24/04/2024

Adeus Google? Apple Maps quer ampliar presença no Brasil

Apple deseja ampliar seu mercado de atuação do Maps aumentando sua possibilidade de uso no território brasileiro,

A Apple anunciou recentemente o início de um projeto para aprimorar o Apple Maps no Brasil, expandindo sua oferta de recursos. Essa iniciativa envolve a utilização de veículos equipados para capturar imagens em 360 graus, de forma semelhante ao que o Google tem feito há muitos anos com o Street View, mapeando virtualmente quase todas as ruas, mesmo as menos conhecidas, nas principais cidades.

Apple Maps

Com esse desenvolvimento, o Apple Maps está se preparando para oferecer um serviço que rivalizará com o Street View no Brasil, embora isso possa levar alguns anos para ser completamente implementado. A empresa da maçã já deu início à captura das imagens em 360 graus para compor seu serviço no Brasil, e essas imagens estarão acessíveis a todos os usuários do Apple Maps.

Neste estágio inicial, a captura das imagens está sendo realizada por veículos equipados com câmeras especiais, bem como por dispositivos como iPhones e iPads. Ainda não foi divulgada uma data específica para a disponibilização desse recurso, mas ele já tem um nome por aqui: “Olhe ao Redor”.

Uma das funcionalidades mais interessantes dos serviços de mapas online é a capacidade de explorar não apenas as direções das ruas, mas também visualizar imagens aéreas do ambiente e até mesmo “passear” virtualmente pelas ruas como se estivesse lá pessoalmente. A Apple oferece essa funcionalidade em seu serviço de mapas, chamada de “Olhe ao Redor”, em 40 países ao redor do mundo. Agora, o Brasil está prestes a ser incluído nessa lista emocionante.

A notícia surgiu a partir de um alerta sobre a captura de imagens em 360 graus, feito por carros que percorrerão várias cidades brasileiras. De acordo com o cronograma divulgado, a primeira região a ser mapeada inclui locais no estado de São Paulo, durante o período de 3 de outubro deste ano a 7 de junho do próximo ano. Esse recurso oferece aos usuários a oportunidade de explorar visualmente as cidades brasileiras de uma maneira totalmente nova, proporcionando uma experiência imersiva e detalhada sem sair de casa.

Datas de capturas:

RegiãoCronograma
Região Centro-Oeste do Brasil23 de outubro de 2023 – 12 de julho de 2025
Região Nordeste do Brasil16 de julho de 2024 – 15 de agosto de 2025
Região Norte do Brasil23 de fevereiro de 2024 – 26 de dezembro de 2024
Região Sudeste do Brasil03 de outubro de 2023 – 03 de novembro de 2024
Região Sul do Brasil22 de março de 2025 – 08 de agosto de 2025

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários