter a segurança de seus bilhões de usuários.

Vale ressaltar que, embora a prática do “sideload” permita a instalação de aplicativos Android de fontes não oficiais, ela também traz riscos significativos. Portanto, o novo recurso de verificação em tempo real representa uma camada adicional de segurança importante para todos os usuários do sistema Android, protegendo-os contra aplicativos potencialmente maliciosos e mantendo a integridade de seus dispositivos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários