27/04/2024

Com nova liberação, 1.610 cidades estão aptas a receber o 5G

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, com as novas liberações, a meta estabelecida para o 1º semestre de 2023 foi alcançada.

Com liberação para uso da faixa de 3,5 GHZ em mais 187 cidades de 21 estados brasileiros aprovada em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), o Brasil já tem 1.610 municípiosoonde a operadoras podem solicitar o licenciamento e ativação de estações 5G.

Ou seja, 30% dos municípios brasileiros já estão com a faixa de frequência limpa e aptas para a implementação do serviço. Com isso, todos os municípios que tinham previsão para ser liberados até o final de junho passam a ter o espectro disponível.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, com as novas liberações, a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada.

“Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro.

Até então, já foram contempladas todas as 27 capitais; 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas; e 1.103 cidades com mais de 200 mil habitantes e regiões metropolitanas. A área de cobertura disponível para instalação beneficia cerca de 141 milhões de brasileiros (66,4% da população do país).

Desse número, o estado de São Paulo tem o maior número de cidade liberadas, com om 49 municípios. Na sequência estão Minas Gerais (20), Pará (20), Paraná (13), Pernambuco (11), Ceará (11),Mato Grosso do Sul (10), Santa Catarina (8), Acre (7), Alagoas (6), Amazonas (6), Mato Grosso (6), Bahia (5), Paraíba (3), Piauí (3), Maranhão (2), Rio Grande do Sul (2), Tocantins (2), Sergipe (1), Roraima (1) e Rio de Janeiro (1).

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que as redes serão instaladas de imediato, pois a antecipação do serviço depende do planejamento individual de cada operadora.

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, a Anatel disponibiliza painel de dados com os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações.

A lista com os novos 187 municípios que tiveram a frequência liberada, você pode conferir nesta matéria.

ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários