20/04/2024

Ligga vai ativar sinal 5G no Distrito Industrial I, zona franca de Manaus

De acordo com a empresa, serão instaladas 20 estações radiobase (ERBs) em postes de iluminação, cobrindo cerca de 400 companhias.

A Ligga (antiga Copel Telecom), anunciou que em novembro vai começar a ativação do sinal 5G na zona franca de Manaus, um dos principais polos industriais do país. Entretanto, a rede será de uso exclusivo de empresas do Distrito Industrial I. Para isso, a operadora pretende instalar 20 estações radiobase (ERBs) em postes de iluminação, cobrindo cerca de 400 companhias.

De acordo com a empresa, a tecnologia usada será a FWA (Fixed Wireless Access), que significa acesso fixo sem fio, na sigla em inglês. O sinal do 5G será irradiado a partir das ERBs instaladas nos postes de energia, e funcionará de modo semelhante a um modem de WiFi.

Segundo o diretor comercial da Ligga, Ricardo Montanher, a operadora já está em negociação dos primeiros contratos com as indústrias locais. “É um negócio de extrema importância. Primeiro por estarmos indo para uma região nova e com uma grande concentração de indústrias. Em segundo, pela expansão de uma tecnologia disruptiva, que é o 5G“, diz.

Devido a sua alta velocidade, baixa latência e capacidade de conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, o 5G será de grande importância na automação dentro das fábricas, assim como em atividades de outros setores, como logística, agronegócio e infraestrutura.

Há cerca de um ano que a cidade de Manaus já conta com o sinal 5G ativado pelas operadoras TIM, Vivo e Claro, mas com foco na prestação do serviço para o uso da população. O diferente da Ligga é que sua rede é a FWA exclusiva, o que aumenta a segurança para empresas e diminui o risco de intermitência no sinal.

A empresa arrematou o lote do 3,5 GHz para atuar prioritariamente no segmento corporativo em São Paulo, Paraná e Região Norte. A iniciante no Distrito Industrial I conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários