20/04/2024

Google pode ser substituído como buscador padrão da Samsung

Embora não esteja claro por qual motivo, rumores apontam que a inteligência artificial do ChatGPT no navegador da Microsoft pode ser a causa.

De acordo com o The New York Times, a Samsung estuda substituir os navegadores do Google pelo Bing, da Microsoft, como mecanismo de busca padrão. Segundo a publicação do portal americano, que teve acesso a mensagens internas, os funcionários da empresa ficaram chocados quando souberam da notícia mês passado.

A reação do Google à ameaça da Samsung foi de pânico, segundo o jornal, uma vez que estão em jogo US$ 3 bilhões em receitas devido ao contrato com a Samsung. Além disso, outros US$ 20 bilhões estão vinculados a um contrato com a Apple, que será renovado neste ano.

Conforme as informações, o Bing passou a ser uma alternativa interessante de busca após ter adicionado a inteligência artificial do ChatGPT, embora não esteja claro se realmente esse é o principal motivo da Samsung querer substituir o navegador, mas é a suposição que corre dentro do Google.

O Google é dominante no mercado de buscadores, sendo que a Samsung fabrica centenas de milhões de smartphones com o software Android, que é o buscador, todos os anos.

Nos documentos analisados pelo The Times, a bigtech está atualizando a já existente com recursos de IA, além de estar trabalhando em construir um novo mecanismo de busca com tecnologia. Batizada de Projeto Magi, a nova ferramenta está sendo criada por designers, engenheiros e executivos para ajustar e testar as versões mais recentes.

Esse novo mecanismo ofereceria aos usuários uma experiência muito mais personalizada do que o serviço atual da empresa, tentando antecipar as necessidades dos usuários. Entretanto, não há informações se essas novidades serão realmente lançadas.

O Google está enfrentando uma corrida contra o tempo, especialmente contra o ChatGPT, desde que a OpenAI demonstrou a tecnologia em novembro de 2022, sendo que uma semana depois, criou uma força-tarefa para começar a construir produtos de IA.

Posicionamento das empresas

Um porta-voz do Google se ateu a dizer que a companhia estava melhorando continuamente seu mecanismo de busca para dar aos parceiros mais motivos para escolher a empresa. Entretanto, ambas se recusaram a comentar o assunto.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários