18/04/2024

Anatel representa o Brasil em evento de telecomunicações na Suíça

Agência Nacional de Telecomunicações marcou presença no evento feito na Suíça para representar o Brasil no setor.

O 18º Simpósio Mundial de Indicadores de Telecomunicações/TIC (WTIS-23) da União Internacional de Telecomunicações (UIT) foi realizado em Genebra, Suíça, nos dias 3 e 4 de julho. Com a participação de cerca de 300 pessoas, o evento teve representantes do Brasil, incluindo a Comissão Brasileira de Comunicações (CBC4) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O simpósio teve como tema central “Avançando na Agenda de Medição para alcançar Conectividade Universal e Significativa“, abordando tendências, desafios e soluções colaborativas para melhorar a medição da conectividade digital em âmbito global.

Suíça

Durante o simpósio, especialistas discutiram a importância de ampliar o acesso à internet e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, além de abordar questões como inclusão digital e políticas públicas necessárias para garantir que todos possam desfrutar dos benefícios da era digital. Foram compartilhados conhecimentos e experiências sobre a medição da conectividade, visando identificar formas mais eficazes de monitorar e avaliar o progresso nesse campo. A colaboração entre países e organizações foi destacada como fundamental para impulsionar a conectividade universal e significativa em todo o mundo.

A Anatel também foi destaque nesta semana por estar presente na Filândia e também por outra pauta muito importante sobre a Oi. Confira mais detalhes sobre os dois assuntos, clicando nos termos em destaque.

O WTIS-23 reforçou a importância da conectividade universal, big data e IA nas estatísticas. Os tópicos abordados foram:

  • Utilização de big data e dados de telefonia móvel para informar políticas e inovação em estatísticas da sociedade da informação.
  • Discussão sobre ética e aplicações da IA nas estatísticas oficiais, com foco na melhoria da coleta, análise e disseminação de dados.
  • Compartilhamento dos resultados de grupos de especialistas em indicadores de telecomunicações/TIC e indicadores domésticos de TIC, destacando a importância de dados comparáveis internacionalmente para monitorar a disponibilidade, acesso, uso e acessibilidade de TIC e auxiliar na formulação de políticas inclusivas.

O evento ofereceu uma chance de informar a comunidade estatística de TIC sobre os progressos feitos no desenvolvimento de um Índice de Desenvolvimento de TIC. Além disso, foram apresentadas diversas ferramentas estatísticas da União Internacional de Telecomunicações (ITU), entre elas o ITU DataHub atualizado.

Durante o Simpósio, foram feitos dois novos anúncios importantes:

  1. Lançamento do Painel para Conectividade Universal e Significativa: Este painel faz parte do projeto ITU-UE sobre promoção e medição de conectividade universal e significativa, financiado pela União Europeia. O painel utiliza visualizações e tabelas simples para permitir o acompanhamento do progresso dos países em relação às Metas de Conectividade Universal e Significativa (UMC) e também para comparar o desempenho entre os países. O painel foi lançado como uma versão beta e continuará sendo desenvolvido nos próximos anos.
  2. Nova colaboração entre a UIT e o Banco Mundial: A ITU (União Internacional de Telecomunicações) e o Grupo de Dados de Desenvolvimento do Banco Mundial anunciaram uma parceria. Essa colaboração tem como objetivo desenvolver capacidades locais, como ciência de dados, engenharia de dados, privacidade por design e fortalecimento institucional. O objetivo é utilizar de forma responsável dados anônimos e agregados de telefones celulares para obter insights de políticas em 30 países até 2030. Essa colaboração faz parte do Global Data Facility (GDF), que é sediado pelo Banco Mundial.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários