19/04/2024

Twitter impede busca para usuários sem login

Rede social de Elon Musk, o Twitter, vai passar por algumas atualizações nos próximos dias, que vai afetar até quem não tem conta por lá.

A partir desta semana, o Twitter implementou restrições na busca para usuários que não estão logados na plataforma. Ao acessar a página do Twitter em um navegador web sem fazer login, é possível visualizar alguns tweets sugeridos, porém, a opção de busca não estará mais disponível.

Para realizar pesquisas na plataforma, será necessário fazer login em uma conta no Twitter. O mesmo se aplica quando alguém compartilha um link com resultados de busca na rede social.

Entenda melhor essa nova atualização do Twitter

O Twitter restringiu o acesso gratuito à sua API, o que afetou pesquisadores acadêmicos que antes conseguiam facilmente baixar grandes quantidades de tweets para fins de estudo. Como resultado, solicitar acesso a grandes quantidades de tweets agora custa no mínimo US$ 100 por mês. 

Essas mudanças foram criticadas por usuários que argumentam que elas limitam o acesso à informação para aqueles que não têm contas no Twitter ou não têm recursos financeiros para pagar pela API. 

A rede social justifica as mudanças como uma medida de combate à disseminação de notícias falsas e ao uso indevido de informações coletadas na plataforma. Essa mudança não é surpreendente, considerando que o Twitter já havia restringido o acesso gratuito à sua API.

Essa alteração no Twitter representa uma grande perda para pesquisadores e jornalistas que dependem da plataforma para obter informações em tempo real. Isso cria uma barreira financeira que pode dificultar o acesso a informações importantes, e representa uma perda significativa de uma fonte valiosa de dados. 

Outra atualização: os “stories” do Twitter podem voltar

Recentemente, Elon Musk, CEO da empresa, tuitou que o Twitter poderia trazer de volta a função Fleets, que foi descontinuada em agosto de 2021. Fleets permitia que os usuários tweetassem conteúdo que desaparecia após 24 horas, semelhante às funções de histórias no Snapchat e Instagram, e o status no WhatsApp. 

No entanto, Musk afirmou que a função não seria trazida de volta da mesma maneira que anteriormente. Um usuário do Twitter mencionou o retorno inevitável de plataformas descontinuadas, como o Vine e o Periscope, e perguntou sobre o retorno de Fleets, ao que Musk respondeu de forma enigmática.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários