23/04/2024

Mais de 30 sites de anime foram fechados por pirataria

Conteúdos de anime eram distribuídos sem autorização devida e por isso os sites eram considerados piratas e foram fechados.

Na semana passada, a Content Overseas Distribution Association (Coda) anunciou que, no Brasil, 36 sites piratas que realizavam a distribuição ilegal de conteúdos de anime foram encerrados com a ajuda da Polícia Civil na chamada “Operação Animes”. Como resultado, 31 sites foram fechados e outros cinco desistiram de continuar operando. 

anime

A Coda divulgou um relatório no qual indicou que sites como Goyabu.com e Animeyabu.com foram desativados por distribuírem animes legendados de maneira ilegal, sem autorização dos detentores dos direitos. 

Além disso, outros portais, como Animes Vision, BetterAnimes e similares, também suspenderam suas atividades no Brasil. Após a intervenção das autoridades brasileiras, todos os usuários que tentarem acessar os sites que foram desativados na Operação Animes verão uma mensagem informando que o site foi fechado por violações de direitos autorais.

A Coda apresentou queixas criminais contra sites piratas japoneses que operam no exterior, como o “Anitube” no Brasil e o “B9GOOD” na China. No entanto, desta vez a organização está focando em sites que visam espectadores brasileiros. É a primeira vez que a Coda apresenta queixas criminais contra um site pirata destinado a um público estrangeiro.

Sites piratas tiveram uma taxa alta de audiência nos últimos meses

A Coda revelou números preocupantes sobre a indústria de animes, com uma média de 83 milhões de visitas mensais em sites piratas nos últimos três meses. Essa prática resulta em perdas financeiras significativas. 

Por outro lado, existem alguns fatos positivos em meio a essa pauta. Há um aumento no interesse em sites legítimos, como o Crunchyroll, o que pode ajudar a combater a pirataria. Porém, encontrar sites piratas é um desafio para a associação, pois muitos estão escondidos fora do Japão e bloqueiam endereços IP para evitar detecção por detentores de direitos autorais. Além disso, outro ponto que agrega problemas é a barreira linguística também dificulta a organização, uma vez que muitos desses sites operam em português.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários