19/04/2024

Globo perde exclusividade de transmissão dos Jogos Olímpicos

Rede Globo permitiu perder exclusividade das Olimpíadas, assim como foi com a Copa do Mundo que aconteceu em 2022.

A Globo perdeu sua exclusividade para transmitir os Jogos Olímpicos no Brasil devido a uma renegociação de contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Antes dessa mudança, a emissora tinha direitos exclusivos para transmitir os Jogos na TV por assinatura e plataformas digitais, com exceção da TV aberta, como estabelecido em um contrato assinado em 2015.

Olimpiada

Essa não exclusividade permitiu que outras redes de televisão, como a Band e a Record, exibissem os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro. A decisão da Globo de abrir mão da exclusividade ocorreu devido a uma revisão de sua política de gastos com direitos de transmissão de eventos esportivos.

Essa mudança também se assemelha a um acordo anterior da Globo com a Fifa (Federação Internacional de Futebol), onde a emissora não detinha mais exclusividade em determinados eventos esportivos.

A emissora agora tem direito a apenas metade dos jogos de eventos organizados pela entidade máxima do futebol. Essa mudança já afetou a transmissão da Copa do Mundo feminina deste ano e se repetirá na Copa do Mundo de 2026.

No caso do acordo com o COI, a Globo manteve o seu contrato original, que se estende até 2032. No entanto, os novos termos do acordo significam que qualquer empresa interessada em transmitir os eventos esportivos olímpicos não precisa mais negociar diretamente com a Globo.

Agora, as negociações são feitas diretamente com o COI. Um exemplo disso foi o acordo recente da Cazé TV, uma parceria entre a empresa Livemode e o streamer Casimiro Miguel, que adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Este acordo foi focado nos direitos digitais de transmissão.

Quanto aos Jogos de Paris, a Globo tem planos de mostrar mais de 100 horas de eventos esportivos na TV aberta, começando das 6 da manhã e indo até as 18h. Além disso, o SporTV oferecerá cinco canais e transmissões em qualidade 4K. Para os espectadores do Globoplay, a Globo disponibilizará 35 sinais de transmissão para cada esporte que estará presente no evento esportivo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários