25/04/2024

Pirataria: ação da Anatel bloqueia 80% de aparelhos de TV Box

Agência estima que há sete milhões de aparelhos piratas em uso no Brasil, que fazem transmissão ilegal do sinal das operadoras de TV a cabo.

Nesta quinta-feira (26), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma operação que resultou no bloqueio de cerca de 80% dos aparelhos de TV Box, que transmitem de forma ilegal o sinal de TV de operadoras de TV por assinatura. Desde que deu início a luta de combate à piratária em fevereiro deste ano, esta foi a maior ação nesse sentido.

O órgão estima que há sete milhões de aparelhos piratas em uso no Brasil, responsáveis pela transmissão ilegal do sinal das operadoras de TV a cabo. De fevereiro até o momento, foram bloqueados mais de três mil servidores que habilitavam de forma ilegal o funcionamento das TV Box.

O trabalho da Anatel contra a prática é constante, pois segundo a Anatel, os sistemas ilegais são atualizados constantemente, de modo a burlar o bloqueio e manter a transmissão ativa.

Além de ser uma prática criminosa, o uso de aparelhos para transmissão ilegal de conteúdo da TV por assinatura também coloca em xeque a segurança daqueles que usam esses equiapmentos, uma vez que podem roubar dados do usuários, assim como já foi constatado pela Anatel.

Moisés Moreira, coordenador do combate à pirataria na Anatel, explica que “Essa caixinha vai estar conectada na internet de sua residência. Se você estiver com seu celular no Wi-Fi de sua casa, acessando os dados da sua conta bancária, por exemplo, ele [aparelho] pode roubar sua senha, seus dados pessoais e isso é um alto risco para o usuário também. Ele [usuário] tem que ter essa consciência de que está pegando um serviço mais barato, mas é um serviço pirata, que traz grandes riscos às redes no nosso País e a ele próprio”.

Laboratório Antipirataria

No mês passado, a Anatel inaugurou um laboratório que é fundamental no combate à pirataria, uma vez que nesses espaços, técnicos conseguem mapear aparelhos de TV Box irregulares e bloquear a transmissão, além de analisar 100 servidores ao mesmo tempo. Tudo o que eles captam é transmitido em 12 telões, podendo ter o sinal quebrado e interrompido pelos profissionais.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários