05/04/2024

Anatel homologa modem 5G que poderá ser usado pela Vivo

Dispositivo é compatível somente com as tecnologias 4G e 5G, incluindo o padrão standalone da nova rede na frequência de 3,5 GHz.

Com a chegada do 5G, não serão somente os smartphones que terão toda a atenção da tecnologia no mercado. Os serviços para residência também será uma preocupação das empresas de telecomunicações. Pelo menos é algo que podemos observar com a homologação de dispositivos (modem 5G) para a casa.

É o caso do modem 5G com roteador integrado e Wi-Fi que foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e provavelmente será usado pela Vivo. O Askey RTL6310VW-D112 recebeu a autorização da agência para ser comercializado no mercado brasileiro no mês de março. De acordo com o certificado de conformidade técnica, o produto é fabricado em Taiwan.

Os vestígios de que será usado pela operadora é que, segundo as fotos externas anexadas, o produto é personalizado com logotipo da O2, uma operadora europeia que é subsidiária da espanhola Telefónica, assim como a Vivo. Nos manuais em português há menções para a operadora brasileira no nome da rede Wi-Fi.

O modem 5G é compatível com as tecnologias 4G e 5G, incluindo o padrão 5G Standalone na frequência de 3,5 GHz. A rede ainda pode ser compartilhada via Wi-Fi 6 ou cabo de rede uma vez que tem duas portas LAN e uma porta WAN, permitindo assim ligar a outra conexão fixa existente. Além disso, ainda tem uma porta RJ-11, que pode ser usada com aparelho de telefone fixo.

A Askey não é uma marca muito conhecida pelos usuários finais, mas é conhecida pelo grupo Telefônica, uma vez que é responsável por vários roteadores utilizados pela Vivo Fibra.

Outros modems 5G

A Anatel também já homologou outros dispositivos do tipo: dois para a Claro, das fabricantes ZTE e Technicolor, além do modem Intelbras GX3000, equipado com chip Qualcomm 5DX62 e suporte a Wi-Fi Mesh.

Embora não estejam disponíveis pelas operadoras, a homologação dos equipamentos mostra que as empresas estão empenhadas nas multiplicidades de serviços que podem oferecer por meio do 5G, que ainda está engatinhando no país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários