23/04/2024

Apple lança atualização para corrigir falhas de segurança exploradas por hackers

Foram corrigidas três vulnerabilidades que estavam sendo exploradas por hackers; confira a lista de dispositivos afetados.

Qualquer smartphone está sujeito a ataques hackers quando a segurança do aparelho fica comprometida. Na semana passada, a Apple lançou uma série de atualizações para os sistemas operacionais iOs, do iPhone, e iPadOs para resolver falhas de segurança nos seus dispositivos que estavam sendo exploradas por hackers para a execução remota de códigos maliciosos.

Segundo a empresa, a atualização corrige três falhas encontradas nos sistemas operacionais da marca: CVE-2023-32434, CVE-2023-32435 e CVE-2023-32439. As duas primeiras foram denunciadas pela Kaspersky, enquanto a terceira foi denunciada por um pesquisador anônimo.

A falha de segurança CVE-2023-32434 se refere a um possível problema de execução de código arbitrário com privilégios de kernel, que atua como uma camada intermediária entre o hardware do dispositivo e os aplicativos em execução. Ele é responsável por controlar o acesso aos componentes e executar tarefas essenciais do sistema, como o acesso à memória. Segundo a Apple, essa vulnerabilidade pode ter sido explorada em versões anteriores ao iOS 15.7.

A vulnerabilidade CVE-2023-32439 está relacionada à WebKit, motor que executa o Safari, que também usa o processamento de conteúdos Web para executar códigos maliciosos. Segundo a empresa, essa vulnerabilidade pode ter sido ativamente explorada. O CVE-2023-32435 também processa conteúdos da Web para executar códigos maliciosos.

As falhas de segurança em iPhone e iPads foram usadas para hackear milhares de dispositivos na Rússia no início de junho, e segundo o Serviço Federal de Segurança da Rússia, a Agência de Segurança dos EUA é a responsável por esses ataques cibernéticos.

De acordo com a Apple, embora as vulnerabilidades pudessem ser exploradas em determinadas versão de IOs, foram realizadas atualizações em outros sistemas operacionais como iPadOS, macOS, wachOS e no navegador Safari.

Confira a lista dos dispositivos com atualizações disponíveis:

  • iPhone 8 e modelos posteriores, iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 3ª geração e posterior, iPad 5ª geração e posterior, iPad mini 5ª geração e posterior;
  • iPhone 6s (todos os modelos), iPhone 7 (todos os modelos), iPhone SE (1ª geração), iPad Air 2, iPad mini (4ª geração) e iPod touch (7ª geração);
  • Macs com os sistemas operacionais macOS Big Sur, Monterey e Ventura;
  • Apple Watch Series 4 e modelos posteriores, Apple Watch Series 3, Series 4, Series 5, Series 6, Series 7 e SE.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários