26/04/2024

Huawei superou conflitos com EUA por conta dos sistemas ERP

Após dias de problemas internacionais entre a Huawei e os Estados Unidos, a companhia conseguiu superar as dificuldades.

A Huawei conseguiu superar a decisão de bloqueio em sistemas ERP nos Estados Unidos. A companhia comunicou nesta quinta-feira, 20, a substituição de seu antigo sistema por seu próprio software, o MetaERP, conferindo à empresa total controle sobre suas operações empresariais.

Huawei

O anúncio foi feito na Cerimônia de Premiação MetaERP, que homenageou profissionais e equipes envolvidas no projeto. O evento ocorreu na sede da empresa, em Dongguan, China.

Mais detalhes sobre a crise Huawei x Meta

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um conjunto de ferramentas computacionais usadas para gerenciar negócios e apoiar operações corporativas. Na Huawei, ele está interligado em 170 países e regiões ao redor do mundo onde a empresa tem presença.

Em 2019, após a imposição de sanções pelos Estados Unidos, a Huawei optou por desenvolver o MetaERP para substituir seu antigo sistema, que dependia de tecnologia de empresas ocidentais.

Nos últimos três anos, milhares de pessoas foram designadas pela empresa para trabalhar em um projeto importante, com investimentos significativos e colaboração de parceiros do setor e do ecossistema. O MetaERP foi desenvolvido diretamente na nuvem para suportar grande escala.

Atualmente, o sistema é responsável por 100% dos cenários de negócios e 80% do volume de negócios da Huawei. A empresa testou o sistema mensalmente, trimestralmente e anualmente, e garante que ele não apresentou falhas, atrasos ou necessidade de ajustes contábeis.

Tao Jingwen, Presidente do Departamento de Qualidade, Processos de Negócios e Gerenciamento de TI e membro do Conselho da Huawei, afirmou: 

“Há mais de três anos, fomos desconectados do nosso antigo sistema ERP e outros sistemas centrais de operação e gerenciamento. Desde então, não apenas conseguimos construir o nosso MetaERP, como também fomos capazes de gerenciar a transição e comprovar suas capacidades. Hoje, estamos orgulhosos de anunciar que superamos esse desafio. Sobrevivemos!”.

Funcionamento do MetaERP

O controle total do MetaERP é da Huawei, que construiu o sistema utilizando outros sistemas próprios, como EulerOS e GaussDB, além de trabalhar com parceiros para incorporar tecnologias avançadas, como arquitetura nativa da nuvem, arquitetura multi-locatária de metadados e inteligência artificial em tempo real. Isso aprimorou a eficiência do serviço e a qualidade operacional do sistema.

O projeto do MetaERP teve como princípios a construção de uma arquitetura simples com a melhor qualidade possível, oferecendo a melhor experiência e com os menores custos. A Huawei continuará trabalhando com parceiros em diversas áreas, como ERP e PLM, para construir sistemas corporativos centrais mais eficientes e seguros, que não estejam sujeitos a sanções.

Sabrina Meng, presidente rotativa e CFO da Huawei, afirmou que: 

“Os avanços tecnológicos exigem habilidade e anos de experiência, além de uma mente aberta para impulsionar o desenvolvimento. A inovação só é possível com a colaboração de parceiros e colaboradores, e prosperar só é possível quando trabalhamos juntos”. 

A construção do MetaERP só foi possível com o apoio de todos os envolvidos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários